Fórum iBlue
Tutorial para Iniciantes no RPG Maker XP – Parte 6 Buddy_Group

Bem Vindos ao iBlue GAMES!

Registre-se para obter acesso especial em todo conteúdo presente no Fórum!
Tenha um bom uso do nosso fórum, e seja ativo!





Fórum iBlue
Tutorial para Iniciantes no RPG Maker XP – Parte 6 Buddy_Group

Bem Vindos ao iBlue GAMES!

Registre-se para obter acesso especial em todo conteúdo presente no Fórum!
Tenha um bom uso do nosso fórum, e seja ativo!





Somos ÚNICOS, somos o SEU fórum


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

T-Lord
Administrador
Variáveis!


O que são e como usar?

Aqui está mais um problema para a maioria dos makers iniciantes.


  • O que raios vem a ser uma variável?
  • Para que servem?

As variáveis representam objetos (como itens, Heróis, níveis, dinheiro, atributos, etc) e depois armazenam os valores numéricos respectivos (a quantidade).
Está confuso? Não se preocupe, veremos um exemplo.

Imagine que você tem 550 moedas de ouro com o seu personagem. Se você criar uma nova variável que represente o objeto dinheiro, o valor numérico (quantidade) da variável será 550 (porque ela está representando a quantidade de dinheiro).

Simplificando ainda mais: Se você criar uma nova variável
que represente o nível do seu personagem, o valor dela será igual ao
nível do personagem. Ou seja, se o personagem for nível 10, a variável
terá um valor de 10.

Isto é, na verdade, muito simples de
entender. E porque queremos nós que as variáveis armazenem os valores
numéricos de certos objetos?
Simples. Podemos fazer coisas extraordinárias usando apenas uma variável
e uma condição. Para que você entenda melhor, vamos criar um exemplo
prático. Comece criando um novo evento.

Dê a ele o nome e o gráfico que quiser, e logo em seguida use um novo comando de evento: Opções de Variável.

Tutorial para Iniciantes no RPG Maker XP – Parte 6 Tutoinicimgvars1

Clique no botão em destaque na imagem
abaixo para criar uma nova variável, ou escolher alguma já existente. No
nosso caso, iremos criar uma nova variável com o nome de Mundo RPG Maker.

Tutorial para Iniciantes no RPG Maker XP – Parte 6 Tutoinicimgvars2

Tutorial para Iniciantes no RPG Maker XP – Parte 6 Tutoinicimgvars3

Agora que já escolhemos a variável, vamos definir o que é que ela representará. Configure como está na imagem abaixo:

Tutorial para Iniciantes no RPG Maker XP – Parte 6 Tutoinicimgvars4

Individual – 0001 Mundo RPG Maker: Aqui você definiu a variável que representará um objeto.
Substituir: Ao escolher esta opção, quer dizer que a variável vai ser igual a alguma coisa.
Herói – 001 Ash – Nível: Aqui, você definiu o objeto que será representado pela variável.

Ou seja, a variável Mundo RPG Maker será igual ao nível do personagem Ash.

Após clicar em OK, a variável fica
definida. Agora vamos criar uma condição simples, para você ver um
exemplo da utilidade das variáveis. Crie uma condição como a que está na
imagem abaixo:

Tutorial para Iniciantes no RPG Maker XP – Parte 6 Tutoinicimgvars5

Na Constante coloque o valor que a variável deverá ter para que algo aconteça. No caso acima, 10. Depois, escolha Maior/Igual.
Isso fará com que se a variável Mundo RPG Maker (que representa o nível do Herói) tenha um valor numérico Maior ou Igual a 10, algo aconteça.

Agora que já temos a condição, você pode fazer um montão de coisas. Dentro da Condição coloque o que acontecerá caso o personagem tenha o nível 10. Já na Exceção, coloque o que acontecerá caso o personagem ainda não tenha o nível 10. Veja como foi feito:

Tutorial para Iniciantes no RPG Maker XP – Parte 6 Tutoinicimgvars6

Pronto, acabamos um evento. Agora crie
outro evento no mesmo mapa, que altere o nível do personagem para o
nível 10, tal como na imagem abaixo.
Para isso, vá na terceira aba dos Comandos de Evento e clique em Mudar Nível.

Tutorial para Iniciantes no RPG Maker XP – Parte 6 Tutoinicimgvars7

Observação:
Não se esqueça que o personagem começa no nível 1. Por isso, o nível
dele será aumentado com mais 9 níveis, para que fique no nível 10.

Tutorial para Iniciantes no RPG Maker XP – Parte 6 Tutoinicimgvars8

Rode o jogo e fale com o Guarda.

Tutorial para Iniciantes no RPG Maker XP – Parte 6 Tutoinicimgvars9

Como pode ver, o personagem no nível 1
não consegue saber qual é o site de que o Guarda tanto fala. Porém, o
Herói decide recorrer à ajuda do Cristal para avançar uns níveis.

Tutorial para Iniciantes no RPG Maker XP – Parte 6 Tutoinicimgvars10

Por fim, o Guarda lhe conta o segredo:

Tutorial para Iniciantes no RPG Maker XP – Parte 6 Tutoinicimgvars11

Pronto, você acaba de aprender o básico
sobre variáveis. Com elas dá para fazer centenas e mais centenas de
coisas. Basta um pouco de paciência e imaginação!

http://www.zonetoony.net/

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos