INTRODUÇÃO
1. Passe agachado por baixo do caminhão. Pegue a metralhadora e
prossiga. Não entre em combate com os Gekkos, fuja pelas ruínas à
direita e role sob o pilar caído. Prossiga sempre pela esquerda e, assim
que rolar uma animação onde pinga sangue no ombro de Snake, aperte L1
para ver o Gekko [cena extra #1]. Assista a animação e, quando os Gekkos
examinarem a caixa de melancias em busca do esconderijo de Snake aperte
L1 [cena extra #2].
ACT 1: LIQUID SUN [MIDDLE EAST]
RED ZONE
2. Você já pode usar a OctoCamo. Siga em frente e, ao avistar dois
inimigos, entre no prédio à direita e siga em frente. Deite no chão e
passe pelo buraco na parede. Na esquina, espere os dois inimigos
passarem e entre pela porta na esquina, à direita. Siga em frente e
passe por baixo dos destroços. Espere o inimigo executar o rebelde,
espere ele virar de costas, equipe a faca e nocauteie-o com o CQC (Close
Quarters Combat). Prossiga pela direita e espere os inimigos passarem.
Saia, siga pela direita e passe pela porta à esquerda.
3. Pegue o Cardbox (caixa de papelão) atrás da escadaria à esquerda.
Suba pela escada, role para atravessar o buraco e siga em frente para
pegar um inimigo pelas as costas e nocautear com o CQC. Prossiga e, no
final, pule para a área inferior. Há um vigia no corredor, espere ele
seguir pelo caminho oposto e prossiga sem chamar a atenção. Vá pela rua,
vire na esquina à direita e entre no local indicado pelo radar para
encontrar o robô Mk II.
4. Snake recebe o SolidEye, Metal Gear Mk II e as pistolas Operator
(arma de fogo) e MK 2 (tranqüilizante). Equipe uma delas de acordo com o
estilo de jogo que pretende seguir (matar os inimigos ou apenas
sedá-los) e use para eliminar os inimigos que estão na rua. Siga
protegido pelas barreiras do lado direito, entre no edifício olhe no
radar para ver exatamente onde é a escada de saída deste cenário (em
frente).
MILITIA SAFE HOUSE
5. Os rebeldes não são seus inimigos, mas isso não significa que eles
não vão atacá-lo. Sempre que um deles chegar perto de você, fique parado
até que ele reconheça que você não é inimigo e só então prossiga. Se
você correr antes da averiguação eles vão atacar. Você pode optar por
uma infiltração silenciosa e nocautear os alvos, ou pode optar por dar
itens aos rebeldes para fortalecer a sua amizade com eles (assim eles
vão espalhar a notícia de que você é legal).
MÚSICA SECRETA #1
Após a sala onde há rebeldes feridos, procure no corredor, em um pequeno
beco à esquerda para encontrar a faixa secreta Theme of Tara para
ouvir no seu Ipod.
6. Na área anterior à saída, procure por três armários, abra o do meio
para encontrar o disfarce Middle Eastern Militia Disguise. Com ele você
não precisa mais parar para ser investigado pelos rebeldes o tempo todo.
(Entre na opção Camouflage; Cloth; Change Costume e Disguise). Saia do
esconderijo e encontre Drebin.
URBAN RUINS
7. Entre no edifício tombado. Siga em frente, entre no buraco à direita e
siga pela esquerda. Vá pela direita, direita novamente e esquerda. Suba
no bloco, passe para o outro lado, siga pela esquerda duas vezes e suba
no bloco à esquerda. Vá até o final e suba pela rampa à esquerda (se
ficar perdido, acione a visão noturna do SolidEye e siga as pegadas).
Encoste na parede e passe paras o outro lado. A saída é a rampa adiante.
MÚSICA SECRETA #2
Antes de escorregar pela rampa de saída deste cenário, rasteje à
esquerda da rampa (onde há um cadáver) e olhe para a esquerda para ver
um local secreto. Suba e pegue a música Zanzibarland Breeze.
DOWNTOWN
8. Após a cena do barril, aperte L1 para ver dentro do barril [cena
extra #3]. Pegue o barril e, antes de prosseguir, pegue a Custom Part
Handgun Light (lanterna) no canto esquerdo, atrás de você. Siga em
frente e, na rua, entre no beco à direita e siga pelo caminho à direita.
No final do caminho. Observe que há atiradores nas janelas do prédio
adiante; eles não podem vê-lo. Siga rastejando e use a OctoCamo para não
ser visto. Você tem algumas opções de ação: eliminar os atiradores com
disparos precisos com a pistola (os rebeldes vão agradecer) ou eliminar
apenas os inimigos na área térrea, rastejar até o prédio, subir e render
os atiradores para roubar o rifle de precisão M14EBR na sala dos
atiradores há a Custom Part Laser Sight (mira laser), bastante útil para
melhorar sua pontaria.
9. Após livrar-se dos atiradores, desça e saia pela janela dos fundos.
Siga pelo caminho da direita, esconda-se e apague os dois agentes que
vêm em sua direção. Prossiga com cautela até chegar na área tomada pelos
rebeldes. Um helicóptero vai surgir: você pode derrubá-lo com um lança -
mísseis, caso não esteja preocupado com baixas entre os inimigos.
ADVENT PALACE
10. Dentro do prédio, siga pela direita. Tome cuidado com as armadilhas;
para desarmá-las, passe rastejando sobre elas ou use o Mk II. Suba com
cautela até a cobertura para encontrar a equipe RAT PT 01. Quando Johnny
apontar a arma para Snake, aperte L1 [cena extra #4]. Quando Snake
receber a foto de Meryl, aperte L1 novamente [cena extra #5]. Ajude o
grupo a eliminar a guarda pessoal de Liquid, os Frogs. Seja rápido,
eficiente e fique sempre por perto, ou seus companheiros podem se dar
mal e isso significa Game Over. Siga o mesmo caminho deles até chegar em
uma garagem.
MÚSICA SECRETA #3
No terceiro andar, investigue a área do refeitório para encontrar a faixa Level 3 Warning. Desarme a bomba que a protege.
CRESCENT MERIDIAN
11. Há dois modos de atravessar este local: o primeiro é proteger o
tanque e destruir os inimigos no alto antes que eles usem os seus lança
mísseis, com isso o tanque destrói a barreira para você. O segundo modo
consiste em seguir pela direita, do outro lado do muro, até ver uma
escada, deite no chão e passe pelo buraco ao lado da escada; siga pela
direita e, depois do furgão, olhe à direita e suba por uma escada; siga
pela direita, elimine os inimigos e desça; passe para o outro lado da
rua onde há um prédio com sacos de areia empilhados, suba na escada do
lado direito e, siga pela varanda até o final e pule.
MILLENNIUM PARK
12. Durante a apresentação da equipe Beauty and the Beast, aperte L1
para ver uma cena adicional [cena extra #6]. Siga em frente pelo lado
esquerdo da rua e escondá-se atrás do carro até que os soldados passem.
