Galo 100% brasileiro
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Em poucos dias será dado o pontapé inicial da Copa do Mundo de Clubes da FIFA Marrocos 2013. Os campeões de cada uma das seis confederações, além do último campeão nacional do país anfitrião, farão de tudo para conquistar o cobiçado título mundial.
Al-Ahly (Egito/CAF), Atlético Mineiro (Brasil/CONMEBOL), Auckland City (Nova Zelândia/OFC), Monterrey (México/CONCACAF), Guangzhou Evergrande (China VR/AFC), Bayern de Munique (Alemanha/UEFA) e Raja de Casablanca (Marrocos/representante do país anfitrião) lutarão a partir do dia 11 de dezembro para ver quem é o melhor clube do planeta. Aproveitando que esta será a décima edição do torneio, oFIFA.com reuniu para você uma seleção dos números e estatísticas mais interessantes da história da competição.
35960
torcedores em média compareceram a cada um dos 75 jogos anteriores da Copa do Mundo de Clubes da FIFA. O recorde de público aconteceu em duas partidas da edição inaugural do torneio, em 2000, no Brasil, quando 73 mil pessoas foram ver Manchester United contra Vasco da Gama (1 x 3) e a final entre Corinthians e Vasco (4 x 3 nos pênaltis) no Maracanã.
240
segundos foi o tempo que transcorreu após o apito inicial para que Emad Mohammed, do clube iraniano Sepahan, marcasse 1 a 0 contra o neozelandês Waitakere United na edição de 2007. Os gols mais rápidos de um jogador que entrou no decorrer da partida foram marcados por Wayne Rooney (Manchester United) e Luis Montes (Pachuca), ambos em 2008 no Japão. Eles mandaram a bola para as redes depois de ficarem por apenas 60 segundos em campo.
220
gols foram marcados nas 75 partidas já disputadas no torneio. Oito deles aconteceram no duelo entre Gamba Osaka e Manchester United , que terminou com vitória por 5 a 3 para os europeus. Os principais artilheiros da história da Copa do Mundo de Clubes da FIFA, todos com quatro gols, são Lionel Messi (Barcelona), Denílson (Pohang Steelers) eMohamed Aboutrika (Al-Ahly). O egípcio, que deve se aposentar após o Mundial, tem neste ano a possibilidade de se isolar na primeira colocação.
1,96
metro é a altura do zagueiro belga do Bayern de Munique Daniel van Buyten. Ele é o jogador mais alto da edição deste ano do torneio, à frente dos goleiros Giovanni (1,95 m) e Victor (1,94 m), ambos do Atlético Mineiro. Já Ahmed Kenawi, do Al Ahly, tem 33 centímetros a menos que Van Buyten e é o jogador de menor estatura entre todas as equipes.
160
jogadores defenderão as sete equipes da Copa do Mundo de Clubes da FIFA 2013, representando um total de 31 nações. Além dos atletas dos países participantes, também há jogadores de nações como Mauritânia, Dinamarca e Fiji. O Atlético Mineiro é o único clube que conta apenas com atletas nascidos no seu próprio país.
46
clubes de 23 países, no total, disputaram as nove edições do torneio. Neste ano há três estreantes: Bayern, Guangzhou Evergrande e Atlético Mineiro. Com a participação de Bayern e Guangzhou, esta será a primeira vez em que Alemanha e China são representados em um Mundial de Clubes, enquanto o Brasil chega a seis representantes diferentes (além do Atlético, Vasco, Corinthians, São Paulo, Internacional e Santos) e quatro títulos.
38
anos é a idade de Wael Gomaa (Al Ahly), o que faz dele o jogador mais velho da Copa do Mundo de Clubes da FIFA deste ano. Oliver Sail, do Auckland City, ainda não completou nem 18 anos e é o mais jovem de todas as equipes participantes. O clube neozelandês tem uma média de idade pouco superior a 25 anos, sendo, portanto, a equipe mais jovem, enquanto o Atlético Mineiro, com pouco mais de 28 anos em média, é o mais velho da competição.
10
edições será a marca alcançada nesta Copa do Mundo de Clubes da FIFA, que pela primeira vez será disputada em solo africano. Até hoje, apenas clubes da América do Sul (quatro vezes) e da Europa (cinco vezes) conquistaram o prestigiado título. Em 2010, o TP Mazembe (Congo) foi a primeira e única equipe de outra confederação a chegar à final. Al Ahly e Auckland City são os recordistas em participações, com cinco cada um incluindo a de 2013.
3
jogadores vão comemorar aniversário durante o torneio: o lateral atleticano Marcos Rocha(11/12/1988), Chemseddine Chtibi (14/12/1982) e Idrissa Coulibaly (19/12/1987), ambos do Raja. Caso os marroquinos vençam o Auckland City na sua partida de estreia, Chtibi terá como presente a oportunidade de enfrentar o Monterrey no dia do seu aniversário.
Fonte: Fifa.com