Gênero: Sci-Fi/Fan Game
Plataforma: RPG Maker VXA
Data de início: 15/02/12
Produção: Lmarfim
Por
se tratar de um fan game baseado no universo Star Wars, um conhecimento
básico sobre os primeiros filmes da série (episódio IV, V e VI) é
necessário. A sugestão é que assistam esses filmes ou procurem um
"resumo da ópera" antes de jogarem; caso contrário eu teria que planear
todo o contexto em que o game se baseia - algo que seria chato,
desgastante e que possivelmente não alcançaria o objetivo (aqui vale a
regra de "uma imagem vale mais do que mil palavras").
Apesar
disso, a minha proposta não é um jogo apenas para fans, mas também para
aqueles que acham Star Wars legal (ou legalzinho), e que se divirtam e
compreendam o desenrolar da história sem ter profundos conhecimentos
sobre os filmes. Sei que é um ponto negativo sobre o projeto, mas foi a
escolha que fiz. Também não estou nutrindo ambições na comunidade Maker,
mas de forma ou de outra, eu espero que se divirtam.
se tratar de um fan game baseado no universo Star Wars, um conhecimento
básico sobre os primeiros filmes da série (episódio IV, V e VI) é
necessário. A sugestão é que assistam esses filmes ou procurem um
"resumo da ópera" antes de jogarem; caso contrário eu teria que planear
todo o contexto em que o game se baseia - algo que seria chato,
desgastante e que possivelmente não alcançaria o objetivo (aqui vale a
regra de "uma imagem vale mais do que mil palavras").
Apesar
disso, a minha proposta não é um jogo apenas para fans, mas também para
aqueles que acham Star Wars legal (ou legalzinho), e que se divirtam e
compreendam o desenrolar da história sem ter profundos conhecimentos
sobre os filmes. Sei que é um ponto negativo sobre o projeto, mas foi a
escolha que fiz. Também não estou nutrindo ambições na comunidade Maker,
mas de forma ou de outra, eu espero que se divirtam.
A
trama começa cinco anos após a derrota do Imperador e a destruição da
segunda Estrela da Morte (episódio VI, O Retorno de Jedi). Ao contrário
do que se poderia imaginar, tais eventos não significaram o fim da
guerra. Mesmo com seu efetivo deveras reduzido, contando com oficiais
jovens e inexperientes, o Império continua a ameaçar a paz e a liberdade
na galáxia. A Rebelião vencedora fundou uma Nova República, com sede no
planeta Coruscant, mas enfrenta vários problemas para se estabelecer.
Além
de disputas de liderança e suspeitas de traição, a Nova República tenta
desesperadamente adquirir naves (e seus pilotos), negociando inclusive
com contrabandistas. Nesse cenário está inserido um grupo de
anti-heróis mercenários denominados Corellian Intergalactic Mercenary
Force. Ao serem contatados por Han Solo, o grupo - inadvertidamente, e
mesmo evitando isso -, se vê envolvido em uma teia de intrigas e enganos
que os forçará a escolher um lado na épica batalha que definirá o
destino da galáxia; e deles mesmos.
O jogo mostrará como
background a batalha ocorrida entre as duas forças em disputa pelo
poder. De um lado a Nova República, que enfrenta severas dificuldades
para consolidar seu governo na galáxia; de outro o Império remanescente
sob a liderança do último Grande Almirante, o insidioso Thrawn,
humanóide de pele azul e o único não-humano a receber o título do
Imperador. Thrawn é provavelmente o maior gênio em estratégia militar já
conhecido, capaz de analisar a psicologia e prever as ações do povo
inimigo pelo estudo de suas obras de arte.
Apesar de não estar
envolvido numa disputa direta pelo governo da galáxia, um terceiro
elemento participa dessa movimentação de poder, fazendo seu jogo nas
sombras do sub-mundo - Talon Karrde, um gângster influente que emergiu
como lider após a morte de Jabba, o Hutt, ocupando o vácuo deixado no
sub-mundo. Sendo seu interesse maior controlar as rotas comerciais do
mercado obscuro, e manter uma influência corrupta sobre a "politicalha"
vigentes nos planetas, Karrde passa por cima de quem se encontra no
caminho.
trama começa cinco anos após a derrota do Imperador e a destruição da
segunda Estrela da Morte (episódio VI, O Retorno de Jedi). Ao contrário
do que se poderia imaginar, tais eventos não significaram o fim da
guerra. Mesmo com seu efetivo deveras reduzido, contando com oficiais
jovens e inexperientes, o Império continua a ameaçar a paz e a liberdade
na galáxia. A Rebelião vencedora fundou uma Nova República, com sede no
planeta Coruscant, mas enfrenta vários problemas para se estabelecer.
Além
de disputas de liderança e suspeitas de traição, a Nova República tenta
desesperadamente adquirir naves (e seus pilotos), negociando inclusive
com contrabandistas. Nesse cenário está inserido um grupo de
anti-heróis mercenários denominados Corellian Intergalactic Mercenary
Force. Ao serem contatados por Han Solo, o grupo - inadvertidamente, e
mesmo evitando isso -, se vê envolvido em uma teia de intrigas e enganos
que os forçará a escolher um lado na épica batalha que definirá o
destino da galáxia; e deles mesmos.
O jogo mostrará como
background a batalha ocorrida entre as duas forças em disputa pelo
poder. De um lado a Nova República, que enfrenta severas dificuldades
para consolidar seu governo na galáxia; de outro o Império remanescente
sob a liderança do último Grande Almirante, o insidioso Thrawn,
humanóide de pele azul e o único não-humano a receber o título do
Imperador. Thrawn é provavelmente o maior gênio em estratégia militar já
conhecido, capaz de analisar a psicologia e prever as ações do povo
inimigo pelo estudo de suas obras de arte.
Apesar de não estar
envolvido numa disputa direta pelo governo da galáxia, um terceiro
elemento participa dessa movimentação de poder, fazendo seu jogo nas
sombras do sub-mundo - Talon Karrde, um gângster influente que emergiu
como lider após a morte de Jabba, o Hutt, ocupando o vácuo deixado no
sub-mundo. Sendo seu interesse maior controlar as rotas comerciais do
mercado obscuro, e manter uma influência corrupta sobre a "politicalha"
vigentes nos planetas, Karrde passa por cima de quem se encontra no
caminho.
Após
o contato da Nova República, o grupo mercenário passa a ser severamente
perseguido por Caçadores de Recompensa. Além de um dos membros ser
raptado, a base do grupo (uma estação espacial de pequeno porte) é
severamente danificada. A nave que promove o ataque tem a ID da nave
particular de Talon Karrde; que era conhecido por prestar auxílio à
Rebelião no passado. Mesmo que o reconhecimento da nave atacante aponte
Talon Karrde como responsável pelo ataque, as gravações internas da base
mostram antigos membros da inteligência imperial fazendo o sequestro.
Entre as intrigas internas da Nova República, o poderio gângster de
Talon Karrde e o novo Imperador Thrawn trabalhando para angariar
simpatizantes e espionando a todos, o grupo mercenário se vê em mal
lençóis e desorientados.
Na confusão instaurada, o grupo desconfia de tudo e de todos, iniciando suas investigações...
PERSONAGENS:
Spoiler :
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|
|
|
Spoiler :
~~REPÚBLICA~~ ~~SUBMUNDO~~ ~~IMPÉRIO~~ ~~???~~ |
AUTOR SCRIPT
Khas Awesome Light Effects 1.0
Mog Hunter Animated Title
Yanfly Ace Battle Engine v 1.22
Victor Engine Basic Mode
Victor Engine Animated Battle
Victor Engine Actors Battle
Victor Engine Fixed Parallax
Victor Engine Fog and Overlay
VMS Simple Quest Book
~~SISTEMAS~~
Spoiler :
Batalha em visão lateral - Script
Estou usando o script do Victor - Animated Battle para fazer a batalha em sistema lateral.
A ideia é ficar bem próximo aos sistemas de jogos clássicos, como a série Final Fantasy
para SNES.
Sistema de "Stealth" - Eventos - autor (parcial) Caes
Em alguns momentos do jogo, os personagens deverão evitar o confronto e passar
despercebidos pelos inimigos, precisando ficar fora do "campo de visão" deles. Além de se
esquivar dos olhares, ao andar os personagens não farão ruídos, e poderão se aproximar
do inimigo e fazer um coup de grace. Dependendo do personagem no grupo, haverá a opção
de usar um truque mental (por aqueles que manipulam a Força) a quem se queira enganar ou
manipular a mente.
Melhoria do Armamento - Eventos
Ao invés de fazer um número razoável de armas diferenciadas, o jogo terá poucas
opções de armamentos do mesmo tipo, mas com a opção de encaixar peças especiais, melhorando
atributos como o precisão, a capacidade de acerto crítico, o dano, etc. O mesmo será válido para
elementos de defesa, como "armaduras" (aspas por ser um sci-fi) com capacidade para revestimento
contra elementos e melhoria em atributos, como esquiva, aumento da defesa, entre outros.
ABS em Transições nos Mapas Globais - Eventos
Os personagens não caminharão entre locais distantes nos mapas globais. O jogador escolherá o
destino e dependendo das chances poderá haver encontros que serão jogados a partir de um ABS
por eventos. A imagem acima mostra como será a interface de um combate em que o deslocamento
entre locais no mapa serão feitos com as speed bikers. Haverá a opção de atirar para trás com pistolas,
para frente com o tubo de laser da bike, e também granadas.
"Side Quests" - Caçada por Recompensa - Eventos e Script
Haverá "quests" opcionais (não obrigatórias) no jogo. Um dos sistemas será a de caçar - seres inteligentes
ou não - em troca de recompensas. O script do VMS - Simple Quest Book foi adicionado para auxiliar o jogador
quanto ao andamento do arco principal da história e também das paralelas, feitas através de eventos.
Corrida (melhor marca) - Eventos
Cada planeta (e um cassino-estação espacial) terá um "circus máximo", local onde o jogador poderá
participar de corridas com as speeder bikes em busca do melhor tempo. Feito por eventos, elas contarão
com turbos, objetos que provocarão desaceleração e retardamento, e até mesmo batida e a perda parcial
da bike. Fazer o melhor tempo incorrerá em recompensas em créditos (moeda vigente) e ítens que não poderão
ser obtidos de outra forma.
Estou usando o script do Victor - Animated Battle para fazer a batalha em sistema lateral.
A ideia é ficar bem próximo aos sistemas de jogos clássicos, como a série Final Fantasy
para SNES.
Sistema de "Stealth" - Eventos - autor (parcial) Caes
Em alguns momentos do jogo, os personagens deverão evitar o confronto e passar
despercebidos pelos inimigos, precisando ficar fora do "campo de visão" deles. Além de se
esquivar dos olhares, ao andar os personagens não farão ruídos, e poderão se aproximar
do inimigo e fazer um coup de grace. Dependendo do personagem no grupo, haverá a opção
de usar um truque mental (por aqueles que manipulam a Força) a quem se queira enganar ou
manipular a mente.
Melhoria do Armamento - Eventos
Ao invés de fazer um número razoável de armas diferenciadas, o jogo terá poucas
opções de armamentos do mesmo tipo, mas com a opção de encaixar peças especiais, melhorando
atributos como o precisão, a capacidade de acerto crítico, o dano, etc. O mesmo será válido para
elementos de defesa, como "armaduras" (aspas por ser um sci-fi) com capacidade para revestimento
contra elementos e melhoria em atributos, como esquiva, aumento da defesa, entre outros.
ABS em Transições nos Mapas Globais - Eventos
Os personagens não caminharão entre locais distantes nos mapas globais. O jogador escolherá o
destino e dependendo das chances poderá haver encontros que serão jogados a partir de um ABS
por eventos. A imagem acima mostra como será a interface de um combate em que o deslocamento
entre locais no mapa serão feitos com as speed bikers. Haverá a opção de atirar para trás com pistolas,
para frente com o tubo de laser da bike, e também granadas.
"Side Quests" - Caçada por Recompensa - Eventos e Script
Haverá "quests" opcionais (não obrigatórias) no jogo. Um dos sistemas será a de caçar - seres inteligentes
ou não - em troca de recompensas. O script do VMS - Simple Quest Book foi adicionado para auxiliar o jogador
quanto ao andamento do arco principal da história e também das paralelas, feitas através de eventos.
Corrida (melhor marca) - Eventos
Cada planeta (e um cassino-estação espacial) terá um "circus máximo", local onde o jogador poderá
participar de corridas com as speeder bikes em busca do melhor tempo. Feito por eventos, elas contarão
com turbos, objetos que provocarão desaceleração e retardamento, e até mesmo batida e a perda parcial
da bike. Fazer o melhor tempo incorrerá em recompensas em créditos (moeda vigente) e ítens que não poderão
ser obtidos de outra forma.
Spoiler :
Estou
disponibilizando uma mini demo (com 40 minutos a 1 hora de jogo). A
idéia é mostrar como será a ambientação, os gráficos trabalhados, um
pouco do sistema de batalha e principalmente a ignição da história.
Ainda estou organizando os outros sistemas, e sei que há algumas
"lapidações" a fazer, mas espero que se divirtam!
disponibilizando uma mini demo (com 40 minutos a 1 hora de jogo). A
idéia é mostrar como será a ambientação, os gráficos trabalhados, um
pouco do sistema de batalha e principalmente a ignição da história.
Ainda estou organizando os outros sistemas, e sei que há algumas
"lapidações" a fazer, mas espero que se divirtam!
- CLIQUE PARA IR AO LINK DA DEMO (SEM RTP)
AGRADECIMENTOS:
Especial ao Caes pela força e consultoria, e ao pessoal do Santuário, por sanarem dúvidas e disponibilizar recursos!
À Square, pelo péssimo jogo Rudra no Hihou - que apesar de péssimo possibilitou a criação dos meus personagens e NPCs.