Entendendo os modos de criação e multiplayer
Criações Básicas
O modo criação usa a maioria dos botões Sixaxis em diferentes formatos
para dar as maiores opções de criatividade para os players. No começo,
quando você se deparar com um nível vazio, observe que:
A – você poderá realizar criações limitadas porque alguns itens não
estão destravados. Para liberá-los, você terá que assistir a alguns
tutoriais. Não se engane: este guia não substitui os tutoriais e não há
como “pulá-los” mesmo. Apesar de simples, eles são ótimos para treinar
as novas habilidades conquistadas. Não tente usar este guia apenas: ele
foi feito para ser usado com os tutoriais. Há dois tipos de tutoriais:
vídeo e interativo. No primeiro, apertando quadrado sob qualquer item no
menu popit, você libera um vídeo sobre a ferramenta que você escolheu. O
segundo é um treinamento mais detalhado que envolve sua aplicação
prática. Dica: complete o treinamento interativo para destravar inúmeros
itens para seu uso, além de liberar as próximas ferramentas do modo
criação.
B – ao apertar quadrado, você libera o menu popit. Ele será seu fiel
escudeiro durante o jogo. Trata-se de um balão que sai sob a cabeça do
personagem e que contém muitas ferramentas para poder fazer um bom
nível. Use e abuse dele.
C – Há um termômetro ao lado esquerdo do cenário. Há uma limitação (não
se preocupe porque dá para construir bastante) de construção de cenário
em LittleBigPlanet. Se você construir coisas demasiadamente, o nível do
termômetro se enche e a fase está bloqueada para construções futuras. Da
mesma forma, se você fizer uma forma muito grande (dezenas de vezes
maior do que seu Sackperson, por exemplo) e com muitos vértices, o jogo
não conseguirá lidar com ela. Essas situações são raras, porém.
DICAS
- No começo, antes de realizar uma fase em si, você terá que lidar com
desafios de construção de fase. O principal é construir um cenário para
seu Sackperson para ele se movimentar. O segundo e mais difícil é
construir os diversos desafios para seu Sackboy ou Sackgirl poder
passar. Portanto, no começo, faça testes e realize algo pequeno, para no
futuro construir algo invejável e digno de nota.
- Tenha dimensão do tamanho dos Sackboys e Sackgirls – eles são bem
pequenininhos. Não adianta tentar fazer uma fase com obstáculos
intransponíveis para os pequeninos bonequinhos. Faça pequenas passagens.
Preste atenção às distâncias que eles terão de pular. É frustrante
receber uma fase que, de tão difícil, não dá pra passar.
- Preste atenção aos controles que ficam no canto inferior da tela. São
atalhos muito úteis que lhe lembram a todo momento os botões que você
deverá apertar para executar corretamente as funções do jogo.
- A ferramenta de captura de objeto é extremamente útil. Assim que você
fizer uma engenhoca inteligentíssima ou um monstrengo inesquecível,
apele para a ferramenta para guardar aquele item para sempre. Da mesma
maneira, a ferramenta colar será sua parceira para o resto da sua vida.
Não adianta criar a torto e a direito, você deverá colar toda e qualquer
parte de qualquer elemento de uma fase para torná-la funcional. Aprenda
a esmiuçar esta ferramenta.
- Você pode rearranjar o cenário de suas criações acessando o menu de
pausa e selecionar o melhor modo de visão para sua fase. Você pode
alterar para uma visão global ou particular, se assim desejar.
- Você deverá destravar objetos, materiais, roupas e afins nas fases
singleplayer para ter mais coisas para “brincar” no modo criação.
Recomenda-se completar o modo singleplayer para entender o que é
possível de criar no mundo de LittleBigPlanet. Quem sabe você não se
enche de inspiração e não cria uma fase inesquecível?
1 – Movimentação e Perspectivas
No comecinho do jogo, acostume-se com os controles. Apertando o botão
direcional para baixo, você alterna entre o modo de exploração do
cenário em vôo e modo de exploração em caminhada. O modo de vôo permite
com que seu Sackperson vire um super herói e alcance áreas virtualmente
inatingíveis (segure X para viajar mais rápido). Já o modo de caminhada
permite com que você ande e teste diretamente o que você acabou de
construir. Apertando o botão direcional para a esquerda, você desfaz o
que você acabou de fazer, uma ferramenta importantíssima. Já o botão
direcional para a direita faz o contrário. Apertando o botão direcional
para cima, você pausa o tempo. O botão analógico direito faz as vezes de
zoom na visualização do seu cenário.
Exercício: movimentação!
Simplesmente movimente seu Sackperson pelo cenário e use as ferramentas que você aprendeu.
2 – Menu Popit
O menu popit é a ferramenta mais usada do modo criação. Apertando o
botão quadrado, você se depara com uma série de opções para suas
criações:
2.1 – Cursor Popit
O Cursor Popit é a ferramenta mais importante do menu popit. Com ela,
você seleciona todo e qualquer objeto do cenário e os modifica do jeito
que quiser. Aperte X sob um objeto para selecioná-lo e carregá-lo para
qualquer lugar. Com o botão analógico direito, você rotaciona e
transforma este objeto, enquanto que o analógico esquerdo o carrega para
todos os lugares.
2.2 – Tutoriais
Há duas opções para passar pelos tutoriais interativos. A primeira é
quando for usar uma ferramenta nova. A segunda é ativar o tutorial nesta
seleção do menu popit. Vá carregando os tutoriais para liberar mais
ferramentas.
2.3 – Adorados
Quando você estiver usando materiais ou estiver escolhendo adesivos, por
exemplo, há a opção de marcar os que você mais gosta. Depois, basta vir
à esta seleção para buscar o item favorito.
2.4 – Saco de Coisas Boas
O Saco de Coisas Boas contém todos os materiais para fazer as fases:
pedra, madeira, metal, etc. Além disso, possui construções já
pré-fabricadas para facilitar sua vida. Observação importante: quando
for construir algo, preste atenção aos níveis de recuo. São três: total,
intermediário e avançado. Não fique desesperado se não conseguir
entendê-los de primeira: o pleno domínio dos recuos exige muita
concentração e experiência. Entenda o seguinte: ao criar algo com os
materiais, aperte L1 para movê-lo entre os recuos para frente. L2 faz o
contrário. Ao apertar R1, seu objeto ganha mais um nível de recuo. R2
faz o contrário. L3 copia o objeto, enquanto que R3 inverte de posição.
Simples.
2.5 – Personalizar Personagem
Esta é uma opção presente também no modo singleplayer. Entre neste menu
para personalizar o look do seu Sackperson. Mude a textura do seu corpo e
coloque algumas roupinhas divertidas.
2.6 –Autocolantes e decorações
Use os elementos decorativos para personalizar a aparência externa das
suas criações. Por exemplo, em um edifício feito de papel cartão,
coloque múltiplos adesivos para dar uma cara de prédio de verdade.
2.7 – Saco de Ferramentas
O Saco de Ferramentas, como o próprio nome diz, tem todas as ferramentas
usuais para construir uma fase clássica: elementos para criar novos
personagens, desafios, corridas, molas, guindastes, sons e etc.
2.8 – Chat de Texto
Para criação em modo multiplayer, use o chat de texto para se comunicar.
2.9 – Tentar novamente
Este é um resquício de ferramenta de modo singleplayer. Se estiver preso
em uma fase, aperte e segure X nesta opção para recomeçar a etapa desde
o último checkpoint.
Exercício – entendendo os recuos!
Vamos criar um cilindro de vidro deitado no chão para que seu Sackperson
possa pular sobre ele. Se você passou por alguns tutoriais, terá a
seleção Saco de Coisas Boas no menu popit disponível. Selecione-a.
Selecione Vidro Básico em Materiais Básicos. Opte pela forma de círculo.
Não mude o tamanho que o jogo escolheu para o objeto. Coloque o objeto
no nível de recuo do fundo, o de trás, apertando L2. Com o botão R1,
faça com que o objeto tenha três níveis. Aperte xis para deixá-lo no
chão e quadrado para sair do menu popit. Aperte direcional para baixo
para sair do modo de vôo e pule sobre o objeto. Fácil, não?
3 – Materiais do Saco de Coisas Boas
Entenda: há tipos de materiais básicos para a construção de cenários em LittleBigPlanet. São eles:
- Cartão
- Metal
- Esferovite
- Esponja
- Pedra
- Madeira
- Vidro
- Borracha
O Cartão e Esferovite são os materiais mais leves. Use-os para fazer
objetos que serão movimentados ou tracionados. O Esferovite pode ser
ainda agarrado pelo seu Sackperson. Use Metal e Pedra para fazer os
pisos dos seus cenários, pois são bastante pesados. Se quiser fazer
lugares escorregadios, escolha o Vidro. Use a Borracha para fazer rodas
ou pneus. A Esponja é bem leve e é extremamente útil para que seu
Sackperson possa agarrar. Madeira é um elemento curinga para a
construção dos cenários porque é um material básico. Dica: Vamos supor
que você fez um objeto lindíssimo e que queira guardá-lo para usar em
outros cenários. Use a ferramenta Captura Objeto (destrave-a usando o
tutorial) para guardá-lo no setor Meus Objetos. Assim, pode usá-lo
quando quiser.
Há também os materiais especiais (destravados com tutoriais):
- Material Flutuante Rosa
- Matéria Negra
- Dissolve
- Material Flutuante Pêssego
Os materiais flutuantes são usados para balões, principalmente, ou em
qualquer coisa que você deseja que voe. A diferença entre o rosa e o
pêssego é que o primeiro flutua de acordo com o peso e a direção. O
segundo voa para longe se não estiver fixo a algum lugar. A Matéria
Negra é um objeto mágico que fica estacionado em qualquer lugar,
inclusive no ar. Use-a para fazer plataformas suspensas e túneis
diversos que desafiam a gravidade. Já o Dissolve se desmaterialize
quando acionado. Você pode combiná-lo com algum interruptor, se assim
desejar, para fazer portas mágicas, por exemplo.
Para construir, aperte X sobre algum objeto. Escolha alguma forma. Com
os botões analógicos, escolha a forma e sua posição. Não se esqueça dos
níveis de recuo. Para fazer diferentes formas, você pode sobrepor uma
forma ou cortá-la. Para sobrepor, volte ao menu popit, selecione o mesmo
material e escolha outra forma. Coloque-a sobre o objeto que você fez.
Para recortá-la, basta apertar triângulo.
Exercício: fazendo formas personalizadas!
Vamos criar uma roda para que nosso pequeno Sackperson possa brincar.
Selecione Cartão Básico no Saco de Coisas Boas. Faça um Círculo que seja
quatro vezes maior do que seu Sackperson e que tenha apenas um nível de
recuo. Muito bem. Diminua um pouquinho o tamanho do círculo, mas não
tire o cursor de posição. Corte um círculo no meio do círculo anterior.
Pronto. Ande dentro do círculo. Salve sua criação usando a ferramenta
Captura Objeto.
4 – Saco de Ferramentas – Funções
O Saco de Ferramentas apresenta muitas opções para você personalizar e
dar vida aos obstáculos de uma fase. A primeira página oferece:
4.1 – Editor de Cantos
O Editor de Cantos seleciona vértices de seus objetos e os redimensiona.
Utilize esta função ao apertar xis e dê novas caras aos seus materiais e
criações.
4.2 – Modificador de Material
Use esta ferramenta para mudar o material dos seus objetos.
4.3 – Captura Objeto
Já explicado anteriormente no guia.
4.4 – Ferramenta Esturricadora
Use a ferramenta para deixar o objeto em chamas e, assim, criar um obstáculo para o jogador.
4.5 – Ferramenta Eletrizante
Parecida com a Ferramenta Esturricadora, deixa objetos eletrificados.
4.6 – Ferramenta de Gás Horrível
Assim como as outras, libera um gás mortal sobre quem for desafortunado de passar por um objeto sob seu efeito.
Exercício: criando obstáculos!
Vamos realizar um obstáculo para que o Sackperson possa pular. Selecione
Madeira básica em seu Saco de Coisas Boas. Opte pela forma de Quadrado.
Não mude o tamanho do quadrado que o jogo irá lhe impor. Arraste o
quadrado apertando e segurando xis para formar uma espécie de
plataforma. Faça com que a plataforma tenha dois níveis de recuo para
que o Sackperson tenha bastante espaço para andar. Crie outra plataforma
à frente desta e deixe um espaço entre as duas. Pegue um pedaço de
esponja e use a forma Semi-Círculo. Gire-a e deixe que a forma redonda
fique para cima, de maneira que se assemelhe à um quebra-molas. Insira-a
no espaço que você deixou entre as duas plataformas. Bote fogo na
esponja usando a Ferramenta Esturricadora.
Confira a segunda parte dos modos de criação e multiplayer
5 – Saco de Ferramentas – Engenhocas
As engenhocas permitem com que você possa realizar uma série de obstáculos ou puzzles interessantes nas fases. Confira:
5.1 – Conectores – Parafusos
Claro, os parafusos são usados para prender dois objetos. Mas há manhas
para usá-los. Primeiro, observe que há vários tipos de parafusos. O
normal apenas prende dois objetos. O parafuso de mola coloca uma tensão
entre um objeto e outro com uma mola. O parafuso motor faz com que os
materiais rodem. Já o parafuso oscilante faz com que os objetos pendam
de um lado para outro. Os parafusos são interessantes para fazer
plataformas para que seu Sackperson possa passar.
Exercício: criando passarelas instáveis!
Primeiro, vamos criar um suporte para que o Sackperson possa passar.
Escolha Pedra Básica em seus materiais e acione a forma quadrada. Use os
três níveis de recuo e escolha o tamanho do quadrado um pouco menor do
que seu Sackperson. Com seu botão analógico, aperte e segure X e vá
fazendo uma escada com pequenos degraus de tamanho igual. Quando se
contentar com a altura, pare e continue reto para que o Sackperson possa
andar um pouco. Use o cursor popit para selecionar sua escada. Aperte
R3 para inverter sua posição. Coloque-a mais à frente e crie um espaço
entre uma e outra. Para preencher o espaço, escolha a esponja e faça um
“carpete no chão”. Coloque fogo. Selecione madeira nos seus materiais e
use a forma quadrada. No recuo do meio, faça com que uma pilastra se
erga e fique na altura da escada que você fez. Volte ao popit e use
Cartão Básico com a forma de quadrado. Diminua bastante o quadrado e
faça uma tábua retangular com um pouco menos da distância entre uma
escada e outra. Avance um recuo e coloque a tábua na frente da pilastra.
Vá em Engenhocas>Parafusos no Saco de Ferramentas. Coloque um
parafuso normal e diminua a tensão para 3. Tente passar. Agora,
selecione o parafuso com o cursor popit, tire-o da pilastra e o apague,
apertando triângulo. Teste os outros parafusos para ver o que acontece e
brinque com as opções de personalização.
5.2 – Conectores – Elásticos, Cordas,Varetas, Molas, Guinchos, Pistões
Os conectores são ótimos para posicionar algumas coisas penduradas. São
excelentes recursos para passar de um local a outro. Servem para
essencialmente a mesma coisa, mas são compostos por diversos materiais.
Exercício: testando os diversos tipos de conectores!
Faça uma torre no estilo do jogo “Forca”. Crie uma bola com qualquer
tipo de material, de preferência esponja. Deixe a bola em uma altura em
que o Sackperson possa pular e pegar. Muito bem, escolha Corda dentre as
engenhocas e coloque uma extremidade sob a ponta da forca e cole a
outra extremidade na bola. Com seu Sackperson, grude na esponja e
movimente-se de um lado para outro. Abra o cursor popit, selecione a
corda e delete-a. Volte ao Saco de Ferramentas e escolha outro conector.
Teste as várias possibilidades. Faça um pequeno desafio: selecione sua
forca com a bola esponjosa, copie e cole ao lado e inverta-a de posição.
Pule de uma bolinha esponjosa à outra, se puder.
5.3 – Especial
Os conectores especiais dão vida à engenhocas especiais. O emissor faz
com que objetos apareçam e desapareçam. Já o foguetão impulsiona objetos
para os ares.
5.4 – Interruptores
Os interruptores são elementos-chave dos cenários porque servem para
múltiplos propósitos. Um deles, por exemplo, é abrir e fechar passagens
para os jogadores. Em Littlebigplanet, é possível fazer uso deles para
múltiplas coisas. Há diversos tipos. O botão é o mais comum, de liga e
desliga. Um interruptor de 2 posições faz a mesma coisa, mas possui uma
alavanca. Um interruptor autocolante usa um adesivo para liberar a
passagem ou item. Já o interruptor de agarrar funciona com materiais
agarráveis, como a esponja. Agarre e o interruptor liga; solte para
desligar. O de três posições faz uso de três possibilidades ou
sensibilidades. O Sensor é ativado com a aproximação do jogador. O de
Chave Magnética é utilizado em conjunto com a chave magnética: use dois
objetos para ativar qualquer mecanismo (use labels de cores semelhantes
para não confundir o jogador).
Exercício: fazendo um balão a jato!
Vamos usar dois elementos tratados anteriormente: o foguetão e o
interruptor de agarrar. Faça uma prancha de cartão básico, levemente
retangular, de um nível só, da metade da altura de seu Sackperson. Use a
forma de Semi-Círculo. Deixe a parte arredondada para baixo e a plana
para cima. Escolha um material esponjoso e a forma de círculo. Diminua a
forma de maneira a se tornar um pequeno cilindro. Coloque a forma na
lateral da prancha, à esquerda, em cima. Coloque uma cópia da forma no
centro e outra na direita. Cole as três formas na prancha
selecionando-as e apertando e segurando X. Agora, volte aos materiais e
escolha o material flutuante pêssego. Selecione a forma de lágrima.
Inverta-a e faça com que ela se transforme em um balão. Crie dois deles e
posicione-os acima da prancha, um ao lado do outro e eqüidistantes.
Prenda-os com cordas. Coloque três interruptores de agarrar em cada
esponja. Coloque três foguetões na prancha. Dois nas laterais e um logo
embaixo da esponja central, abaixo da prancha. Ligue os interruptores
aos foguetões usando o cursor popit. Acione o controle central para
decolar e use seu corpo para pender a prancha para os lados e a
equilibrar.
5.5 – Peças de Criaturas
Para dar uma de Dr. Frankenstein, é fácil. Se você quiser fazer
criaturas, basta entrar neste campo e escolher suas peças. Passe pelo
tutorial e aprenda a colocar boca, olhos, cérebro, pernas e rodas.
6 – Saco de Ferramentas – Kits Jogáveis
Estes são elementos de finalização das fases. Você tem à disposição
vários kits para dar aquele retoque final às suas criações. Em Corrida,
adicione etapas de corrida para suas fases. No Kit Básico, encontre
elementos típicos de jogatina tradicional, como portais de entrada,
checkpoints, postes de finalização de fase, quadro de pontos e bolhas de
prêmios. Os mais interessantes são a Bolha de Prêmios, Zona de Câmera e
Cabina de Fotografia. Na primeira, escolha alguma foto que você tenha
para incluir prêmios para o jogador que se aventura pela sua fase. Na
segunda, mude a perspectiva da câmera em algumas locações da sua fase
para que o jogador não se confunda com a tridimensionalidade de algumas
etapas. Já a Cabina de Fotografia adiciona um momento de entretenimento
para quem jogar sua fase: o computador tinha uma foto.
Em Melhoramentos de Personagem, você coloca um jetpack para que os
bonequinhos de Littlebigplanet alcancem áreas inatingíveis. Já em
Perigosos, você pode escolher objetos espinhosos ou explosivos para
apimentar suas criações.
Exercício: Obtendo ganhos explosivos!
Vamos fazer uma passagem que dependa de uma explosão. Construa uma
passagem de pedra com rampa. Nos seus materiais, escolha pedra básica.
Selecione Triângulo Isósceles Direito. Inverta-o de posição e escolha a
altura da passagem. Faça com que ele tenha três níveis de recuo. Volte
às formas e escolha quadrado. Escolha os três níveis de recuo novamente e
estique a passagem. Forme uma rampa descendente com o triângulo
isósceles novamente. Vamos criar uma figura simpática que armazena itens
em sua boca. Deixe que sua imaginação se encarregue do formato do
bicho. Faça uma cara de algum bicho bem maior do que seu Sackperson e
que tenha três níveis de recuo, para que ele não possa passar
simplesmente dando a volta. Escolha o material Esferovite básico (em
explosões, o material se desintegra). Faça uma boca sorridente usando a
forma Semi-Círculo e a ferramenta corte (botão triângulo). Coloque olhos
(Peças de Criaturas) para tornar a criatura mais simpática. Coloque
ainda um adesivo para dar um retoque final (Autocolantes e Decorações no
seu menu popit). Use a ferramenta Bolha de Prêmio. Nas opções, use
alguns dos objetos que você já salvou em exercícios anteriores. Faça
umas três bolhas de prêmios, com objetos quaisquer. Acima das bolhas de
prêmios, coloque duas caixas de explosivos acionáveis. Perto dali, use a
ferramenta botão e posicione o objeto relativamente perto da criatura.
Com o cursor popit, junte o fio do interruptor às caixas explosivas.
Saia do modo criar e salte no botão para ver o que acontece: a cara
explode, você coleta os itens e ainda segue adiante na fase que está
criando.
7 – Saco de Ferramentas – Objetos de Áudio
Aqui, você escolhe os acompanhamentos musicais para suas fases. Em
Música, você define as faixas musicais de fato. Destrave faixas
adicionais jogando Littlebigplanet até o final. É possível inclusive
definir o raio de ativação, o ponto de início da música e que
instrumentos deverão ser tocados. Já em Música – Interativo, você poderá
fazer a mesma coisa, só que as faixas são instrumentais. Em Objetos de
Áudio, você dá vida à suas criações ao inserir efeitos sonoros. Você
pode criar um leão, por exemplo, e ao final, colocar um efeito sonoro de
grunhido para torná-lo mais real.
Exercício: Sonorizando uma motocicleta!
Vamos lá: criar uma moto que faça barulhos legítimos de um objeto
motorizado. Se você passou pela fase das Ilhas, você deve ter conseguido
um Sushi de Ovo em uma bolha de prêmios. Se ainda não conseguiu, não se
preocupe. Você poderá fazer o exercício com qualquer objeto. Selecione
Sushi de Ovo em Objetos Recolhidos> Comida. Vá em Objetos
Recolhidos> Luzes e pegue o Foco. Coloque na parte da frente da moto
para fazer o farol. Para fazer as rodas, vá em Saco de
Ferramentas>Engenhocas>Peças de Criaturas. Coloque a roda na parte
traseira da moto. Aperte R3 para inverter a posição e colocar a roda na
frente. Coloque um foguetão na parte traseira da moto para impulsionar o
veículo. Crie uma esponjinha bem pequena e coloque na frente da moto,
no lugar onde seria o guidão, da mesma maneira que o balão a jato. Ligue
o interruptor ao foguete. Por último, vá em Objetos Sonoros, selecione o
alto falante laranja, denominado Transporte. Coloque na lateral do
veículo. Aperte quadrado para afiná-lo. Escolha o motor de carro 2. O
modo de acionar deve ser com interruptor. Transforme o som um pouco para
se assemelhar com uma moto. Por fim, não deixe que o objeto de áudio
seja visível. Agora, ligue o interruptor da esponja ao objeto de áudio.
Você acabou de criar uma moto potente! Se quiser ajustar a potência,
aperte quadrado no foguetão e mude as opções de potência do objeto. Não
se esqueça de salvar o objeto.
8 – Saco de Ferramentas – Fundos
Infelizmente os fundos dos cenários não são personalizáveis. Os
jogadores são reféns daquilo que a Media Molecule criou. Mas nem por
isso, os fundos para o modo criar de Littlebigplanet são ruins. Eles são
os mesmos das fases do modo singleplayer. Acione-os para mudar o look
traseiro das fases.
9 - Saco de Ferramentas – Controles Globais
Neste setor, você controla a ambiência das fases. É interessante chegar
nestas opções quando você quer dar um determinado tom para suas
criações. Em Iluminação, há a possibilidade de determinar quanta luz
incide sobre o cenário. Escuridão faz o contrário. Nevoeiro insere uma
dada quantidade de fumaça. É possível inclusive mudar a cor da névoa. Em
Correção de Cor, escolha efeitos cromáticos bacanas para sua fase.
Multiplayer
Personalizando sua imagem online
Antes de se aventurar no modo multiplayer, primeiro personalize suas
características online. Vá para a sua cápsula e selecione Infolua.
Selecione Eu. Depois, marque Meu Avatar. Aqui, selecione a imagem que
mais combina com você para ser seu avatar. Você pode escolher desde
adesivos do jogo, imagens feitas pelo próprio jogo durante as fases ou
até mesmo imagens que foram feitas com sua PSEye.
Minhas Imagens
Em Infolua>Eu>Minhas Imagens. Você confere todas as imagens que você produziu com sua PSEye.
Meus Níveis
Em Meus Níveis, você confere os seus níveis publicados (página 1), níveis favoritos (página 2) e criadores favoritos (página 3).
Meus Amigos
Em Infolua>Meus Amigos, você confere a lista de amigos que possui.
Selecione qualquer amigo que tenha Littlebigplanet para conferir os
níveis favoritos deles, além dos criadores que eles acham os mais
talentosos.
Notícias
Tudo o que diz respeito às notícias sobre o status de servidores,
moderação, updates e etc podem ser encontradas neste setor, localizado
em Infolua>Notícias.
Jogo Rápido
No mundo principal de Littlebigplanet há uma opção chamada Jogo Rápido.
Aqui, você desenvolve uma partida aleatória multiplayer com jogadores na
PLAYSTATION Network. Normalmente, você cai em uma chamada “festa”. São
alguns jogadores que se reúnem em uma cápsula e por intermédio de chat,
decidem o que vão jogar. Um líder guia a equipe. Não é raro uma partida
de quatro jogadores bastante divertida iniciada dessa maneira.
Níveis Fixos
Simplesmente clicando nesta opção no mundo principal de Littlebigplanet
irá lhe levar à milhares e milhares de opções de fases criadas por
outros usuários. Basta navegar pelas páginas apertando R1 e L1.
Selecione uma fase e escolha se quiser jogar online (em 2 ou mais
jogadores) ou sozinho. Você pode adicionar a fase aos favoritos,
procurar níveis parecidos ou níveis criados pelo mesmo autor. Antes de
entrar nesta seleção, você também pode pesquisar níveis de jogo que você
já ouviu falar em outros lugares. Uma boa dica para começar é uma fase
chamada Azure Palace, um interessantíssimo nível criado por um fã. Em
Recente, você dá uma olhada no que você andou jogando recentemente. Uma
vez que você termina de jogar uma fase, você poderá classificá-la em
estrelas. Você poderá também “adorar” a fase, o que significa que você
poderá marcá-la como favorita. Uma outra coisa que o jogo permite é que
classifique a fase com as chamadas “chapas”, que nada mais são que itens
classificativos de fases para outros usuários melhor localizá-las. Por
fim, ao terminar uma fase, é possível comentá-la com outros usuários e
inclusive com o próprio autor do cenário: proponha upgrades,
modificações ou simplesmente demonstre seu desapontamento ou alegria...
As opções de navegação multiplayer online de Littlebigplanet são
simples, mas intuitivas.