A cada nova geração, os games passam por evoluções gráficas incríveis:
basta comparar consoles como o PlayStation 2 e 3 para perceber a
diferença monstruosa entre eles. Mas junto a isso, os defeitos também
cresceram, muitas vezes acabando com o realismo das partidas.
Por isso, o Tecmundo preparou uma lista com alguns dos maiores “crimes”
que podemos encontrar dentro do mundo dos games, com defeitos gráficos
que são capazes de mandar um bom jogo por água abaixo.
1- Ausência de clipping
Esse é, sem sombra de dúvidas, um dos defeitos mais frustrantes nos games atuais. Comumente chamado de “problema de colisão”,
jogos com ausência de clipping são aqueles em que objetos conseguem
atravessar outros elementos do cenário, como se eles fossem apenas uma
projeção. E não é nada divertido ver uma cena extremamente realista,
quando você percebe que metade da espada de seu herói “entrou” na
parede.
Fonte: Rome: Total WarO
motivo para tal problema não poderia ser mais fácil de explicar: falhas
na programação impedem que o game seja capaz de reconhecer bordas e
pontos de contato com precisão. Mas se você está pensando que “é só
arrumar”, é melhor analisar novamente. Você já parou para imaginar como
pode ser difícil estabelecer isso para cada pedacinho do universo do
jogo? Para corrigir tudo, o tempo de produção aumentaria drasticamente.
Além disso, a culpa nem sempre é dos programadores. Por vezes, criar um
sistema de colisão que possa abordar toda e qualquer possibilidade de
colisão faria com que o game fosse simplesmente grande demais. Além
disso, ele ficaria tão pesado que seriam necessários vários discos para
guardá-lo e um hardware poderosíssimo para que ele funcionasse.
2- Flickering
Não, não estamos nos referindo ao problema que ocorre na TV ou no monitor, mas passa perto. O flickering nos games
ocorre sempre que um objeto parece “piscar” na tela, como se sumisse
por um instante e voltasse no momento seguinte. Isso pode ser visto
principalmente em sombras de jogos com gráficos extremamente realistas,
como Crysis, Assassin’s Creed e Call of Duty.
Sofrer desse terrível mal pode ser bastante desanimador e infelizmente
sua causa indica que o flickering não vai embora tão cedo: bugs no
reconhecimento de distância da câmera, por um instante que seja, podem
resultar em desaparecimentos parciais ou até mesmo completos da imagem
mostrada na tela.
3- Fog e Pop-in
E lá está você passeando na cidade daquele game maravilhoso que você
tanto gosta, quando casas, carros e pessoas simplesmente aparecem na sua
frente, como se elas estivessem apenas invisíveis momentos antes. Esse é
o famoso efeito pop-in, problema que ocorre quando o jogador se mostra
mais rápido que o processamento de sua máquina, avançando pelo cenário
antes dele ser completamente carregado.
Para corrigir isso, as desenvolvedoras criaram uma solução inteligente,
mas que também é muito odiada entre os gamers: o fog, também conhecido
como “aquela névoa maldita que não me deixa ver o que tem mais pra
frente”. Graças a ela, o problema do pop-in foi minimizado ao custo de
termos o campo de visão extremamente limitado nos cenários.
O que antes era uma solução virou defeito, já que, com a evolução de hardware, é possível diminuir os efeitos de pop-in; mas o fog continua sendo usado. Ao menos algumas empresas o utilizam de forma inteligente, tornando-os parte do clima do game, como foi o caso de Silent Hill.
4- Screen Tearing
O screen tearing
entra na lista como o defeito que mais “cresceu” nos últimos tempos,
tornando-se um dos mais incômodos. Se você tem um console de última
geração, já deve ter presenciado a estranha visão de uma imagem onde
parte dela parece simplesmente não encaixar, como se tivesse sido
recortada e colada na posição errada.
Fonte: DudaSkankA
causa disso é bastante simples: muitas vezes a sua tela e o video game
ou PC trabalham em taxas de atualização de imagem diferentes. Sem
sincronia, a televisão "desenha" um quadro incompleto, uma vez que,
enquanto faz isso, já está recebendo outros.
Há duas soluções para esse problema. A primeira delas é ativar a função
Double/Triple Buffering, que armazena quadros para evitar a
sobreposição de telas, ao custo de deixar o jogo mais pesado. A outra é
usar o V-Sync, que obriga sua máquina e seu monitor a se sincronizarem,
mas costuma causar um ligeiro lag no game.
5- Serrilhados
Maior símbolo de um game com baixa qualidade gráfica e provavelmente o
mais antigo dos pecados da lista, os serrilhados ocorrem sempre que uma
linha diagonal é desenhada em baixa resolução na tela, fazendo-a se
parecer muito mais com uma “escada” do que com uma reta.
Mesmo sendo um defeito bastante incômodo, os serrilhados parecem cada
vez mais próximos de desaparecer, graças à presença da função
Anti-Aliasing, que suaviza as bordas das linhas de forma que elas
realmente pareçam retas perfeitas. A diferença é enorme, como é possível
ver abaixo.
Fonte: nV News6- Slowdown
De que adianta ter um game lindo, livre de qualquer outro defeito
gráfico, se na hora de aproveitarmos, tudo que temos é uma experiência
extremamente travada, onde o mundo parece estar várias vezes mais lento do que devia? O slowdown, também conhecido como “queda de frames” aparece sempre que o jogo pede mais do hardware do que ele pode oferecer.
Esse defeito é o grande inimigo dos PC gamers, já que nem sempre um
computador é potente o suficiente para rodar um jogo na velocidade
mínima necessária. Mas eles não são as únicas vítimas: embora muito
menos frequentes, slowdowns em consoles também existem, como é possível
perceber em games como Elder Scrolls V: Skyrim e na série Assassin’s
Creed. E para piorar, não há como diminuir a qualidade gráfica deles
para deixar tudo mais rápido.
7- Texture Buffering
Possivelmente o pecado gráfico que passa de forma mais despercebida na
atualidade, o Texture Buffering é encontrado principalmente em games de
alta qualidade gráfica, como Uncharted 3 e God of War 3 ou naqueles que
usam a famosa Unreal Engine 3, como Gears of War. A parte mais
interessante é que você já deve ter visto e pensado que era apenas um
efeito proposital para representar uma diferença de foco ou algo
parecido.
Para encontrar esse defeito, basta procurar por alguma parte do cenário
que ainda esteja com uma textura de aspecto embaçado. Se depois de
alguns segundos ela simplesmente mudar para uma aparência mais
detalhada, meus parabéns! Você encontrou seu primeiro problema de
Texture Buffering.
Esse defeito é, na verdade, uma forma utilizada pelos programadores
para evitar que o game tenha que realizar pausas constantes para
carregar o cenário. O que ele faz é mostrar para o jogador uma versão de
baixa resolução da verdadeira até que termine de carregá-la, fazendo a
troca logo depois. Pode até não ser a melhor solução, mas você prefere
isso ou ter telas de “loading” a cada nova sala?
Considerações Finais
É impressionante perceber como a qualidade gráfica dos games melhorou
tão rapidamente em apenas algumas décadas. Mas é igualmente
decepcionante ver o número enorme de problemas que ainda estão presentes
desde sua criação. Mesmo assim, esse é apenas mais um preço inevitável a
se pagar pela evolução dos jogos, já que, quanto maiores as
possibilidades, maiores as chances de encontrarmos falhas.