Aprenda passo a passo de como fazer!
Introdução
Vi
recentes sistemas e tutoriais mal explicados dizendo como fazer
sistemas de Puzzle, um a um. Um tópico ao meu ver é necessário apenas.
Então, fiz este explicando os mais usados!
Sem
dúvidas, os mais utilizados. No projeto inicial(Os quatro a cavaleiros)
do RMVX contém esses eventos, que podem ser de grande ajuda aos Makers,
mas aos que não entenderam como funciona, é simples:
Crie seu
evento(Pedra, Bola, o que será empurrado) E coloque para ele se mover
fugindo do Herói, você pode achar esse comando em:
Comandos de Eventos >> Segunda ABA >> Quinta opção >> Fugir do Herói.
Teste seu projeto, e Uhuu, ao apertar ENTER na pedra, ela vai pra frente! Fim de seu pesadelo!
Esse
será um pouco mais complicado que os demais. Nesse sistema, você só
poderá passar se quabrar o obstáculo, usaremos Swicth Locais! Então, é
bom que tenha o básico sobre isso. Precisaremos de um evento com três
folhas. A primeira folha vai conter o gráfico completo do obstáculo, a
segunda, o obstáculo estará um pouco quebrado e na terceira nem vai mais
existir.
Na primeira folha, vai haver um evento que ative a
switch local A, assim, quando chegarmos perto do obstáculo e apertarmos
ENTER o objeto irá passar para a segunda folha(Condicionada a Switch
Local A):
(clique para mostrar/esconder)
Agora
passaremos a segunda folha, ela vai ter o gráfico do obstáculo
quebrado, porém, ainda é um obstáculo! Essa folha deve ser condicionada a
Switch local A e deve ativar a Switch Local B, onde o obstáculo estará
totalmente quebrado:
(clique para mostrar/esconder)
Agora
iremos passar a terceira folha, onde não haverá mais obstáculo, logo,
será um evento sem gráfico, sem conteúdo e condicionado a Switch Local
B:
(clique para mostrar/esconder)
Pronto, agora aprendeu a fazer um sistema prático e rápido de se quebrar!
Outro sistema muito útil é os de Alavancas, Temos umas grades no meio do caminho e elas serão liberados com alavancas.
*Alavanca seria a tradução correta de Switch.
Esseserá mais complicado que os demais, vai requerer paciência e atenção.
Vamos usar um evento com duas folhas e Um evento com três folhas.
Crie seu primeiro evento, ele será uma alavanca, essa alavanca irá ativar a Switch 0001(Usaremos ela como condições na grade):
(clique para mostrar/esconder)
Agora
crie uma nova folha nesse mesmo evento, com a alavanca do outro lado,
representará que você puxou ela, e se puxar de novo, as grades se
fecharão de novo, então desligue também a Switch 0001:
Use o Parar Evento para não bugar.
(clique para mostrar/esconder)
Agora
iremos criar as grades que serão ativadas ou desativadas conforme nossa
alavanca, elas serão manuseadas através da Switch 0001, crie um evento
com três folhas, a primeira deve ser uma grade simples e normal, a
segunda folha deve conter o gráfico da Grade abrindo, use opções de
"Esperar" para deixar mais interativo, não esqueça de ativar a switch
local A para dar continuidade a animação:
(clique para mostrar/esconder)
Agora vamos a terceira folha, ela deve conter o último gráfico da grade, não terá eventos, não esqueça de marcar a prioridade abaixo do herói!
(clique para mostrar/esconder)
Agora se você apertar na sua alavanca as grades irão abrir, se apertar novamente, irão fechar.
Demostração
A demostração tem todos os Puzzles desse tutorial, bom para estudos.
Créditos
Tutorial feito por Nandik.
Logo feita por B. Loder.
NÃO poste em outro locais sem minha autorização