Bom dia/Boa tarde/Boa noite, meu nome é Solon. Prazer em conhecê-los!
Sou novo na comunidade e estou aqui para divulgar meus projetos de RPG Maker VX. Espero que gostem!
Enredo:
"Uma
espaçonave se aproxima de um pequeno planeta... Seus tripulantes
parecem estar fugindo de alguém, mas ao mesmo tempo, precisam aterrissar
para procurar alguma coisa... Algo que parece, de suma importância para
a sobrevivência de seu povo..."
O jogo conta a história
de Maximuns, o jovem e determinado príncipe de Horizons que sonha em se
tornar um Guerreiro do Horizonte, a classe de guerreiros mais alta em
seu reino, porém, um dia depois de passar nos testes, um grande evento
mudará para sempre o seu destino.
Ao mesmo tempo, um mercenário
chamado Rafael, sempre acompanhado de seu lobo Rudy, descobre que foi
enganado por Abbas, o líder de uma organização chamada Novo Aeon. Depois
de refletir, ele resolve abrir mão de sua liberdade para tentar deter
essa estranha organização, entretanto, seu destino também muda quando
ele encontra um jovem rapaz perdido em uma floresta.
Personagens:
Maximuns Tinus Rosoliens
Maximuns
é o jovem príncipe e herdeiro do trono do reino de Horizons. Desde
cedo, Maximuns demonstrou ser uma pessoa confiável, determinada e de boa
índole, sempre pensando no bem estar de seu povo, e apesar de conhecer
bem as suas responsabilidades como futuro rei, Maximuns gosta de agir e
ser tratado como uma pessoa normal, sendo comum encontrá-lo na cidade
Xirtam conversando e ajudando as pessoas, sempre que possível. Por esse
comportamento humilde, Maximuns é extremamente querido pela população de
Horizons. Seu principal objetivo na vida é se tornar um Guerreiro do
Horizonte, a classe mais elevada de guerreiros do seu reino.
Em batalha:
Maximuns é um guerreiro que usa espadas como arma, podendo se equipar
com armaduras pesadas e médias. A força física é o seu ponto forte, e
apesar dele também aprender técnicas que usam o poder mágico, é
recomendado investir no seu vigor, vitalidade e energia, pelo menos nos
níveis iniciais.
Solon Wise
Filho
de Bowen, líder dos Guerreiros do Horizonte, Solon sempre viveu no
castelo do Horizonte com o pai, sendo tratado por todos como uma espécie
de irmão mais velho de Maximuns. Apesar de ter perdido sua mãe ainda
recém nascido, Solon é bem humorado, otimista com o futuro e é
considerado um dos homens mais corajosos de Horizons, graças aos seus
feitos ainda antes de atingir a maioridade, quando capturou sozinho um
grupo de ladrões. Ele se torna um Guerreiro do Horizonte antes de
Maximuns e, apesar de ter mais experiência, prefere ficar na sombra do
jovem príncipe na maioria das situações, tomando a frente só quando é
realmente necessário. Filho único assim como Maximuns, Solon vê nele o
irmão que nunca teve, e faria qualquer coisa para protegê-lo.
Em batalha:
Solon é um lutador que usa luvas como armas, podendo se equipar com
armaduras médias e leves. Solon é forte e rápido. Sua resistência é
apenas razoável e seu poder mágico é baixo. A grande maioria de suas
técnicas são físicas, por isso é recomendado aumentar seu vigor, sendo
possível optar pela vitalidade ou agilidade como atributo secundário.
Ele ainda é o primeiro integrante do grupo a aprender uma técnica que
atinge todos os inimigos, sendo extremamente útil nos níveis iniciais.
Marin Seccas
Uma
órfã que cresceu sozinha em Leonia durante os tempos negros do
continente, se tornando uma ladra ainda criança para não morrer de fome.
Na adolescência, fugiu para Horizons escondida em um navio, com a
intenção de começar uma nova vida. Sem sucesso, tentou voltar a roubar,
mas foi pega por Elina, uma poderosa feiticeira da cidade Xirtam. Ao
invés de mandar prendê-la, Elina se comove com a história de Marin e
decide acolhê-la em sua casa, com a condição de que ela nunca mais
voltará a roubar. Impressionada com o bom coração de Elina, Marin
abandona para sempre a vida de ladra e começa a aprender magias com ela.
Mais tarde, ela conhece Maximuns sem saber que se trata do príncipe de
Horizons, e logo uma amizade conturbada surge entre os dois. Mas apesar
de sempre discutirem e nenhum dos dois admitir, eles gostam um do outro.
Marin
teve que crescer rápido, e aprendeu cedo como a vida pode ser difícil, e
talvez por isso tenha desenvolvido uma personalidade forte. É mandona e
tem pavio curto, características que geralmente irrita Maximuns, mas
apesar disso, é extremamente insegura em situações de risco. Seu maior
medo é voltar a ficar sozinha no mundo.
Em batalha:
Marin é uma feiticeira aprendiz que usa cajados como arma, podendo se
equipar com armaduras médias e leves. Obviamente, seus pontos fortes são
seu poder mágico e sua mana, mas graças a infância como ladra, Marin
também tem uma agilidade respeitável. Seu ataques elementais causam
muito dano, principalmente quando usados nos adversários certos. Existem
várias "builds" possíveis: Pode-se investir em intelecto e mana para
maximizar os danos causados por seus ataques, em energia e vitalidade
para aumentar sua resistência, ou mesmo em agilidade para possivelmente
torná-la a integrante mais rápida do grupo, graças a sua agilidade
naturalmente alta.
Mizuki Ochiima
Mizuki
é a bela princesa do reino de Leonia, filha do rei Iros e da rainha
Megumi. Tem uma personalidade mais fechada e está sempre pronta para
ouvir e ajudar os amigos. Ela foi determinante para que Leonia superasse
o período negro, quando desastres naturais destruíram a maioria das
lavouras do continente, fazendo muitas pessoas passarem fome. Até hoje é
dito que apenas com as palavras gentis de Mizuki, as pessoas voltaram a
ter calma e esperança em um futuro melhor.
Conheceu Maximuns quando
ele ainda era uma criança, e volta a encontrá-lo depois de anos, quando
Mizuki e o rei Iros fazem uma visita ao reino de Horizons no dia do
aniversário do jovem príncipe.
Em batalha:
Mizuki é uma onna-bugeisha que usa katanas como arma, sendo a única
integrante do grupo que pode se equipar com todos os tipos de armaduras.
Seus atributos são bem equilibrados, sendo possível fazer vários tipos
de "builds", mas como todas as suas técnicas são físicas, recomenda-se
dar preferência ao vigor, ao invés de intelecto. Como ela pode se
equipar com todos os tipos de armaduras, é possível fazer combinações
incríveis de armaduras leves e pesadas, fazendo Mizuki ter uma alta
defesa e ao mesmo tempo, várias resistências a elementos ou debuffs.
Rafael Terril
Um
mercenário que viaja pelo mundo por motivos desconhecidos fazendo todo
tipo de trabalho com seu amigo Rudy. Tem um bom coração e é uma pessoa
responsável, se recusando a fazer trabalhos que prejudique pessoas
inocentes, mas apesar de tudo, parece carregar consigo uma culpa que o
enche de vergonha e ódio ao mesmo tempo. Seu passado é um mistério, e
existem coisas que ele não revela nem para o seu melhor amigo Rudy.
Outra coisa desconhecida é a sua cidade natal, mas como ele parece forte
demais para uma pessoa comum, é provável que ele tenha tido treinamento
especial para combates. Sempre carrega uma fita preta amarrada em seu
machado, aparentemente como um sinal de luto, mas maiores detalhes sobre
o assunto também são desconhecidos.
Em batalha:
Rafael é um mercenário que usa machados como arma, podendo se equipar
com armaduras pesadas e médias. Sua vitalidade e energia são
astronômicas, fazendo dele um verdadeiro "tanque" físico, além de também
ter um vigor respeitável. Suas habilidades físicas causam muito dano, e
ele também aprende ataques indiretos muito úteis como o Ameaça, que
corta o vigor do adversário pela metade. Você pode investir em vigor,
vitalidade ou energia como atributos principais, e apesar de parecer
estranho, investir em intelecto também pode se mostrar muito útil em
níveis mais elevados, pois aumenta a sua resistência mágica. Como sua
resistência física já é naturalmente alta, Rafael tem potencial para ser
uma parede física e mágica, o tornando um personagem extremamente
difícil de ser derrubado em batalha.
Rudy
Uma
pessoa que, por motivos desconhecidos, foi transformado em lobo. Rudy
tem uma personalidade extremamente calma e tranquila, e é difícil vê-lo
perder o controle e ficar nervoso ou com medo, mas assim como Rafael,
seu passado é um mistério. Não se sabe de onde ele veio, nem por que foi
transformado em um lobo. O que é certo é a sua fidelidade e amizade
sincera com o mercenário Rafael. Também não se sabe como os dois se
conheceram, mas aparentemente eles viajam juntos a bastante tempo. Com
um tom de voz calmo e firme, Rudy aparenta ser muito inteligente e ter
muita experiência de vida. É revelado que ele amaldiçoou o próprio
destino ao ser transformado em lobo, e pensou até em suicídio, mas
parece ter superado o trauma. Rudy também não parece ser seu nome
verdadeiro, e sim um modo como passou a ser chamado desde que foi
transformado em lobo. Com a transformação, Rudy também adquiriu os
sentidos aguçados de um lobo, por isso ele tem o olfato e a audição
extremamente apurados, sendo uma habilidade útil ao grupo. Não se sabe
se existe uma maneira de reverter o feitiço que o transformou.
Em batalha:
Rudy é um lobo que usa o poder de outros lobos como arma, podendo ser
equipado apenas com armaduras leves. É forte, rápido e possui o poder
mágico elevado, tendo sua resistência física como ponto fraco, acentuado
pelo fato de não poder usar equipamentos na cabeça (elmos). É o
integrante do grupo com o maior número de habilidades, em sua maioria,
ataques mágicos, por isso é recomendado investir em intelecto como
atributo principal.
Dominic Falko
Assim
como Rafael, é um mercenário do continente de Leonia, mas é conhecido
por trabalhar sozinho. Conhece Rafael por intermédio do prefeito de
Morona, que os obriga a trabalhar juntos em uma missão de resgate.
Apesar de hesitar no início, acaba aceitando a oferta por que precisava
do dinheiro da recompensa. Ao fim da missão, Dominic admite que foi bom
trabalhar com Rudy, e acaba por desenvolver um respeito mútuo por
Rafael. Mais tarde, ele volta ao grupo, desta vez em definitivo, quando
descobre informações importantes sobre o Novo Aeon.
Dominic é um
homem livre que adora mistérios. Sua experiência de vida é extremamente
útil ao grupo e sempre que o próximo destino é decidido, ele tem
informações para compartilhar sobre o local. Apesar disso, é especulado
que ele tem alguém importante em sua vida, pois quando todos decidem
visitar seus entes queridos, apenas Rafael, Rudy e Phoebe decidem não
visitar ninguém.
Em batalha:
Dominic é um ladino que usa facas como armas, podendo se equipar com
armaduras médias e leves. É naturalmente o integrante mais rápido do
grupo, tendo os outros atributos equilibrados. Por quase sempre atacar
primeiro, Dominic é muito participativo em batalha, principalmente
porque suas habilidades são muito úteis. É recomendado mantê-lo como o
mais rápido, investindo sempre que possível em sua agilidade, podendo-se
escolher quaisquer outros atributos como secundários.
Phoebe Dallis
Como
ela mesmo gosta de se definir, "um dos maiores cérebros da Terra
Verde". Phoebe é extremamente inteligente e está sempre estudando sobre
diversos tipos de assunto. Conheceu Rudy anos atrás e aparentemente foi
decisiva para que o mesmo superasse o trauma da misteriosa
transformação. Justamente por isso, Rudy lembra da velha amiga quando o
grupo necessita de alguém inteligente o bastante para ajudá-los. Phoebe
vive no isolado vilarejo de Damasco, no continente de Arcia, e
prontamente atende ao pedido de Rudy, pois, segundo ela, esperou a vida
inteira para que seu cérebro fosse usado para uma coisa realmente
importante. É uma garota alto astral e se empolga facilmente, fazendo
todos a sua volta simpatizarem com ela, mas apesar disso, vive sozinha.
Em batalha:
Phoebe é uma filosofa que usa um chicote como arma, podendo se equipar
com armaduras médias e leves. Sendo extremamente inteligente, é natural
que seus ataques mágicos sejam poderosos. Os seus outros atributos
também são respeitáveis e equilibrados, a não ser por sua agilidade, que
é abaixo do normal. Phoebe aprende magias poderosas que atingem a todos
os adversários, podendo acabar com um grupo inteiro de inimigos
sozinha. Pode-se aumentar seu intelecto para suas magias serem ainda
mais efetivas ou mesmo sua agilidade, para que ela não demore tanto a
atacar.
Sistemas:
Escudo
de Ouro oferece vários sistemas únicos feitos por eventos, como o
sistema de forja, o sistema de coleta, o sistema de mestres, o sistema
de perícias e o sistema de aprendizado de novas técnicas, além de vários
mini-games. O jogo conta também com 8 personagens jogáveis, cada um com
suas características próprias, tornando possível montar dezenas de
equipes diferentes, dependendo do seu estilo de jogo. Além disso,
diferentemente da maioria dos RPGs, os oito personagens tem igual
importância na trama.
Sobre o sistema de forja:
Em
EdO, você pode forjar seus próprios equipamentos, e para isso você vai
precisar de 3 tipos de itens: Materiais, que podem ser obtidos ao
derrotar a maioria dos monstros ou comprando dos vendedores de
materiais; Minerais, que podem ser obtidos em reservas de mineral ou em
troncos secos; Receitas, que podem ser encontradas em baús ou compradas
de alguns mercantes. Uma vez em uma Forja, você vai precisar da receita
do equipamento pretendido para saber quais são os itens necessários para
forjá-lo. Quando conseguir todos os itens, basta usar a bigorna certa
para forjar seu equipamento único. Maiores explicações sobre como forjar
podem ser encontradas dentro do próprio jogo.
Sobre o sistema de coleta:
No
mundo de EdO, existem diversas reservas de mineral, e você pode
conseguir pedras do minério específico ao usar uma picareta na reserva.
Essas reservas se recuperam sozinhas com o tempo, por isso você pode
memorizar os locais onde existem reservas e voltar lá depois de algum
tempo. O mesmo vale para os troncos secos, onde você pode conseguir
madeira usando machados; e vasos antigos, onde você pode conseguir
textos mágicos usando orbes. Maiores informações sobre o sistema de
coleta podem ser encontradas dentro do próprio jogo.
Sobre o sistema de mestres:
Usando
os Cristais da experiência, todos os membros do grupo podem aprimorar
seus atributos com a ajuda dos mestres. Funciona assim: A cada três
níveis ganhos em batalha, cada membro do grupo tem direito a uma aula
com um mestre. Essas aulas aumentam certos atributos e diminuem outros,
dependendo do tipo de mestre. Se o mestre for um mago, por exemplo, o
personagem ganhará intelecto e mana, mas perderá um pouco de energia e
vigor. Existem oito mestres para serem encontrados no mundo de EdO,
sendo que apenas 2 aparecem obrigatoriamente na história. Maiores
informações sobre o sistema de mestres podem ser encontradas dentro do
próprio jogo.
Sobre o sistema de perícias:
Depois
de ter várias aulas com o mesmo mestre, os membros do grupo terão
acesso a perícias. Cada um dos oito mestres ensinam perícias diferentes
dependendo de sua classe, e todos os membros do grupo podem "equipar"
essas perícias e usá-las em batalha. Isso também pode ser feito através
dos Cristais da experiência, e cada membro do grupo pode ter até quatro
perícias equipadas ao mesmo tempo. As perícias podem ser de ataque,
cura, suporte e indireta. Maiores informações sobre o sistema de
perícias podem ser encontradas dentro do próprio jogo.
Sobre o sistema de aprendizado de novas técnicas:
Cerca
de 30% de todos os monstros do jogo "dropam" um item chamado fragmento
inspirador. Juntando dez desses fragmentos e levando-os em um Poço
espiritual, você poderá transformá-los em uma esfera inspiradora, e é
com essas esferas que todos os membros do grupo aprendem novas técnicas.
Além da esfera inspiradora, a única coisa que o personagem precisa para
aprender a nova técnica é alcançar o nível necessário. Isso também pode
ser feito através dos Cristais da experiência. Maiores informações
sobre o sistema de aprendizado de novas técnicas podem ser encontradas
dentro do próprio jogo.
Todos os sistemas listados até agora
foram feitos apenas por eventos. Os scripts usados no projeto são
simples em sua maioria, entretanto, dois deles dão uma cara diferente ao
projeto:
Sistema de batalha igual ao RPG Maker XP, ou seja, batalha frontal com um "battler" representando os membros do grupo;
Bestiário, com informações sobre todos os monstros, incluindo os itens que podem ser obtidos derrotando os mesmos;
Screens:
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Vídeo do jogo:
O
vídeo já está antigo e muita coisa está diferente na versão atual. A
principal delas é que agora existe um fundo nas batalhas, como vocês
podem ver nas screens acima.
Considerações finais:
Escudo
de Ouro já é um projeto antigo no qual eu trabalho desde 2010. Cerca de
75% do jogo já está pronto, sendo que a demo disponível contém cerca de
15 a 20 horas de jogo. Todos os sistemas listados já estão funcionais, e
acredito que também já estejam livres de bugs. A previsão é que eu
termine o projeto ainda em 2012. Qualquer dúvida, me prontifico a
responder aqui mesmo no tópico.
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