Fórum iBlue
Mundo Puzzle - Aprenda a fazer! Buddy_Group

Bem Vindos ao iBlue GAMES!

Registre-se para obter acesso especial em todo conteúdo presente no Fórum!
Tenha um bom uso do nosso fórum, e seja ativo!





Fórum iBlue
Mundo Puzzle - Aprenda a fazer! Buddy_Group

Bem Vindos ao iBlue GAMES!

Registre-se para obter acesso especial em todo conteúdo presente no Fórum!
Tenha um bom uso do nosso fórum, e seja ativo!





Somos ÚNICOS, somos o SEU fórum


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

T-Lord

1Mundo Puzzle - Aprenda a fazer! Empty Mundo Puzzle - Aprenda a fazer! Dom 30 Dez 2012 - 14:27

T-Lord
Administrador
Mundo Puzzle - Aprenda a fazer! Qeepn
Aprenda passo a passo de como fazer!
Introdução

Vi
recentes sistemas e tutoriais mal explicados dizendo como fazer
sistemas de Puzzle, um a um. Um tópico ao meu ver é necessário apenas.
Então, fiz este explicando os mais usados!

Mundo Puzzle - Aprenda a fazer! ZOa4Z

Sem
dúvidas, os mais utilizados. No projeto inicial(Os quatro a cavaleiros)
do RMVX contém esses eventos, que podem ser de grande ajuda aos Makers,
mas aos que não entenderam como funciona, é simples:

Crie seu
evento(Pedra, Bola, o que será empurrado) E coloque para ele se mover
fugindo do Herói, você pode achar esse comando em:

Comandos de Eventos >> Segunda ABA >> Quinta opção >> Fugir do Herói.

Teste seu projeto, e Uhuu, ao apertar ENTER na pedra, ela vai pra frente! Fim de seu pesadelo!

Mundo Puzzle - Aprenda a fazer! UDQbQ
Esse
será um pouco mais complicado que os demais. Nesse sistema, você só
poderá passar se quabrar o obstáculo, usaremos Swicth Locais! Então, é
bom que tenha o básico sobre isso. Precisaremos de um evento com três
folhas. A primeira folha vai conter o gráfico completo do obstáculo, a
segunda, o obstáculo estará um pouco quebrado e na terceira nem vai mais
existir.

Na primeira folha, vai haver um evento que ative a
switch local A, assim, quando chegarmos perto do obstáculo e apertarmos
ENTER o objeto irá passar para a segunda folha(Condicionada a Switch
Local A):


(clique para mostrar/esconder)
Mundo Puzzle - Aprenda a fazer! U52ZsAgora
passaremos a segunda folha, ela vai ter o gráfico do obstáculo
quebrado, porém, ainda é um obstáculo! Essa folha deve ser condicionada a
Switch local A e deve ativar a Switch Local B, onde o obstáculo estará
totalmente quebrado:


(clique para mostrar/esconder)
Mundo Puzzle - Aprenda a fazer! 4ZW6fAgora
iremos passar a terceira folha, onde não haverá mais obstáculo, logo,
será um evento sem gráfico, sem conteúdo e condicionado a Switch Local
B:


(clique para mostrar/esconder)
Mundo Puzzle - Aprenda a fazer! 5zCfLPronto, agora aprendeu a fazer um sistema prático e rápido de se quebrar!

Mundo Puzzle - Aprenda a fazer! Qq0d8
Outro sistema muito útil é os de Alavancas, Temos umas grades no meio do caminho e elas serão liberados com alavancas.
*Alavanca seria a tradução correta de Switch.
Esse
será mais complicado que os demais, vai requerer paciência e atenção.
Vamos usar um evento com duas folhas e Um evento com três folhas.

Crie seu primeiro evento, ele será uma alavanca, essa alavanca irá ativar a Switch 0001(Usaremos ela como condições na grade):


(clique para mostrar/esconder)
Mundo Puzzle - Aprenda a fazer! H9blS
Agora
crie uma nova folha nesse mesmo evento, com a alavanca do outro lado,
representará que você puxou ela, e se puxar de novo, as grades se
fecharão de novo, então desligue também a Switch 0001:

Use o Parar Evento para não bugar.

(clique para mostrar/esconder)
Mundo Puzzle - Aprenda a fazer! 8Zm2M
Agora
iremos criar as grades que serão ativadas ou desativadas conforme nossa
alavanca, elas serão manuseadas através da Switch 0001, crie um evento
com três folhas, a primeira deve ser uma grade simples e normal, a
segunda folha deve conter o gráfico da Grade abrindo, use opções de
"Esperar" para deixar mais interativo, não esqueça de ativar a switch
local A para dar continuidade a animação:


(clique para mostrar/esconder)
Mundo Puzzle - Aprenda a fazer! XPG0q
Agora vamos a terceira folha, ela deve conter o último gráfico da grade, não terá eventos, não esqueça de marcar a prioridade abaixo do herói!


(clique para mostrar/esconder)
Mundo Puzzle - Aprenda a fazer! Qutac
Agora se você apertar na sua alavanca as grades irão abrir, se apertar novamente, irão fechar.

Demostração
A demostração tem todos os Puzzles desse tutorial, bom para estudos.

Créditos
Tutorial feito por Nandik.
Logo feita por B. Loder.
NÃO poste em outro locais sem minha autorização

http://www.zonetoony.net/

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos