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T-Lord

1Dragon Scene Title Empty Dragon Scene Title Dom 13 Jan 2013 - 17:01

T-Lord
Administrador
Bem galera... um domingo inteiro sem minha amada rainha...
comecei a ficar louco da cabeça... tão louco a ponto de conseguir
scriptar algo...

Ah, e o script pode não ter um desempenho tão bom, por ser meu primeiro...



Dragon Scene Title
por King Gerar
Descrição: É um script, que assim como o sistema por eventos que já
foi previamente feito, permite o uso de uma Scene Title a partir do uso de
imagens e adiciona a função "Press Start" e "Loading".

Lag: Mínimo ou imperceptível
Compatibilidade: Deve ser incompatível com outro script que altere a Scene Title.


Dragon Scene Title Dragonscenetitlescreen
Requerimentos:

  • Como
    a Scene Title é feita por imagens, são necessárias 8 imagens. Caso
    modifique, conserve os tamanhos e padrões para bom visual.

    Modelo das imagens

Script:
Código:
#===============================================================================
# Dragon Scene Title
# Autor: King Gerar
#-------------------------------------------------------------------------------
# Tela de título (Scene_Title) modificada, com a função "Press Start" e uma
# barrinha de "Loading". Todas as animações são compostas por imagens, portanto
# fique atento.
#===============================================================================
# O módulo Title_Images guarda as imagens que serão usadas no Scene Title.
# Essas imagens devem estar na pasta Graphics/System de seu projeto.
#===============================================================================

module Title_Images
  TitleBackground = "Title-Background"
  TitleName = "Title-NameTitle"
  TitlePressStart = "Title-PressStart"
  TitleNewGame = "Title-NewGame"
  TitleContinue = "Title-Continue"
  TitleQuit = "Title-Quit"
  TitleLoadingBorder = "Title-LoadGameBox"
  TitleLoadingBar = "Title-LoadBar"
end

#===============================================================================
# Modificações erradas abaixo pode provocar o mal ou o não funcionamento do
# script.
#===============================================================================

class Scene_Title < Scene_Base
include Title_Images
  #-----------------------------------------------------------------------------
  # Criação do Background.
  #-----------------------------------------------------------------------------
  def create_background
    @background = Sprite.new
    @background.bitmap = Cache.system(TitleBackground)
    center_sprite(@background)
    @background.z = 1
  end
 
  def dispose_background
    @background.bitmap.dispose
    @background.dispose
  end
  #-----------------------------------------------------------------------------
  # Criação das imagens de Press Start.
  #-----------------------------------------------------------------------------
  def create_press_start
    @press_start = Sprite.new
    @press_start.bitmap = Cache.system(TitlePressStart)
    center_sprite(@press_start)
    @press_start.z = 100
    @press_start2 = Sprite.new
    @press_start2.bitmap = Cache.system(TitlePressStart)
    center_sprite(@press_start2)
    @press_start2.z = 101
    @press_start2.visible = false
  end
 
  def dispose_press_start
    @press_start.bitmap.dispose
    @press_start.dispose
  end
 
  def dispose_press_start2
    @press_start2.bitmap.dispose
    @press_start2.dispose
  end
  #-----------------------------------------------------------------------------
  # Criação da imagem do Nome/Logo.
  #-----------------------------------------------------------------------------
  def create_name_project
    @name_project = Sprite.new
    @name_project.bitmap = Cache.system(TitleName)
    center_sprite(@name_project)
    @name_project.opacity = 0
    @name_project.z = 200
  end
   
  def dispose_name_project
    @name_project.bitmap.dispose
    @name_project.dispose
  end
  #-----------------------------------------------------------------------------
  # Criação da imagem das Opções.
  #-----------------------------------------------------------------------------
  def create_options_img
    @options_img = Sprite.new
    @options_img2 = Sprite.new
    if continue_enabled
      @options_img.bitmap = Cache.system(TitleContinue)
      @options_img2.bitmap = Cache.system(TitleContinue)
    else
      @options_img.bitmap = Cache.system(TitleNewGame)
      @options_img2.bitmap = Cache.system(TitleNewGame)
    end
    @options_img.x += 125
    @options_img.y = 0
    @options_img.opacity = 0
    @options_img.z = 250
    @options_img2.x -= 125
    @options_img2.y = 0
    @options_img2.opacity = 0
    @options_img2.z = 251
  end
 
  def dispose_options_img
    @options_img.bitmap.dispose
    @options_img.dispose
  end
 
  def dispose_options_img2
    @options_img2.bitmap.dispose
    @options_img2.dispose
  end
  #-----------------------------------------------------------------------------
  # Barra de Loading.
  #-----------------------------------------------------------------------------
  def create_loading_box
    @loading_box = Sprite.new
    @loading_box.bitmap = Cache.system(TitleLoadingBorder)
    center_sprite(@loading_box)
    @loading_box.opacity = 0
    @loading_box.z = 200
  end
 
  def create_loading_bar
    @loading_bar = Sprite.new
    @loading_bar.bitmap = Cache.system(TitleLoadingBar)
    @loading_bar.opacity = 0
    @loading_bar.x = 24
    @loading_bar.y = 361
    @loading_bar.zoom_x = 0.00
    @size_bar1 = 0.00
    @size_bar2 = 200.00
    @size_bar_final = 0.00
    @loading_bar.z = 100
  end
 
  def dispose_loading_box
    @loading_box.bitmap.dispose
    @loading_box.dispose
  end
 
  def dispose_loading_bar
    @loading_bar.bitmap.dispose
    @loading_bar.dispose
  end
  #-----------------------------------------------------------------------------
  # Inicialização do processo da Scene Title.
  #-----------------------------------------------------------------------------
  def start
    super
    @press_button = false
    @press_button_move = false
    @eneabled_options = false
    @show_name_project = false
    @change_options = false
    @loading = false
    SceneManager.clear
    Graphics.freeze
    create_background
    create_press_start
    create_name_project
    create_options_img
    create_loading_box
    create_loading_bar
    create_command_window
    play_title_music
  end
 
