Capítulo 2: Como falar JavaScript
JavaScript,
como qualquer outra linguagem de programação, tem sua sintaxe e
convenções de uso - regras e maneiras de compor o código. Neste
capítulo, vamos aprender cada regra de sintaxe e, ao longo disso,
algumas das convenções mais utilizadas.
Caso você não tenha visto nenhuma outra linguagem de programação antes e
ainda esteja "boiando", não se preocupe. Aqui, vou tentar abranger o
máximo possível de conteúdo, para que assim você possa conhecer a função
de cada palavra na linguagem. Isso não é algo que você tem que se
preocupar, pois muitas vezes você pode ignorar que o JavaScript é usado
mesmo, mas a maioria dos sites de casino, mesmo on-line
(http://www.casino.com/pt/) os, conterá algumas. Se você precisa fazer
para entendê-lo, aqui é o local para aprender.
Mas, antes disso,
vamos relembrar (ou aprender) cada tipo de item que podemos usar no
nosso código ECMAScript de uma forma generalizada (lembrando que
ECMAScript é o coração do JavaScript, logo, a sintaxe pertence à parte
do ECMAScript):
JavaScript,
como qualquer outra linguagem de programação, tem sua sintaxe e
convenções de uso - regras e maneiras de compor o código. Neste
capítulo, vamos aprender cada regra de sintaxe e, ao longo disso,
algumas das convenções mais utilizadas.
- Código:
Como em qualquer outra linguagem, organizar o nosso código é
fundamental. Assim, podemos sempre ler quando necessário e fazer alguma
modificação mais facilmente. Para manter seus scripts organizados, são
necessárias três coisas: separação em arquivos (biliotecas), comentários
(que serão vistos a seguir) e identação (técnica utilizada para dividir
cada bloco de código hierarquicamente).
Caso você não tenha visto nenhuma outra linguagem de programação antes e
ainda esteja "boiando", não se preocupe. Aqui, vou tentar abranger o
máximo possível de conteúdo, para que assim você possa conhecer a função
de cada palavra na linguagem. Isso não é algo que você tem que se
preocupar, pois muitas vezes você pode ignorar que o JavaScript é usado
mesmo, mas a maioria dos sites de casino, mesmo on-line
(http://www.casino.com/pt/) os, conterá algumas. Se você precisa fazer
para entendê-lo, aqui é o local para aprender.
Mas, antes disso,
vamos relembrar (ou aprender) cada tipo de item que podemos usar no
nosso código ECMAScript de uma forma generalizada (lembrando que
ECMAScript é o coração do JavaScript, logo, a sintaxe pertence à parte
do ECMAScript):
- Código:
Variáveis
São onde guardamos os valores usados no nosso código. Como seu próprio nome diz, elas podem variar quando e onde quisermos.
Constantes
São iguais às variavéis, apenas com uma diferença (que você já deve
ter notado). Exato, as constantes, convencionalmente, guardam valores
não variáveis.
Palavras reservadas (keywords)
São "comandos"
específicos que controlam a lógica do nosso código. Como são palavras
reservadas, você não pode definir nenhuma variável, constante ou seja o
que for com o mesmo nome de uma keyword.
Funções / métodos
Também chamados procedimentos em outras linguagens (como Delphi), são
blocos de código que, dependendo de como são definidos, podem receber
parâmetros e/ou ser executados várias vezes, quando e onde for possível
ou necessário.
Comentários
Os comentários ajudam muito
qualquer script (de qualquer linguagem) pois, se bem usados, nos ajudam a
entender o que cada bloco ou linha de código vai fazer. Isso auxilia
bastante a manutenção e leitura do código.