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O "fico" de Neymar, saiba dos detalhes da transação Buddy_Group

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T-Lord
Administrador
Foto: Adilson Barros/Globoesporte.com

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Santos quer garantir seu futuro com Neymar



A negociação para a
permanência de Neymar no Santos teve ares de novela. Com momentos de
suspense, reviravoltas, aproximações e afastamentos até o final feliz. O
acordo, selado com um novo contrato, que vence no fim de julho de 2014,
garante ganhos maiores ao jogador e dá ao Peixe a certeza de bom
futebol, títulos e de exposição inédita de sua marca.

O
GLOBOESPORTE.COM conversou com pessoas envolvidas na negociação para
explicar como o Santos conseguiu algo que era considerado impossível:
manter o melhor jogador brasileiro na atualidade jogando no país por
mais dois anos e meio. O acordo, que esteve por um fio por várias vezes,
foi assinado quarta-feira passada.

Para convencer Neymar a
ficar, o clube praiano tomou algumas medidas. Primeiro, redistribuiu os
direitos sobre a imagem do jogador, cedendo a ele mais 20%. Agora, o
astro fica com 90% das verbas de publicidade em que atua como
garoto-propaganda. O Santos tem 10%. Antes, o atacante tinha 70%, e o
clube, 30%. A multa rescisória aumentou de € 45 milhões (R$ 107,5
milhões, na cotação de terça-feira, 14 de novembro) para € 70 milhões
(R$ 167,3 milhões). O Peixe também aumentou os salários do jogador (a
menor parte na equação de ganhos do craque): passou de R$ 160 mil para
R$ 250 mil.

O primeiro contrato de publicidade a ser fechado com a
nova divisão será com um banco multinacional, que está passando à
frente de outra instituição financeira estatal. Além de oferecer um
“cachê” maior, o novo interessado prepara uma campanha mundial
utilizando a imagem de Neymar. As negociações estão adiantadas, mas
ainda não concluídas.

Com a nova engenharia financeira e mais o
contrato com o banco, o camisa 11 do Santos vai ganhar, aproximadamente,
R$ 1,5 milhão por mês. Valor que poderá aumentar à medida que novas
empresas apareçam querendo explorar a imagem do jogador que, hoje, é
símbolo da nova Seleção Brasileira.

O “fico” de Neymar
Neymar passa a ter 90% dos seus direitos de imagem. Multa rescisória passou para € 70 milhões

A
saga começou no dia 24 de julho, quando o Santos recebeu a primeira
proposta oficial do Real Madrid (um ano antes, o clube e o jogador
haviam recusado ofertas do Chelsea). O clube merengue oferecia duas
alternativas. A primeira, levar Neymar em agosto pagando € 45 milhões
(valor da multa) à vista. A quantia seria transferida para a conta do
Peixe 15 dias depois de o clube espanhol receber o atestado de
transferência.

A outra opção apresentada pelo Real era levar o
atacante em janeiro de 2012, pagando € 43 milhões, mas em três parcelas
anuais (a primeira no dia 1º de janeiro de 2012, a segunda em 15 de
janeiro de 2013, e a terceira em 15 de janeiro de 2014). Paralelamente, o
clube espanhol oferecia ao pai do atleta, Neymar da Silva Santos, luvas
no valor de € 10 milhões.

O Santos não quis negociar nesses
termos. O presidente alvinegro, Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro, disse
ao colega do Real Madrid, Florentino Pérez, que contava com Neymar para,
pelo menos, mais uma Taça Libertadores. Em seguida, o Barcelona entrou
na briga, oferecendo € 55 milhões (R$ 131,4 milhões) ao Santos para
levar o jogador somente em janeiro 2013. Os santistas balançaram. A
multa rescisória já não era mais problema para os espanhóis. No dia 3 de
setembro, o jornal “Estado de S. Paulo” chegou a anunciar a venda de
Neymar para o clube catalão. De fato, a negociação estava bem
encaminhada, mas faltava a assinatura.

Virou clássico. Quando
soube da forte investida do maior rival, o Real voltou à carga. Igualou a
oferta do Barça (€ 55 milhões) e aumentou o valor das luvas a serem
pagas ao jogador e a seu pai: € 15 milhões. Wagner Ribeiro, empresário
do atacante e que atua como representante do Real no Brasil, nunca
escondeu seu desejo de levar o craque para o clube merengue. Contava
também com ajuda do ex-atacante Ronaldo, ídolo do Real e cuja empresa
fechou alguns contratos de patrocínio para o craque. O agente de Neymar
havia se comprometido com Florentino Pérez: o astro jogaria pelo clube
de Madri.

Confiante, a diretoria merengue até mandou ao Brasil o
médico Carlos Diez para supervisionar exames do jogador. Parecia que o
cerco tinha se fechado. No Santos, havia a certeza de que era fato
consumado: Neymar iria para o Real Madrid logo após os Jogos Olímpicos
de Londres, em 2012, sob um contrato por seis temporadas.

No
entanto, Luis Alvaro Ribeiro não respondeu às propostas. Foi “toureando”
os gigantes europeus tentando ampliar prazos, valores e condições.
Ganhando tempo, enfim. Enquanto isso, procurou Neymar da Silva Santos
para convencê-lo a não se precipitar. Afinal, a janela de transferências
estava fechada. Não havia pressa para decidir. Aproveitou para lançar a
ideia: por que não deixar Neymar no Brasil até a Copa de 2014?

Assim,
na visão de Luis Alvaro, o jogador disputaria o Mundial como símbolo da
Seleção, atuando no Brasil, ganharia ainda mais projeção, agregaria
valor e poderia negociar contratos bem melhores lá na frente. E deu o
tiro de misericórdia, que acabou convencendo o pai do craque: ficando no
Peixe, Neymar teria seu contrato refeito, passando a vencer no fim de
julho de 2014 (antes iria até fevereiro de 2015), e, após a Copa,
estaria livre para negociar com quem quisesse, ficando com a maior parte
da bolada. Xeque-mate.

Como o Santos lucra?

O
Santos tem 55% dos direitos sobre Neymar, mas se comprometeu a repassar
10% de seus lucros em uma eventual venda para o jogador. Outros 40% são
do Grupo DIS, e os 5% restantes pertencem à Terceira Estrela
Investimentos S.A., fundo criado por empresários santistas que apoiam a
atual diretoria. Ou seja, no caso da proposta de € 55 milhões (131,45
milhões), o Santos ficaria com cerca de R$ 65 milhões (já descontados os
10% destinados a Neymar).

É tanto dinheiro que até mesmo membros
do grupo de apoio de Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro acharam exagerada a
proposta do dirigente de abrir mão disso para ter Neymar por mais dois
anos e meio. O mandatário, porém, acredita que o clube consegue lucrar
mais mantendo o craque: com verbas de publicidade, patrocínios,
aumentando audiência e, consequentemente, a fatia a que tem direito nos
direitos de transmissão. Além disso, aposta em exposição mundial da
marca, em retorno de mídia, e, a médio prazo, no aumento do número de
torcedores. As informações são do Globo Esporte

http://www.zonetoony.net/
avatar
Convidado
Olá,
o Texto é muito grande, mais eu li, o Neymar tem uma boa fidelidade pelo time na qual ele começou, ele pensou no filho e na familia dele...

T-Lord
Administrador
Sim, é bom ele conviver com o seu primeiro time.

http://www.zonetoony.net/
Zero
Membro Pro
WOW, LEGAL BOM TOPICO !


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