Entre no beco à esquerda, passe pelo buraco na parede, suba pela escada e
pule no buraco. Abra o armário para encontrar o Suppressor for M4
Custom. Neutralize os dois guardas na praça e passe agachado pelo buraco
no muro. Continue agachado e siga pelo lado esquerdo do caminhão. Vá
sempre beirando o lado esquerdo e tome cuidado com os soldados no
caminho. Passe pela porta vermelha. Durante a animação, quando Snake ver
Liquid pela primeira vez, aperte L1 [cena extra #7].
ACT 2: LIQUID SUN [SOUTH AMERICA]
MÚSICA SECRETA #4
No início desta etapa, siga pelo lado esquerdo da rua e procure um rombo
na parede no beco. Entre por ele e colete a faixa musical Theme of
Solid Snake.
CONEY VALLEY VILLAGE
13. Apesar de manter a neutralidade ser uma opção, não é a melhor. Logo
no início da fase, sem sair do seu esconderijo, acerte os terroristas
antes que eles fuzilem os soldados (se você optar por usar dardos
tranqüilizantes, seja rápido na mira, pois sempre que um inimigo cair,
outro tentará acordá-lo e você terá que acertá-lo antes disto). Com
isso, os sobreviventes vão abrir a cabana secreta à direita e você
poderá ir até lá para coletar a arma Twin Barrel, Muña (planta que,
quando equipada, recupera sua energia) e o disfarce South American Rebel
Disguise (vistá-o para agir como um dos rebeldes). Com os rebeldes
enfrentando os terroristas, siga pelas sombras e ajude-os. Escale a área
elevada.
MÚSICA SECRETA #5
Após eliminar os inimigos da primeira área, entre na casa queimada e procure pela faixa musical The Fury logo na entrada.
CONEY VALLEY VILLAGE (HILL)
14. Após a conversa pelo rádio, prossiga. O meio mais eficiente para
agir nesta área é ajudar os rebeldes. Fique entre o grupo deles (use o
disfarce ou eles vão parar muitas vezes para investigá-lo e isso vai
atrapalhar a ação), escondá-se sempre no meio do mato e use os
tranqüilizantes para eliminar os inimigos.
POWER STATION
15. Nesta área vai rolar um combate sangrento. Suba pela trilha da
direita para evitar o tiroteio e prossiga com cautela para eliminar os
vigias no caminho. Ao chegar ao local onde há um morteiro, você terá uma
vista privilegiada da base inimiga acerte os inimigos nas
metralhadoras fixas para ajudar os rebeldes, se quiser. Acompanhe um
rebelde até a cabine de comando e assista ele destruir o painel de força
(ou faça você mesmo). Vá até o tanque de Drebin. Durante a conversa,
quando Snake e Drebin abrem a escotilha do tanque, aperte L1 [cena extra
#8] e repita quando ele mostrar as fotos [cena extra #9]. Antes de
prosseguir, se quiser, suba na torre, pegue o Rifle Scope, pendure-se no
fio e desça na torre da área fechada para coletar armas e itens.
CONFINEMENT FACILIT
16. Desça e coloque para dormir os dois inimigos que estão perto do
lago. Pule na água e entre no duto de esgoto no lado direito para
prosseguir em segurança até a entrada do edifício. Vá pela direita,
elimine os guardas mais próximos e entre na área entre o edifício e o
muro. Nos fundos há uma dispensa onde dois rebeldes foram feitos
prisioneiros: seja rápido e acerte o vigia antes que ele mate os dois
(isso vai melhorar o seu relacionamento e o número de rebeldes na
próxima área). Vá até lá, resgate-os e siga-os pelo caminho à direita
para encontrar a saída.
MÚSICA SECRETA #7
Entre no edifício central, anterior ao cativeiro dos dois rebeldes, e
pegue a música Metal Gear 20 Years (part 3) sobre a cama do canto do
alojamento.
VISTA MANSION
17. Elimine os guardas e siga o trator na invasão. Vire à esquerda, suba
pela escada do jardim. Siga pela direita e contorne a casa pela direita
para entrar na sala de jantar. Entre pela porta à direita, siga em
frente e escondá-se ao lado da escadaria para esperar até que os guardas
desçam e saiam. Suba e vá pelos quartos até a área externa da
cobertura. Desça pela clarabóia e vá ao subsolo.
MÚSICA SECRETA # 8
Quando o trator arrombar o portão, entre e siga pela direita, sempre
junto ao muro. No final da área, encoste na parede e pegue a música
Sailor no espaço estreito entre o container e o muro.
RESEARCH LAB
18. Quando Snake rondar a cabana pelo lado de fora, segure L1 [cena
extra #10]. No início do papo com Naomi há outra chance de apertar L1
para investigar a cabana [cena extra #11]. Assim que Snake pegar seu
cigarro, segure L1 para ver [cena extra #12]. Quando o espião derrubar o
cigarro, segure L1 para tentar olhar as pernas de Naomi [cena extra
#13] esta cena é secreta e recupera a barra de stress. Quando Snake
tirar a roupa, segure L1 para ver o estrago pelo espelho [cena extra
#14]. Segure L1 quando estiver entrando na máquina [cena extra #16].
Para finalizar, segure L1 quando Naomi agachar na frente de Snake [cena
extra #17].
19. Se você já se cansou de secar o decote de Naomi, prepare-se para
enfrentar o primeiro chefe, Laughting Octopus. Antes você precisa
encarar os Frogs: você pode optar por fuzilá-los ou, se não quer baixas,
esconda-se embaixo da cama e coloque-os para dormir com disparos de
tranqüilizantes quando passarem em frente à porta. Após acabar com
todos, cace Octopus. Ative a visão noturna do SolidEye para encontrá-la e
atirar sem dó. Octopus pode se camuflar nas paredes ou se passar por
objetos e pessoas, não se engane: atire com tudo. Às vezes você pode
seguir os rastros da vilã ou ative o SolidEye e espere ela falar para
ver sua posição no radar. Ela vai usar granadas que colam no corpo do
espião, role no chão para se livrar delas. Um dos ataques mais chatos de
Octopus é quando ela vira uma bola e rola na sua direção, você pode
subir em uma cama ou caixote para se esquivar. Quando a garota perder a
armadura, atire até vencer ela pode desviar de alguns disparos, mas
não de todos. O prêmio pela vitória é a FaceCamo.
MOUNTAIL TRAIL
20. Sua missão é seguir o rastro de Naomi. Durante a animação, aperte L1
[cena extra #18]. Ligue a visão noturna do SolidEye e repare que entre
as pegadas há uma bem pequena, com o formato de um triângulo: é o rastro
do sapato de Naomi. Siga as pegadas até um ponto que elas se dividem.
Olhe bem e siga a que tem as pegadas pequenas (pela esquerda) e, mais
uma vez, elas se dividem; siga pela direita até achar um rio. Atravesse
o rio e note que as pegadas dela sumiram, mas uma tem um brilho maior.
Siga essa pegada mais forte. Agora a pegada forte some e volta a ter as
pegadas de Naomi.
21. Após a animação, Snake vai controlar a metralhadora sobre o veículo
de Drebin. Elimine os inimigos maiores que chegam pelo portão. Derrube
os soldados que sobem no veículo e atire nas pernas dos Gekkos para
derrubá-los. Após passar por um tanque, atire em um portão verde até
destruí-lo. A correria continua e, se quiser, não precisa atirar em
ninguém nessa parte. Espere até o final da corrida.
MARKET PLACE
22. Snake tem que correr até o helicóptero do Otacon. Siga em frente,
vire à esquerda, direita e siga em frente. O Gekko vai destruir tudo à
sua frente. Continue em frente tomando cuidado de não ser atingido por
eles (use os becos para evitar confrontos diretos).
MÚSICA SECRETA #9
No início da área, espere os Gekkos destruírem as barracas de feira. Uma das barracas esconde a música Bon Dance.
ACT 3: THIRD SUN [EUROPE]
MIDTOWNS SECTOR
23. Na rua, vire à esquerda para encontrar um membro da Resistência.
Você precisa segui-lo para encontrar a base dos rebeldes. Tudo que você
precisa fazer é segui-lo à distância para não chamar sua atenção
esconda-se atrás de carros e paredes. Quando surgir qualquer soldado,
seu alvo vai parar: saque sua arma com silenciador e acerte os soldados à
distância para abrir caminho.
MÚSICA SECRETA #10
No início da área, atrás dos obstáculos na calçada do lado esquerdo, pegue a música Test Subject Duality.
MIDTOWN NE SECTOR
24. Repita o processo. O alvo trapalhão vai chamar a atenção dos
guardas, elimine-os à distância. Fique longe da mira do holofote do
helicóptero.
MIDTOWN N SECTOR
25. Seu alvo vai usar um disfarce de policial, mas com capacete de
ciclista, ou seja, vai ficar fácil identificá-lo. Os guardas não vão
mais implicar com seu alvo, mas você pode continuar colocando a galera
para dormir.
MÚSICA SECRETA #11
Ao chegar no local onde o seu alvo forma grupo com três guardas, acerte
os guardas com dardos tranqüilizantes (do último para o primeiro), vire à
direita e entre no beco à esquerda para encontrar a música On Alert.
26. A coisa vai complicar quando surgem carros de patrulha. Esconda-se
na porta do lado esquerdo da rua para evitar o primeiro veículo. Elimine
o guarda na rua à direita, prossiga e, quando surgir outro veículo,
volte e esconda-se na rua onde eliminou o último guarda. Siga o alvo
para encontrar o esconderijo. Quando Snake ficar cercado pelos rebeldes,
aperte L1 para ver uma cena e olhe à esquerda para ver quadros de Metal
Gear [cena extra #19].
27. De volta à ação, Snake está agora na garupa da moto de EVA. Você não
precisa fazer nada nesta parte, mas deixe equipada a Mk2 e atire nos
inimigos, se achar necessário. Durante a animação, após a cena do
furgão, quando Snake voltar para dentro da igreja, aperte L1 para ver
algo esquisito passando pela porta [cena extra #20]. Logo em seguida,
aperte L1 novamente para acessar o campo de visão de algo que está
espionando o local [cena extra #21]. Aperte L1 para ver a moto [cena
extra # 22].
28. Durante a perseguição, atire nos monstros voadores e nos inimigos
que pulam sobre o furgão. No final da perseguição, prepare-se para
enfrentar Raging Raven. Caso você não tenha piedade, equipe sua arma
mais poderosa para este combate. Porém, caso queira eliminar a chefe
usando armas não letais, compre a Mosin Nagant: essa arma é bastante
eficiente, mas custa caro. Atire nas criaturas menores e seja visto pelo
chefe na varanda, então entre e ela virá atrás. Fuzile sem dó e corra
para fugir dos explosivos. A Mosin Nagant tem mira telescópica, por isso
você pode também acertar de longe. Após destruir a armadura de Raven,
espere ela ficar de costas e aperte L1 para dar uma boa olhada no corpo
da gata [cena extra #23]. Durante a cena no esgoto, aperte L1 para ver
Liquid [cena extra #24].
ACT 4: TWIN SUN [SHADOW MOSES]
SHADOW MOSES
29. Não, você não está sonhando: sua nova missão é reviver a missão em
Shadow Moses de Metal Gear Solid (PSOne). Basta seguir pela direita do
heliponto, esperar o vigia passar e a câmera apontar para o lado oposto
para subir pela escada. Entre no duto de ventilação para encerrar o
flashback. De volta à Shadow Moses, siga pela esquerda e suba pela
trilha à direita. Ative a visão noturna do SolidEye para enxergar na
nevasca e evite contato com o vigia na trilha. Chegando ao heliponto,
curta a música clássica e ouça alguns áudios-flashback na área.
MÚSICA SECRETA #12
No heliponto, suba pela escada ao lado direito e entre no duto de ventilação para encontrar a música Warhead Storage.
30. Entre pelo portão central. Espere os robôs apontarem suas câmeras
para outros lados e siga em frente quando for seguro. Passe por baixo do
tanque e siga pelo portão entreaberto (espere os lasers passarem e
prossiga). Passe rastejando no centro da área aberta para não chamar a
atenção dos Gekkos camuflados nas laterais.
MÚSICA SECRETA # 13
Após sair da garagem do tanque de guerra e entrar na geleira, não chame a
atenção dos Gekkos e procure um buraco no rochedo direito para
encontrar a música Flowing Destiny.
NUCLEAR WARHEAD
31. Tente abrir o portão adiante, mas ele estará trancado. Suba pela
escada, aperte o botão ao lado do elevador, entre e escolha a opção B2.
Não há guardas na área, por isso procure por itens à vontade. Ao chegar
na antiga sala do Otacon, você precisa digitar a senha de segurança, que
é 48273. Porem, você pode optar por digitar 14893 para ganhar 100.000
DP.
MÚSICA SECRETA #14/15/16
No subsolo, entre na sala do gerador e procure no canto para encontrar a
música Metal Gear 20 Years History (part 2). Na antiga sala do
Otacon, ao encontrar o computador de segurança, digite a senha 78925
para ganhar a música Opening Title Old L.A 2040 ou 13462 para ganhar
a faixa musical Policenauts End Title.
32. No caminho de volta vai surgir um Gekko no corredor. Espere ele sair
do caminho, siga em frente, passe sob os escombros para contornar e
chegar ao elevador em segurança. Se você quiser ser maldoso, controle MK
III e aperte perto do painel em pane para eletrocutar o Gekko. Volte
ao primeiro andar e MK III vai tentar abrir o portão. Você precisa
distrair o Gekko enquanto seu pequeno ajudante faz o serviço. Há um
esquema simples: fique na frente do caminhão e equipe Petro Bombs;
quando o Gekko descer, jogue uma Petro Bomb à esquerda da traseira do
caminhão e o monstro irá examinar; quando ele estiver perdendo o
interesse, jogue outra Petro Bomb à direita da traseira do caminhão.
Faça com que ele vá de um lado até o outro até esgotar o tempo. Siga
pelo portão.
MÚSICA SECRETA #17
Depois que MK III abrir o portão, volte à garagem do tanque, suba pela
escadaria e abra a sala secreta para encontrar a música Beyond the
Bounds.
SNOWFIELD & COMMUNICATOS TOWER
33. Equipe o SolidEye e ative a visão noturna. Você vai encarar Crying
Wolf. Não será difícil caçar e eliminar os Frogs usando a visão noturna.
Para encontrar Crying Wolf, procure pela mancha maior no radar. Quando
avistar Wolf, siga as grandes pegadas que ela deixa usando a visão
noturna. A área é grande, por isso tenha paciência e não se exponha
demais, pois pode perder uma boa oportunidade. É necessário equipar o
SolidEye com visão noturna para ver o ponto fraco da inimiga, sua parte
mais clara. Para eliminá-la com armas não letais, equipe a Mosin Nagant e
use sua mira para ver a inimiga à distância e acertá-la com precisão.
Cada disparo arranca um gomo da barra de força da vilã. Se a sua escolha
é destruição, use lança mísseis e explosivos para aumentar as suas
chances de acertar sem precisar mirar tanto. Após vencer a forma
desprotegida da garota, abra a porta e desça pela escada.
MÚSICA SECRETA #18
Após derrotar Crying Wolf, abra a porta do canto esquerdo para encontrar
a música The Best is Yet to Come tema de encerramento do Metal Gear
Solid.
BLAST FURNANCE
34. Siga pela plataforma, encoste na parede e siga equilibrando-se pelo
estreito caminho à direita. Escape da mira dos pequenos vigias, desça
pela escada, vire à direita e vá até o elevador à direita. Entre e
escolha o andar B5. Logo à frente há um Gekko, você tem duas opções:
derrubá-lo com dardos tranqüilizantes ou esperar ele ir para direita
para então seguir em frente até o final. Passe pela porta, mantenha-se à
esquerda, fora da visão dos dois Gekkos à direita. Perto do final da
área há três pequenos vigias, espere eles se afastarem para seguir até o
fundo e ir para a direita. Encoste na parede, suba na esteira e vá até o
outro lado. Entre a esquerda e espere o melhor momento para prosseguir.
MÚSICA SECRETA #19
Na área Casting Facility North, vá até o final do lado direito da área e
procure atrás das caixas para encontrar a música Yell Dead Cell.
35. Não caia nas armadilhas do corredor. Espere o robô seguir para
direita e siga-o a distância. Espere ele subir a escada e ir para a
esquerda, então suba e vá para esquerda. Espere o pequeno W.Wolf descer
de volta e vá até a porta (não sem esperar o outro robô olhar para o
outro lado). Adiante você vai enfrentar Vamp, o sujeito que,
aparentemente, é imortal. Você pode acabar com a energia do vilão várias
vezes e ele vai ressuscitar sempre. O esquema é simples: escolha sua
arma favorita e acabe com ele, equipe a Syringe e, quando Vamp cair,
fique atrás dele sem nenhuma arma equipada; quando ele levanta, agarre-o
pelas costas (R1) e aperte para usar a seringa e finalizar o combate.
36. Hora de detonar uns Gekkos. Equipe a arma Rail Gun. Coloque a mira
em primeira pessoa e espere a barra horizontal encher toda e atire para
destruir o Gekko de primeira. Procure ficar logo abaixo do Metal Gear
Rex. Destruas todos os Gekkos até que Raiden derrote Vamp. No controle
de Rex, siga sempre em frente atirando em todos os Gekkos que aparecerem
no seu caminho. Não se preocupe em matá-los, essas mortes não são
computadas na sua estatística. No final, encare Metal Gear Ray. Mude a
arma para a AT MISSILE. Mire no inimigo e vários pontos azulados irão
aparecer: use o analógico direito sobre esses pontos para travar a mira e
aperte R1 para atirar. Repita sempre que Ray estiver na sua frente.
Quando ele perder os dois braços, vai atacar com o próprio corpo; aperte
X para se esquivar. Aproveite e mande míssil nele até destruí-lo.
ACT 5: OLD SUN [OUTER HAVEN]
SHADOW MOSES
37. Durante o Mission Briefing, quando Snake passa mal e usa a seringa,
aperte L1 [cena extra #25]. No controle de Snake, vá para a direita e
deite no chão. Elimine os Frogs e siga deitado para diminuir as chances
de ser atingido. Perto do final há um Gekko andando de um lado para o
outro, e outro à direita, no alto. Use a FaceCamo, deite no chão e
aproxime-se da porta, sempre perto de lugares mais escuros. Aperte
várias vezes até abrir a porta. Se não quiser sutilezas, use a Rail Gun
para destruir os Gekkos.
MÚSICA SECRETA #20
No início da fase, abra o alçapão à esquerda e entre no duto para pegar a música Metal Gear Solid Main Theme.
COMMAND CENTER
38. Hora de encarar a última Beauty and Beast, Screaming Mantis. Suba a
escada até o nível mais alto. Abra o menu de itens, equipe a Syringe e
aperte X para usá-la. Isso irá impedir que Screaming Mantis o controle.
Equipe uma arma com mira telescópica e mire na boneca da esquerda e
depois na da direita. Screaming Mantis usará Meryl como escudo. Mire de
novo na boneca da esquerda e depois na da direita. Seja rápido e repita o
processo. Mire só na boneca da esquerda até ela cair. Quando isso
acontecer, pegue-a e coloque na lista de armas. Equipe a boneca, mire na
Screaming Mantis e atire. Quando você acertar, vai aparecer na tela a
indicação que manda você manter apertado L1 e balançar o controle para
cima e para baixo. Com isso você vai controlar o corpo de Screaming
Mantis. Sacuda até destruí-la.
39. Após as animações, siga pela passarela cheia de W.Wolfs. Corra e
aperte X para rolar sobre eles; repita até o final da última passarela e
aperte L1 durante a animação para ver a última cena extra. Depois de um
longo vídeo vem a parte mais cansativa do jogo, prepare seu dedo e
coloque o controle em um lugar firme. Mantenha o Snake em movimento
sempre. Após o segundo choque, aperte sem parar. Aconteça o que for,
mantenha o Snake em movimento e apertando sem parar o . Chegando ao
final desfrute de mais um vídeo.
40. Prepare-se para encarar Liquid na batalha que vai encerrar toda a
série Metal Gear. A batalha é simples, sem mistérios: aperte R1 para
bater e X para esquivar. Quando Liquid atacar, esquive para os lados e,
logo em seguida, contra-ataque. Em alguns momentos você terá que apertar
os botões que surgem na tela para compor ataques especiais, fique
atento e seja preciso. Quando chegar ao ponto que os dois estão exaustos
e a barra de energia some, chegue perto de Liquid e aperte R1 até
derrotá-lo. Caso a luta esteja muito difícil, há uma dica bastante
vantajosa: sempre que Liquid mostrar o pulso em forma de provocação,
segure para recuperar um pouco da energia de Snake.
41. Finalize o combate e prepare a pipoca e o babador para conferir uma
das animações mais impressionantes, longas e esclarecedoras de toda a
série. É o fim da história de Metal Gear, por isso absorva todas as
informações reveladas com muita atenção e, claro, espere pela surpresa
que rola após os créditos finais.
