Fórum iBlue
Como criar tema para o Google Buddy_Group

Bem Vindos ao iBlue GAMES!

Registre-se para obter acesso especial em todo conteúdo presente no Fórum!
Tenha um bom uso do nosso fórum, e seja ativo!





Fórum iBlue
Como criar tema para o Google Buddy_Group

Bem Vindos ao iBlue GAMES!

Registre-se para obter acesso especial em todo conteúdo presente no Fórum!
Tenha um bom uso do nosso fórum, e seja ativo!





Somos ÚNICOS, somos o SEU fórum


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

Willians

1Como criar tema para o Google Empty Como criar tema para o Google Seg 10 Dez 2012 - 8:06

Willians
Membro
Ola pessoal , vim aqui ensinar como fazer um tema para o Google Chrome

Precisa de:

Paint.NET = [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
GIMP = [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Note PAD = [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
JSONLite = [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Vamos lá:

Uma vez que você tenha disponíveis os aplicativos necessários para a criação do tema, é hora de começar a trabalhar. Desde a criação das imagens até a produção de um arquivo CRX com o tema pronto são necessários quatro passos, os quais você confere em detalhes abaixo.

1° Criação das imagens:

Um dos elementos principais na personalização do Google Chrome são as imagens a serem utilizadas na barra de endereço, plano de fundo e barra de título. Você vai precisar de cinco imagens diferentes, cada uma para um elemento do navegador. Mesmo que o seu tema tenha apenas um jogo de cores e tonalidade, é necessário criar uma figura com a coloração desejada.

Para manter tudo organizado, crie uma pasta em qualquer diretório do seu computador com o nome escolhido para o tema. Em seguida, dentro da pasta criada adicione mais um diretório, com o nome “imagens”. Salve todas as figuras criadas dentro dessa pasta. Assim, fica mais fácil encontrar os arquivos para futuras edições.

Atenção: O elemento correspondente a cada uma das imagens é exibido em vermelho nas ilustrações abaixo.

Theme frame – imagem exibida na barra de título do navegador e atrás dos botões “Minimizar”, “Maximizar” e “Fechar”. A altura mínima para essa figura é de 30 pixels. Não há mínimo para a largura.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Theme toolbar – essa imagem será exibida na barra de favoritos e atrás da barra de endereço do Google Chrome. A altura mínima para essa figura é de 120 pixels. Não há mínimo para a largura.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Theme tab background – figura mostrada nas abas inativas do navegador. Embora normalmente os desenvolvedores prefiram colocar apenas uma cor nessa imagem é possível utilizar qualquer tipo de gravura. A altura mínima para essa figura é de 65 pixels. Não há mínimo para a largura.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

New tab page background – essa é a imagem mostrada como fundo quando uma nova aba é aberta no navegador. Recomenda-se o uso de uma imagem com resolução mínima de 800 x 600.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Theme attribution – a imagem escolhida para esse elemento é exibida no canto inferior direito da tela quando uma nova aba é aberta. Ela indica quem foi o criador do tema. Não há altura ou largura mínima para essa imagem.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Depois que todos os arquivos tiverem sido criados, a sua pasta “imagens” ficará com aparência similar à da imagem abaixo.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


2° Codificação

Uma vez que você tenha criado as imagens necessárias para inserir no tema, é hora de começar a mexer com o código. Para começar, abra um novo no Bloco de Notas, copiando o código abaixo para ele.

Spoiler:

Agora, clique em “Arquivo” e escolha a opção “Salvar como...”. Digite “manifest.json” no campo “Nome do arquivo” e marque a opção “Todos os arquivos” no campo “Tipo”. Certifique-se de que o arquivo está sendo salvo na pasta raiz do tema e clique em “Salvar”.

Isso fará com que um arquivo do tipo JSON seja criado, o qual terá o código necessário para a criação do tema desejado. Não se deixe intimidar pelos comandos presentes no código. Por mais que pareçam coisas vindas de outro mundo, logo você vai perceber que, na verdade, o código até faz um pouco de sentido.

Como você pode perceber o tema é dividido em quatro partes principais: images, color, tints e properties. Cada uma delas é responsável pela configuração de uma propriedade do tema.