  def update
    super
    @press_start.visible = false if Graphics.frame_count % 18 == 0 && @press_button == false
    @press_start.visible = true if Graphics.frame_count % 36 == 0 && @press_button == false
    if @press_button == false
      if Input.trigger?(:C)
        Sound.play_ok
        @press_button = true
        @press_button_move = true
        @press_start2.visible = true
        @press_start2.opacity = 255
      end
    end
    if @press_button_move == true
      if @press_start.x <= 400
        @press_start.x += 4
        @press_start.opacity -= 15
        @press_start2.x -= 4
        @press_start2.opacity -= 15
      else
        @press_start.visible = false
        @press_start2.visible = false
        @press_button_move = false
        @show_name_project = true
      end
    end
    if @show_name_project == true
      if @name_project.opacity < 255
        @name_project.opacity += 5
      else
        @eneabled_options = true
        @show_name_project = false
      end
    end
    if @eneabled_options == true
      if @options_img.x >= 0
        @options_img.x -= 5
        @options_img.opacity += 10
        @options_img2.x += 5
        @options_img2.opacity += 10
      else
        @options_img.x = 0
        @options_img2.visible = false
        @command_window.visible = true
        @command_window.activate
        @change_options = true
        @eneabled_options = false
      end
    end
    if @change_options == true
      if @command_window.index == 0
        @options_img.bitmap = Cache.system(TitleNewGame)
      end
      if @command_window.index == 1
        @options_img.bitmap = Cache.system(TitleContinue)
      end
      if @command_window.index == 2
        @options_img.bitmap = Cache.system(TitleQuit)
      end
    end
    if @loading == true
      if @name_project.opacity > 0
        @name_project.opacity -= 5
        @options_img.opacity -= 5
      else
        if @loading_box.opacity < 255
          @loading_box.opacity += 15
        else
          @loading_bar.opacity = 255
          if @size_bar_final <= 1.00
            @size_bar1 += 1.00
            @size_bar_final = @size_bar1 / @size_bar2
            @loading_bar.zoom_x = @size_bar_final
          else
            DataManager.setup_new_game
            fadeout_all
            $game_map.autoplay
            SceneManager.goto(Scene_Map)
          end
        end
      end
    end
  end
  #-----------------------------------------------------------------------------
  # Aquisição da velocidade de transição
  #-----------------------------------------------------------------------------
  def transition_speed
    return 60
  end
  #-----------------------------------------------------------------------------
  # Finalização do processo
  #-----------------------------------------------------------------------------
  def terminate
    super
    SceneManager.snapshot_for_background
    dispose_background
    dispose_press_start
    dispose_press_start2
    dispose_name_project
    dispose_options_img
    dispose_options_img2
    dispose_loading_box
    dispose_loading_bar
  end
  #-----------------------------------------------------------------------------
  # Movimento do sprite para o meio da tela
  #  sprite : sprite a ser movido
  #-----------------------------------------------------------------------------
  def center_sprite(sprite)
    sprite.ox = sprite.bitmap.width / 2
    sprite.oy = sprite.bitmap.height / 2
    sprite.x = Graphics.width / 2
    sprite.y = Graphics.height / 2
  end
  #-----------------------------------------------------------------------------
  # Criação da janela de comando
  #-----------------------------------------------------------------------------
  def create_command_window
    @command_window = Window_TitleCommand.new
    @command_window.set_handler(:new_game, method(:command_new_game))
    @command_window.set_handler(:continue, method(:command_continue))
    @command_window.set_handler(:shutdown, method(:command_shutdown))
    @command_window.deactivate
    @command_window.opacity = 0
    @command_window.contents_opacity = 0
    @command_window.visible = false
  end
  #-----------------------------------------------------------------------------
  # Fechamento da janela de comando
  #-----------------------------------------------------------------------------
  def close_command_window
    @command_window.close
    update until @command_window.close?
  end
  #-----------------------------------------------------------------------------
  # Comando [Novo Jogo]
  #-----------------------------------------------------------------------------
  def command_new_game
    @loading = true
    close_command_window
#    DataManager.setup_new_game
#    fadeout_all
#    $game_map.autoplay
#    SceneManager.goto(Scene_Map)
  end
  #-----------------------------------------------------------------------------
  # Comando [Continuar]
  #-----------------------------------------------------------------------------
  def command_continue
    close_command_window
    SceneManager.call(Scene_Load)
  end
  #-----------------------------------------------------------------------------
  # Comando [Sair]
  #-----------------------------------------------------------------------------
  def command_shutdown
    close_command_window
    fadeout_all
    SceneManager.exit
  end
  #-----------------------------------------------------------------------------
  # Executar música de título
  #-----------------------------------------------------------------------------
  def play_title_music
    $data_system.title_bgm.play
    RPG::BGS.stop
    RPG::ME.stop
  end
  #-----------------------------------------------------------------------------
  # Aquisição do estado de habilitação de continuação
  #-----------------------------------------------------------------------------
  def continue_enabled
    DataManager.save_file_exists?
  end
end

Engines: Somente Ace.

Créditos:

  • King Gerar por criar o script.
  • Victor Gomez/Misugami e Raizen por me ajudarem sempre com scripts.

http://www.zonetoony.net/
-shansk

2Dragon Scene Title Empty Re: Dragon Scene Title Qua 16 Jan 2013 - 9:06

-shansk
Membro
Obg por compartilhar!

juan™

3Dragon Scene Title Empty Re: Dragon Scene Title Qua 16 Jan 2013 - 9:39

juan™
Administrador
bem massa esse script ...

http://www.zonetoony.net/
Conteúdo patrocinado

4Dragon Scene Title Empty Re: Dragon Scene Title


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