1. Passe agachado por baixo do caminhão. Pegue a metralhadora e
prossiga. Não entre em combate com os Gekkos, fuja pelas ruínas à
direita e role sob o pilar caído. Prossiga sempre pela esquerda e, assim
que rolar uma animação onde pinga sangue no ombro de Snake, aperte L1
para ver o Gekko [cena extra #1]. Assista a animação e, quando os Gekkos
examinarem a caixa de melancias em busca do esconderijo de Snake aperte
L1 [cena extra #2].
ACT 1: LIQUID SUN [MIDDLE EAST]
RED ZONE
2. Você já pode usar a OctoCamo. Siga em frente e, ao avistar dois
inimigos, entre no prédio à direita e siga em frente. Deite no chão e
passe pelo buraco na parede. Na esquina, espere os dois inimigos
passarem e entre pela porta na esquina, à direita. Siga em frente e
passe por baixo dos destroços. Espere o inimigo executar o rebelde,
espere ele virar de costas, equipe a faca e nocauteie-o com o CQC (Close
Quarters Combat). Prossiga pela direita e espere os inimigos passarem.
Saia, siga pela direita e passe pela porta à esquerda.
3. Pegue o Cardbox (caixa de papelão) atrás da escadaria à esquerda.
Suba pela escada, role para atravessar o buraco e siga em frente para
pegar um inimigo pelas as costas e nocautear com o CQC. Prossiga e, no
final, pule para a área inferior. Há um vigia no corredor, espere ele
seguir pelo caminho oposto e prossiga sem chamar a atenção. Vá pela rua,
vire na esquina à direita e entre no local indicado pelo radar para
encontrar o robô Mk II.
4. Snake recebe o SolidEye, Metal Gear Mk II e as pistolas Operator
(arma de fogo) e MK 2 (tranqüilizante). Equipe uma delas de acordo com o
estilo de jogo que pretende seguir (matar os inimigos ou apenas
sedá-los) e use para eliminar os inimigos que estão na rua. Siga
protegido pelas barreiras do lado direito, entre no edifício olhe no
radar para ver exatamente onde é a escada de saída deste cenário (em
frente).
MILITIA SAFE HOUSE
5. Os rebeldes não são seus inimigos, mas isso não significa que eles
não vão atacá-lo. Sempre que um deles chegar perto de você, fique parado
até que ele reconheça que você não é inimigo e só então prossiga. Se
você correr antes da averiguação eles vão atacar. Você pode optar por
uma infiltração silenciosa e nocautear os alvos, ou pode optar por dar
itens aos rebeldes para fortalecer a sua amizade com eles (assim eles
vão espalhar a notícia de que você é legal).
MÚSICA SECRETA #1
Após a sala onde há rebeldes feridos, procure no corredor, em um pequeno
beco à esquerda para encontrar a faixa secreta Theme of Tara para
ouvir no seu Ipod.
6. Na área anterior à saída, procure por três armários, abra o do meio
para encontrar o disfarce Middle Eastern Militia Disguise. Com ele você
não precisa mais parar para ser investigado pelos rebeldes o tempo todo.
(Entre na opção Camouflage; Cloth; Change Costume e Disguise). Saia do
esconderijo e encontre Drebin.
URBAN RUINS
7. Entre no edifício tombado. Siga em frente, entre no buraco à direita e
siga pela esquerda. Vá pela direita, direita novamente e esquerda. Suba
no bloco, passe para o outro lado, siga pela esquerda duas vezes e suba
no bloco à esquerda. Vá até o final e suba pela rampa à esquerda (se
ficar perdido, acione a visão noturna do SolidEye e siga as pegadas).
Encoste na parede e passe paras o outro lado. A saída é a rampa adiante.
MÚSICA SECRETA #2
Antes de escorregar pela rampa de saída deste cenário, rasteje à
esquerda da rampa (onde há um cadáver) e olhe para a esquerda para ver
um local secreto. Suba e pegue a música Zanzibarland Breeze.
DOWNTOWN
8. Após a cena do barril, aperte L1 para ver dentro do barril [cena
extra #3]. Pegue o barril e, antes de prosseguir, pegue a Custom Part
Handgun Light (lanterna) no canto esquerdo, atrás de você. Siga em
frente e, na rua, entre no beco à direita e siga pelo caminho à direita.
No final do caminho. Observe que há atiradores nas janelas do prédio
adiante; eles não podem vê-lo. Siga rastejando e use a OctoCamo para não
ser visto. Você tem algumas opções de ação: eliminar os atiradores com
disparos precisos com a pistola (os rebeldes vão agradecer) ou eliminar
apenas os inimigos na área térrea, rastejar até o prédio, subir e render
os atiradores para roubar o rifle de precisão M14EBR na sala dos
atiradores há a Custom Part Laser Sight (mira laser), bastante útil para
melhorar sua pontaria.
9. Após livrar-se dos atiradores, desça e saia pela janela dos fundos.
Siga pelo caminho da direita, esconda-se e apague os dois agentes que
vêm em sua direção. Prossiga com cautela até chegar na área tomada pelos
rebeldes. Um helicóptero vai surgir: você pode derrubá-lo com um lança -
mísseis, caso não esteja preocupado com baixas entre os inimigos.
ADVENT PALACE
10. Dentro do prédio, siga pela direita. Tome cuidado com as armadilhas;
para desarmá-las, passe rastejando sobre elas ou use o Mk II. Suba com
cautela até a cobertura para encontrar a equipe RAT PT 01. Quando Johnny
apontar a arma para Snake, aperte L1 [cena extra #4]. Quando Snake
receber a foto de Meryl, aperte L1 novamente [cena extra #5]. Ajude o
grupo a eliminar a guarda pessoal de Liquid, os Frogs. Seja rápido,
eficiente e fique sempre por perto, ou seus companheiros podem se dar
mal e isso significa Game Over. Siga o mesmo caminho deles até chegar em
uma garagem.
MÚSICA SECRETA #3
No terceiro andar, investigue a área do refeitório para encontrar a faixa Level 3 Warning. Desarme a bomba que a protege.
CRESCENT MERIDIAN
11. Há dois modos de atravessar este local: o primeiro é proteger o
tanque e destruir os inimigos no alto antes que eles usem os seus lança
mísseis, com isso o tanque destrói a barreira para você. O segundo modo
consiste em seguir pela direita, do outro lado do muro, até ver uma
escada, deite no chão e passe pelo buraco ao lado da escada; siga pela
direita e, depois do furgão, olhe à direita e suba por uma escada; siga
pela direita, elimine os inimigos e desça; passe para o outro lado da
rua onde há um prédio com sacos de areia empilhados, suba na escada do
lado direito e, siga pela varanda até o final e pule.
MILLENNIUM PARK
12. Durante a apresentação da equipe Beauty and the Beast, aperte L1
para ver uma cena adicional [cena extra #6]. Siga em frente pelo lado
esquerdo da rua e escondá-se atrás do carro até que os soldados passem.
Entre no beco à esquerda, passe pelo buraco na parede, suba pela escada e
pule no buraco. Abra o armário para encontrar o Suppressor for M4
Custom. Neutralize os dois guardas na praça e passe agachado pelo buraco
no muro. Continue agachado e siga pelo lado esquerdo do caminhão. Vá
sempre beirando o lado esquerdo e tome cuidado com os soldados no
caminho. Passe pela porta vermelha. Durante a animação, quando Snake ver
Liquid pela primeira vez, aperte L1 [cena extra #7].
ACT 2: LIQUID SUN [SOUTH AMERICA]
MÚSICA SECRETA #4
No início desta etapa, siga pelo lado esquerdo da rua e procure um rombo
na parede no beco. Entre por ele e colete a faixa musical Theme of
Solid Snake.
CONEY VALLEY VILLAGE
13. Apesar de manter a neutralidade ser uma opção, não é a melhor. Logo
no início da fase, sem sair do seu esconderijo, acerte os terroristas
antes que eles fuzilem os soldados (se você optar por usar dardos
tranqüilizantes, seja rápido na mira, pois sempre que um inimigo cair,
outro tentará acordá-lo e você terá que acertá-lo antes disto). Com
isso, os sobreviventes vão abrir a cabana secreta à direita e você
poderá ir até lá para coletar a arma Twin Barrel, Muña (planta que,
quando equipada, recupera sua energia) e o disfarce South American Rebel
Disguise (vistá-o para agir como um dos rebeldes). Com os rebeldes
enfrentando os terroristas, siga pelas sombras e ajude-os. Escale a área
elevada.
MÚSICA SECRETA #5
Após eliminar os inimigos da primeira área, entre na casa queimada e procure pela faixa musical The Fury logo na entrada.
CONEY VALLEY VILLAGE (HILL)
14. Após a conversa pelo rádio, prossiga. O meio mais eficiente para
agir nesta área é ajudar os rebeldes. Fique entre o grupo deles (use o
disfarce ou eles vão parar muitas vezes para investigá-lo e isso vai
atrapalhar a ação), escondá-se sempre no meio do mato e use os
tranqüilizantes para eliminar os inimigos.
POWER STATION
15. Nesta área vai rolar um combate sangrento. Suba pela trilha da
direita para evitar o tiroteio e prossiga com cautela para eliminar os
vigias no caminho. Ao chegar ao local onde há um morteiro, você terá uma
vista privilegiada da base inimiga acerte os inimigos nas
metralhadoras fixas para ajudar os rebeldes, se quiser. Acompanhe um
rebelde até a cabine de comando e assista ele destruir o painel de força
(ou faça você mesmo). Vá até o tanque de Drebin. Durante a conversa,
quando Snake e Drebin abrem a escotilha do tanque, aperte L1 [cena extra
#8] e repita quando ele mostrar as fotos [cena extra #9]. Antes de
prosseguir, se quiser, suba na torre, pegue o Rifle Scope, pendure-se no
fio e desça na torre da área fechada para coletar armas e itens.
CONFINEMENT FACILIT
16. Desça e coloque para dormir os dois inimigos que estão perto do
lago. Pule na água e entre no duto de esgoto no lado direito para
prosseguir em segurança até a entrada do edifício. Vá pela direita,
elimine os guardas mais próximos e entre na área entre o edifício e o
muro. Nos fundos há uma dispensa onde dois rebeldes foram feitos
prisioneiros: seja rápido e acerte o vigia antes que ele mate os dois
(isso vai melhorar o seu relacionamento e o número de rebeldes na
próxima área). Vá até lá, resgate-os e siga-os pelo caminho à direita
para encontrar a saída.
MÚSICA SECRETA #7
Entre no edifício central, anterior ao cativeiro dos dois rebeldes, e
pegue a música Metal Gear 20 Years (part 3) sobre a cama do canto do
alojamento.
VISTA MANSION
17. Elimine os guardas e siga o trator na invasão. Vire à esquerda, suba
pela escada do jardim. Siga pela direita e contorne a casa pela direita
para entrar na sala de jantar. Entre pela porta à direita, siga em
frente e escondá-se ao lado da escadaria para esperar até que os guardas
desçam e saiam. Suba e vá pelos quartos até a área externa da
cobertura. Desça pela clarabóia e vá ao subsolo.
MÚSICA SECRETA # 8
Quando o trator arrombar o portão, entre e siga pela direita, sempre
junto ao muro. No final da área, encoste na parede e pegue a música
Sailor no espaço estreito entre o container e o muro.
RESEARCH LAB
18. Quando Snake rondar a cabana pelo lado de fora, segure L1 [cena
extra #10]. No início do papo com Naomi há outra chance de apertar L1
para investigar a cabana [cena extra #11]. Assim que Snake pegar seu
cigarro, segure L1 para ver [cena extra #12]. Quando o espião derrubar o
cigarro, segure L1 para tentar olhar as pernas de Naomi [cena extra
#13] esta cena é secreta e recupera a barra de stress. Quando Snake
tirar a roupa, segure L1 para ver o estrago pelo espelho [cena extra
#14]. Segure L1 quando estiver entrando na máquina [cena extra #16].
Para finalizar, segure L1 quando Naomi agachar na frente de Snake [cena
extra #17].
19. Se você já se cansou de secar o decote de Naomi, prepare-se para
enfrentar o primeiro chefe, Laughting Octopus. Antes você precisa
encarar os Frogs: você pode optar por fuzilá-los ou, se não quer baixas,
esconda-se embaixo da cama e coloque-os para dormir com disparos de
tranqüilizantes quando passarem em frente à porta. Após acabar com
todos, cace Octopus. Ative a visão noturna do SolidEye para encontrá-la e
atirar sem dó. Octopus pode se camuflar nas paredes ou se passar por
objetos e pessoas, não se engane: atire com tudo. Às vezes você pode
seguir os rastros da vilã ou ative o SolidEye e espere ela falar para
ver sua posição no radar. Ela vai usar granadas que colam no corpo do
espião, role no chão para se livrar delas. Um dos ataques mais chatos de
Octopus é quando ela vira uma bola e rola na sua direção, você pode
subir em uma cama ou caixote para se esquivar. Quando a garota perder a
armadura, atire até vencer ela pode desviar de alguns disparos, mas
não de todos. O prêmio pela vitória é a FaceCamo.
MOUNTAIL TRAIL
20. Sua missão é seguir o rastro de Naomi. Durante a animação, aperte L1
[cena extra #18]. Ligue a visão noturna do SolidEye e repare que entre
as pegadas há uma bem pequena, com o formato de um triângulo: é o rastro
do sapato de Naomi. Siga as pegadas até um ponto que elas se dividem.
Olhe bem e siga a que tem as pegadas pequenas (pela esquerda) e, mais
uma vez, elas se dividem; siga pela direita até achar um rio. Atravesse
o rio e note que as pegadas dela sumiram, mas uma tem um brilho maior.
Siga essa pegada mais forte. Agora a pegada forte some e volta a ter as
pegadas de Naomi.