Em “images” é onde todas as imagens criadas no primeiro passo deste tutorial serão carregadas, a fim de serem exibidas em seus determinados lugares.

• theme_frame: recebe a imagem a ser utilizada na barra de título do navegador;
• theme_toolbar: recebe a imagem a ser utilizada na barra de favoritos e barra de endereço;
• theme_ntp_background: recebe a imagem que será exibida como fundo de tela ao abrir uma nova aba;
• theme_tab_background: recebe a imagem que será exibida nas abas inativas;
• theme_ntp_attribution: recebe a imagem que identifica o(s) desenvolvedor(es) do tema.

Em “colors”, o usuário pode alterar as cores de exibição de links, botões e abas. As cores estão em formato RGB, por isso cada um dos valores entre os colchetes representa uma das opções de coloração (vermelho, verde e azul). É possível encontrar tabelas completas dos códigos RGB na internet. Na imagem mais abaixo é possível visualizar, em vermelho, os itens que podem ser alterados.

• ntp_link: responsável pela cor dos links presentes na área dos sites mais acessados e das abas fechadas recentemente;
• ntp_text: altera a cor do texto exibido na tela ao abrir uma nova aba no navegador;
• ntp_background: controla a cor de fundo da tela ao abrir uma nova aba;
• tab_text: responsável pela cor do texto do título da aba ativa;
• tab_background_text: responsável pela cor do texto do título das abas inativa;
• bookmark_text: controla a cor do texto exibido na barra dos favoritos.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Aproveite para mudar as cores e fazer experiências, a fim de descobrir o que os demais itens em “colors” alteram. Em “tints” você controla matiz, saturação e iluminação dos botões de navegação (“voltar”, “atualizar”, “próximo”).

Os valores entre colchetes podem assumir valores entre -1 e 1, onde -1 não faz alteração alguma na coloração do botão. Ou seja, você pode utilizar valores como 0.123, 0.3 e -0.555. Ajuste os valores de modo que os botões fiquem com uma boa aparência para o seu tema.

Em “properties”, é possível alterar o comportamento de alguns itens. Por exemplo, a linha “"ntp_background_alignment" : "bottom"” está dizendo que a imagem de fundo da nova aba deve ser alinhada na parte de baixo da janela, enquanto a linha de baixo especifica que a imagem não deve ser repetida caso ela seja menor do que a resolução da tela.

Novamente, solte a imaginação e procure por mais propriedades que podem ser somadas às duas presentes nesse código de exemplo. Uma vez que você tiver feito as alterações necessárias, utilize o JSONLint para validá-lo antes de realizar os teste no Google Chrome.

3° Teste do tema

A parte de teste do tema é, talvez, a mais divertida. Afinal de contas você verá o resultado do seu trabalho. Na barra de endereço do navegador digite “chrome://extensions” e pressione a tecla “Enter”. Em seguida, clique no símbolo “+” presente ao lado de “Modo do desenvolvedor” e escolha a opção “Carregar extensão em desenvolvimento...”.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Pronto, agora é só selecionar a pasta criada no início do tutorial com o nome do seu tema e esperar até que ele seja exibido no Google Chrome. Não se assuste caso as cores e as imagens fiquem diferentes do que você havia imaginado. É perfeitamente comum ter que realizar alguns (ou vários) ajustes depois da primeira prova. Justamente por isso que é chamado teste.

4° Ajustes e arquivo CRX

Depois de fazer todos os ajustes necessários nas imagens e nas cores do tema, está na hora de criar o arquivo CRX, esse sim responsável pela instalação dos temas no Google Chrome. Para fazer isso, basta acessar a página de extensões novamente e clicar no botão “Compactar extensão...”.

Agora é só aguardar até que o arquivo de extensão seja criado pelo navegador e enviar para seus amigos a fim de ter uma segunda opinião a respeito do tema. Por mais complicado que pareça em um primeiro momento, basta começar a mexer no código, alterando cores opções, para perceber que é muito mais fácil criar um tema para Google Chrome do que se imagina.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


By Willians Designer

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos