Variáveis!
Aqui está mais um problema para a maioria dos makers iniciantes.
As variáveis representam objetos (como itens, Heróis, níveis, dinheiro, atributos, etc) e depois armazenam os valores numéricos respectivos (a quantidade).
Está confuso? Não se preocupe, veremos um exemplo.
Imagine que você tem 550 moedas de ouro com o seu personagem. Se você criar uma nova variável que represente o objeto dinheiro, o valor numérico (quantidade) da variável será 550 (porque ela está representando a quantidade de dinheiro).
Simplificando ainda mais: Se você criar uma nova variável
que represente o nível do seu personagem, o valor dela será igual ao
nível do personagem. Ou seja, se o personagem for nível 10, a variável
terá um valor de 10.
Isto é, na verdade, muito simples de
entender. E porque queremos nós que as variáveis armazenem os valores
numéricos de certos objetos?
Simples. Podemos fazer coisas extraordinárias usando apenas uma variável
e uma condição. Para que você entenda melhor, vamos criar um exemplo
prático. Comece criando um novo evento.
Dê a ele o nome e o gráfico que quiser, e logo em seguida use um novo comando de evento: Opções de Variável.
Clique no botão em destaque na imagem
abaixo para criar uma nova variável, ou escolher alguma já existente. No
nosso caso, iremos criar uma nova variável com o nome de Mundo RPG Maker.
Agora que já escolhemos a variável, vamos definir o que é que ela representará. Configure como está na imagem abaixo:
Individual – 0001 Mundo RPG Maker: Aqui você definiu a variável que representará um objeto.
Substituir: Ao escolher esta opção, quer dizer que a variável vai ser igual a alguma coisa.
Herói – 001 Ash – Nível: Aqui, você definiu o objeto que será representado pela variável.
Ou seja, a variável Mundo RPG Maker será igual ao nível do personagem Ash.
Após clicar em OK, a variável fica
definida. Agora vamos criar uma condição simples, para você ver um
exemplo da utilidade das variáveis. Crie uma condição como a que está na
imagem abaixo:
Na Constante coloque o valor que a variável deverá ter para que algo aconteça. No caso acima, 10. Depois, escolha Maior/Igual.
Isso fará com que se a variável Mundo RPG Maker (que representa o nível do Herói) tenha um valor numérico Maior ou Igual a 10, algo aconteça.
Agora que já temos a condição, você pode fazer um montão de coisas. Dentro da Condição coloque o que acontecerá caso o personagem tenha o nível 10. Já na Exceção, coloque o que acontecerá caso o personagem ainda não tenha o nível 10. Veja como foi feito:
Pronto, acabamos um evento. Agora crie
outro evento no mesmo mapa, que altere o nível do personagem para o
nível 10, tal como na imagem abaixo.
Para isso, vá na terceira aba dos Comandos de Evento e clique em Mudar Nível.
Observação:
Não se esqueça que o personagem começa no nível 1. Por isso, o nível
dele será aumentado com mais 9 níveis, para que fique no nível 10.
Rode o jogo e fale com o Guarda.
Como pode ver, o personagem no nível 1
não consegue saber qual é o site de que o Guarda tanto fala. Porém, o
Herói decide recorrer à ajuda do Cristal para avançar uns níveis.
Por fim, o Guarda lhe conta o segredo:
Pronto, você acaba de aprender o básico
sobre variáveis. Com elas dá para fazer centenas e mais centenas de
coisas. Basta um pouco de paciência e imaginação!
O que são e como usar?
Aqui está mais um problema para a maioria dos makers iniciantes.
- O que raios vem a ser uma variável?
- Para que servem?
As variáveis representam objetos (como itens, Heróis, níveis, dinheiro, atributos, etc) e depois armazenam os valores numéricos respectivos (a quantidade).
Está confuso? Não se preocupe, veremos um exemplo.
Imagine que você tem 550 moedas de ouro com o seu personagem. Se você criar uma nova variável que represente o objeto dinheiro, o valor numérico (quantidade) da variável será 550 (porque ela está representando a quantidade de dinheiro).
Simplificando ainda mais: Se você criar uma nova variável
que represente o nível do seu personagem, o valor dela será igual ao
nível do personagem. Ou seja, se o personagem for nível 10, a variável
terá um valor de 10.
Isto é, na verdade, muito simples de
entender. E porque queremos nós que as variáveis armazenem os valores
numéricos de certos objetos?
Simples. Podemos fazer coisas extraordinárias usando apenas uma variável
e uma condição. Para que você entenda melhor, vamos criar um exemplo
prático. Comece criando um novo evento.
Dê a ele o nome e o gráfico que quiser, e logo em seguida use um novo comando de evento: Opções de Variável.
Clique no botão em destaque na imagem
abaixo para criar uma nova variável, ou escolher alguma já existente. No
nosso caso, iremos criar uma nova variável com o nome de Mundo RPG Maker.
Agora que já escolhemos a variável, vamos definir o que é que ela representará. Configure como está na imagem abaixo:
Individual – 0001 Mundo RPG Maker: Aqui você definiu a variável que representará um objeto.
Substituir: Ao escolher esta opção, quer dizer que a variável vai ser igual a alguma coisa.
Herói – 001 Ash – Nível: Aqui, você definiu o objeto que será representado pela variável.
Ou seja, a variável Mundo RPG Maker será igual ao nível do personagem Ash.
Após clicar em OK, a variável fica
definida. Agora vamos criar uma condição simples, para você ver um
exemplo da utilidade das variáveis. Crie uma condição como a que está na
imagem abaixo:
Na Constante coloque o valor que a variável deverá ter para que algo aconteça. No caso acima, 10. Depois, escolha Maior/Igual.
Isso fará com que se a variável Mundo RPG Maker (que representa o nível do Herói) tenha um valor numérico Maior ou Igual a 10, algo aconteça.
Agora que já temos a condição, você pode fazer um montão de coisas. Dentro da Condição coloque o que acontecerá caso o personagem tenha o nível 10. Já na Exceção, coloque o que acontecerá caso o personagem ainda não tenha o nível 10. Veja como foi feito:
Pronto, acabamos um evento. Agora crie
outro evento no mesmo mapa, que altere o nível do personagem para o
nível 10, tal como na imagem abaixo.
Para isso, vá na terceira aba dos Comandos de Evento e clique em Mudar Nível.
Observação:
Não se esqueça que o personagem começa no nível 1. Por isso, o nível
dele será aumentado com mais 9 níveis, para que fique no nível 10.
Rode o jogo e fale com o Guarda.
Como pode ver, o personagem no nível 1
não consegue saber qual é o site de que o Guarda tanto fala. Porém, o
Herói decide recorrer à ajuda do Cristal para avançar uns níveis.
Por fim, o Guarda lhe conta o segredo:
Pronto, você acaba de aprender o básico
sobre variáveis. Com elas dá para fazer centenas e mais centenas de
coisas. Basta um pouco de paciência e imaginação!