21. Após a animação, Snake vai controlar a metralhadora sobre o veículo
de Drebin. Elimine os inimigos maiores que chegam pelo portão. Derrube
os soldados que sobem no veículo e atire nas pernas dos Gekkos para
derrubá-los. Após passar por um tanque, atire em um portão verde até
destruí-lo. A correria continua e, se quiser, não precisa atirar em
ninguém nessa parte. Espere até o final da corrida.
MARKET PLACE
22. Snake tem que correr até o helicóptero do Otacon. Siga em frente,
vire à esquerda, direita e siga em frente. O Gekko vai destruir tudo à
sua frente. Continue em frente tomando cuidado de não ser atingido por
eles (use os becos para evitar confrontos diretos).
MÚSICA SECRETA #9
No início da área, espere os Gekkos destruírem as barracas de feira. Uma das barracas esconde a música Bon Dance.
ACT 3: THIRD SUN [EUROPE]
MIDTOWNS SECTOR
23. Na rua, vire à esquerda para encontrar um membro da Resistência.
Você precisa segui-lo para encontrar a base dos rebeldes. Tudo que você
precisa fazer é segui-lo à distância para não chamar sua atenção
esconda-se atrás de carros e paredes. Quando surgir qualquer soldado,
seu alvo vai parar: saque sua arma com silenciador e acerte os soldados à
distância para abrir caminho.
MÚSICA SECRETA #10
No início da área, atrás dos obstáculos na calçada do lado esquerdo, pegue a música Test Subject Duality.
MIDTOWN NE SECTOR
24. Repita o processo. O alvo trapalhão vai chamar a atenção dos
guardas, elimine-os à distância. Fique longe da mira do holofote do
helicóptero.
MIDTOWN N SECTOR
25. Seu alvo vai usar um disfarce de policial, mas com capacete de
ciclista, ou seja, vai ficar fácil identificá-lo. Os guardas não vão
mais implicar com seu alvo, mas você pode continuar colocando a galera
para dormir.
MÚSICA SECRETA #11
Ao chegar no local onde o seu alvo forma grupo com três guardas, acerte
os guardas com dardos tranqüilizantes (do último para o primeiro), vire à
direita e entre no beco à esquerda para encontrar a música On Alert.
26. A coisa vai complicar quando surgem carros de patrulha. Esconda-se
na porta do lado esquerdo da rua para evitar o primeiro veículo. Elimine
o guarda na rua à direita, prossiga e, quando surgir outro veículo,
volte e esconda-se na rua onde eliminou o último guarda. Siga o alvo
para encontrar o esconderijo. Quando Snake ficar cercado pelos rebeldes,
aperte L1 para ver uma cena e olhe à esquerda para ver quadros de Metal
Gear [cena extra #19].
27. De volta à ação, Snake está agora na garupa da moto de EVA. Você não
precisa fazer nada nesta parte, mas deixe equipada a Mk2 e atire nos
inimigos, se achar necessário. Durante a animação, após a cena do
furgão, quando Snake voltar para dentro da igreja, aperte L1 para ver
algo esquisito passando pela porta [cena extra #20]. Logo em seguida,
aperte L1 novamente para acessar o campo de visão de algo que está
espionando o local [cena extra #21]. Aperte L1 para ver a moto [cena
extra # 22].
28. Durante a perseguição, atire nos monstros voadores e nos inimigos
que pulam sobre o furgão. No final da perseguição, prepare-se para
enfrentar Raging Raven. Caso você não tenha piedade, equipe sua arma
mais poderosa para este combate. Porém, caso queira eliminar a chefe
usando armas não letais, compre a Mosin Nagant: essa arma é bastante
eficiente, mas custa caro. Atire nas criaturas menores e seja visto pelo
chefe na varanda, então entre e ela virá atrás. Fuzile sem dó e corra
para fugir dos explosivos. A Mosin Nagant tem mira telescópica, por isso
você pode também acertar de longe. Após destruir a armadura de Raven,
espere ela ficar de costas e aperte L1 para dar uma boa olhada no corpo
da gata [cena extra #23]. Durante a cena no esgoto, aperte L1 para ver
Liquid [cena extra #24].
ACT 4: TWIN SUN [SHADOW MOSES]
SHADOW MOSES
29. Não, você não está sonhando: sua nova missão é reviver a missão em
Shadow Moses de Metal Gear Solid (PSOne). Basta seguir pela direita do
heliponto, esperar o vigia passar e a câmera apontar para o lado oposto
para subir pela escada. Entre no duto de ventilação para encerrar o
flashback. De volta à Shadow Moses, siga pela esquerda e suba pela
trilha à direita. Ative a visão noturna do SolidEye para enxergar na
nevasca e evite contato com o vigia na trilha. Chegando ao heliponto,
curta a música clássica e ouça alguns áudios-flashback na área.
MÚSICA SECRETA #12
No heliponto, suba pela escada ao lado direito e entre no duto de ventilação para encontrar a música Warhead Storage.
30. Entre pelo portão central. Espere os robôs apontarem suas câmeras
para outros lados e siga em frente quando for seguro. Passe por baixo do
tanque e siga pelo portão entreaberto (espere os lasers passarem e
prossiga). Passe rastejando no centro da área aberta para não chamar a
atenção dos Gekkos camuflados nas laterais.
MÚSICA SECRETA # 13
Após sair da garagem do tanque de guerra e entrar na geleira, não chame a
atenção dos Gekkos e procure um buraco no rochedo direito para
encontrar a música Flowing Destiny.
NUCLEAR WARHEAD
31. Tente abrir o portão adiante, mas ele estará trancado. Suba pela
escada, aperte o botão ao lado do elevador, entre e escolha a opção B2.
Não há guardas na área, por isso procure por itens à vontade. Ao chegar
na antiga sala do Otacon, você precisa digitar a senha de segurança, que
é 48273. Porem, você pode optar por digitar 14893 para ganhar 100.000
DP.
MÚSICA SECRETA #14/15/16
No subsolo, entre na sala do gerador e procure no canto para encontrar a
música Metal Gear 20 Years History (part 2). Na antiga sala do
Otacon, ao encontrar o computador de segurança, digite a senha 78925
para ganhar a música Opening Title Old L.A 2040 ou 13462 para ganhar
a faixa musical Policenauts End Title.
32. No caminho de volta vai surgir um Gekko no corredor. Espere ele sair
do caminho, siga em frente, passe sob os escombros para contornar e
chegar ao elevador em segurança. Se você quiser ser maldoso, controle MK
III e aperte perto do painel em pane para eletrocutar o Gekko. Volte
ao primeiro andar e MK III vai tentar abrir o portão. Você precisa
distrair o Gekko enquanto seu pequeno ajudante faz o serviço. Há um
esquema simples: fique na frente do caminhão e equipe Petro Bombs;
quando o Gekko descer, jogue uma Petro Bomb à esquerda da traseira do
caminhão e o monstro irá examinar; quando ele estiver perdendo o
interesse, jogue outra Petro Bomb à direita da traseira do caminhão.
Faça com que ele vá de um lado até o outro até esgotar o tempo. Siga
pelo portão.
MÚSICA SECRETA #17
Depois que MK III abrir o portão, volte à garagem do tanque, suba pela
escadaria e abra a sala secreta para encontrar a música Beyond the
Bounds.
SNOWFIELD & COMMUNICATOS TOWER
33. Equipe o SolidEye e ative a visão noturna. Você vai encarar Crying
Wolf. Não será difícil caçar e eliminar os Frogs usando a visão noturna.
Para encontrar Crying Wolf, procure pela mancha maior no radar. Quando
avistar Wolf, siga as grandes pegadas que ela deixa usando a visão
noturna. A área é grande, por isso tenha paciência e não se exponha
demais, pois pode perder uma boa oportunidade. É necessário equipar o
SolidEye com visão noturna para ver o ponto fraco da inimiga, sua parte
mais clara. Para eliminá-la com armas não letais, equipe a Mosin Nagant e
use sua mira para ver a inimiga à distância e acertá-la com precisão.
Cada disparo arranca um gomo da barra de força da vilã. Se a sua escolha
é destruição, use lança mísseis e explosivos para aumentar as suas
chances de acertar sem precisar mirar tanto. Após vencer a forma
desprotegida da garota, abra a porta e desça pela escada.
MÚSICA SECRETA #18
Após derrotar Crying Wolf, abra a porta do canto esquerdo para encontrar
a música The Best is Yet to Come tema de encerramento do Metal Gear
Solid.
BLAST FURNANCE
34. Siga pela plataforma, encoste na parede e siga equilibrando-se pelo
estreito caminho à direita. Escape da mira dos pequenos vigias, desça
pela escada, vire à direita e vá até o elevador à direita. Entre e
escolha o andar B5. Logo à frente há um Gekko, você tem duas opções:
derrubá-lo com dardos tranqüilizantes ou esperar ele ir para direita
para então seguir em frente até o final. Passe pela porta, mantenha-se à
esquerda, fora da visão dos dois Gekkos à direita. Perto do final da
área há três pequenos vigias, espere eles se afastarem para seguir até o
fundo e ir para a direita. Encoste na parede, suba na esteira e vá até o
outro lado. Entre a esquerda e espere o melhor momento para prosseguir.
MÚSICA SECRETA #19
Na área Casting Facility North, vá até o final do lado direito da área e
procure atrás das caixas para encontrar a música Yell Dead Cell.
35. Não caia nas armadilhas do corredor. Espere o robô seguir para
direita e siga-o a distância. Espere ele subir a escada e ir para a
esquerda, então suba e vá para esquerda. Espere o pequeno W.Wolf descer
de volta e vá até a porta (não sem esperar o outro robô olhar para o
outro lado). Adiante você vai enfrentar Vamp, o sujeito que,
aparentemente, é imortal. Você pode acabar com a energia do vilão várias
vezes e ele vai ressuscitar sempre. O esquema é simples: escolha sua
arma favorita e acabe com ele, equipe a Syringe e, quando Vamp cair,
fique atrás dele sem nenhuma arma equipada; quando ele levanta, agarre-o
pelas costas (R1) e aperte para usar a seringa e finalizar o combate.
36. Hora de detonar uns Gekkos. Equipe a arma Rail Gun. Coloque a mira
em primeira pessoa e espere a barra horizontal encher toda e atire para
destruir o Gekko de primeira. Procure ficar logo abaixo do Metal Gear
Rex. Destruas todos os Gekkos até que Raiden derrote Vamp. No controle
de Rex, siga sempre em frente atirando em todos os Gekkos que aparecerem
no seu caminho. Não se preocupe em matá-los, essas mortes não são
computadas na sua estatística. No final, encare Metal Gear Ray. Mude a
arma para a AT MISSILE. Mire no inimigo e vários pontos azulados irão
aparecer: use o analógico direito sobre esses pontos para travar a mira e
aperte R1 para atirar. Repita sempre que Ray estiver na sua frente.
Quando ele perder os dois braços, vai atacar com o próprio corpo; aperte
X para se esquivar. Aproveite e mande míssil nele até destruí-lo.
ACT 5: OLD SUN [OUTER HAVEN]
SHADOW MOSES
37. Durante o Mission Briefing, quando Snake passa mal e usa a seringa,
aperte L1 [cena extra #25]. No controle de Snake, vá para a direita e
deite no chão. Elimine os Frogs e siga deitado para diminuir as chances
de ser atingido. Perto do final há um Gekko andando de um lado para o
outro, e outro à direita, no alto. Use a FaceCamo, deite no chão e
aproxime-se da porta, sempre perto de lugares mais escuros. Aperte
várias vezes até abrir a porta. Se não quiser sutilezas, use a Rail Gun
para destruir os Gekkos.
MÚSICA SECRETA #20
No início da fase, abra o alçapão à esquerda e entre no duto para pegar a música Metal Gear Solid Main Theme.
COMMAND CENTER
38. Hora de encarar a última Beauty and Beast, Screaming Mantis. Suba a
escada até o nível mais alto. Abra o menu de itens, equipe a Syringe e
aperte X para usá-la. Isso irá impedir que Screaming Mantis o controle.
Equipe uma arma com mira telescópica e mire na boneca da esquerda e
depois na da direita. Screaming Mantis usará Meryl como escudo. Mire de
novo na boneca da esquerda e depois na da direita. Seja rápido e repita o
processo. Mire só na boneca da esquerda até ela cair. Quando isso
acontecer, pegue-a e coloque na lista de armas. Equipe a boneca, mire na
Screaming Mantis e atire. Quando você acertar, vai aparecer na tela a
indicação que manda você manter apertado L1 e balançar o controle para
cima e para baixo. Com isso você vai controlar o corpo de Screaming
Mantis. Sacuda até destruí-la.
39. Após as animações, siga pela passarela cheia de W.Wolfs. Corra e
aperte X para rolar sobre eles; repita até o final da última passarela e
aperte L1 durante a animação para ver a última cena extra. Depois de um
longo vídeo vem a parte mais cansativa do jogo, prepare seu dedo e
coloque o controle em um lugar firme. Mantenha o Snake em movimento
sempre. Após o segundo choque, aperte sem parar. Aconteça o que for,
mantenha o Snake em movimento e apertando sem parar o . Chegando ao
final desfrute de mais um vídeo.
40. Prepare-se para encarar Liquid na batalha que vai encerrar toda a
série Metal Gear. A batalha é simples, sem mistérios: aperte R1 para
bater e X para esquivar. Quando Liquid atacar, esquive para os lados e,
logo em seguida, contra-ataque. Em alguns momentos você terá que apertar
os botões que surgem na tela para compor ataques especiais, fique
atento e seja preciso. Quando chegar ao ponto que os dois estão exaustos
e a barra de energia some, chegue perto de Liquid e aperte R1 até
derrotá-lo. Caso a luta esteja muito difícil, há uma dica bastante
vantajosa: sempre que Liquid mostrar o pulso em forma de provocação,
segure para recuperar um pouco da energia de Snake.
41. Finalize o combate e prepare a pipoca e o babador para conferir uma
das animações mais impressionantes, longas e esclarecedoras de toda a
série. É o fim da história de Metal Gear, por isso absorva todas as
informações reveladas com muita atenção e, claro, espere pela surpresa
que rola após os créditos finais.