Condições!
Antes de sabermos como usar esta função, precisamos saber quando, onde e porque usá-la.
Como você já deve imaginar, esta função nos permite fazer com que certos
comandos sejam lidos e interpretados apenas quando determinadas condições impostas por você forem cumpridas. Que tipo de condições?
As possibilidades são muitas: podemos, por exemplo, verificar se certo
item está presente no inventário, se o personagem está virado para cima,
fazer verificações quanto aos atributos do personagem, status, nome e
muito mais. Vamos agora aprender como as usaremos.
Esta é a janela com a qual nos deparamos
ao clicar em “Condições…”, logo na primeira aba dos comandos de evento.
Por questão de organização, a janela se divide em quatro abas e cada uma designa um tipo diferente de condicionais:
1ª aba - Aqui pode fazer verificações com Switches, Variáveis, Switches Locais e Operações de tempo. Repare que, como as variáveis lhe oferecem várias outras opções de armazenamento (exemplificadas na parte 6 deste tutorial), você pode usá-las aqui para verificar condições com praticamente qualquer coisa do seu jogo.
2ª aba - Aqui estão os comandos para personagens. São eles: verificar se o personagem selecionado está presente no grupo atual de heróis; verificar se o nome atual do herói selecionado é um designado por você; verificar se o herói selecionado está com a habilidade selecionada aprendida; verificar se a arma selecionada está equipada no herói escolhido; verificar se a armadura selecionada está equipada no personagem selecionado e verificar se o personagem selecionado possui o status apontado.
3ª aba -
Aqui temos apenas dois tipos de verificação: um mais utilizado em
eventos de batalha, com condicionais para status de inimigo e outro para
verificar direção de qualquer personagem (seja um evento ou o personagem principal).
4ª aba - Nesta, digamos que temos comandos “variados”, sendo eles: verificar quantidade de dinheiro pertencente à equipe; verificar se certo item é possuído; verificar se uma arma selecionada é possuída; verificar se uma armadura é possuída; verificar se uma tecla está sendo pressionada e por último a verificação de scripts, para os quais você pode montar condicionais através de códigos em RGSS.
Mas e aí, “escolhi a opção, mas como faço para as coisas só acontecerem quando a condição for cumprida?”. É simples, quando se escolhe o comando “Condição”, dois novos “blocos”
serão criados na sua janela de eventos: tudo o que for colocado dentro
de um deles só irá ocorrer quando as condições impostas forem cumpridas.
Que blocos são estes? Bem, um bloco é o da condição escolhida, o outro,
chamado Exceção, este bloco abriga o que irá acontecer quando a condição designada não for cumprida.
Exemplo
Criemos um evento que irá mostrar uma mensagem dizendo “Olá, mundo!” apenas se o nome do herói for “MRM“. Como fazemos? Primeiro, vamos dar ao personagem a opção de mudar seu nome utilizando o comando “Inserir nome no herói”
(presente na terceira aba dos comandos de evento): basta selecionar o
personagem e dar um número máximo de dígitos para o nome que o jogador
poderá inserir. Neste exemplo, usaremos o personagem inicial principal, Ash, com limite de seis dígitos. Veja:
Depois, fazemos a verificação utilizando a opção “Herói > Ash > Nome” (presente na segunda aba dos comandos de condicionais). Colocaremos o nome “MRM” na verificação. Ao clicar em “OK”, vemos os dois novos espaços, dentro do primeiro colocaremos o que acontece caso a condição seja cumprida, no segundo colocamos o que acontece caso não seja. Veja um exemplo do evento depois de feito:
Teste o projeto. Percebeu como funciona o
comando? Perceba que podemos usar este esquema de nome para um daqueles
sistemas conhecidos como “Cheats” (códigos de trapaça). Saiba também que caso não vá usar a exceção, pode retirá-la com facilidade apenas desmarcando a caixa “Adicionar exceção se não cumpridas as condições“, presente na parte inferior da janela do comando.
Pronto, já sabe como utilizar as Condições,
agora estudando um pouco mais os outros comandos e utilizando-os em
conjunto com este, já pode fazer seus eventos de maneira mais avançada,
funcional e com novas opções!
O que são e como usar?
Antes de sabermos como usar esta função, precisamos saber quando, onde e porque usá-la.
Como você já deve imaginar, esta função nos permite fazer com que certos
comandos sejam lidos e interpretados apenas quando determinadas condições impostas por você forem cumpridas. Que tipo de condições?
As possibilidades são muitas: podemos, por exemplo, verificar se certo
item está presente no inventário, se o personagem está virado para cima,
fazer verificações quanto aos atributos do personagem, status, nome e
muito mais. Vamos agora aprender como as usaremos.
Esta é a janela com a qual nos deparamos
ao clicar em “Condições…”, logo na primeira aba dos comandos de evento.
Por questão de organização, a janela se divide em quatro abas e cada uma designa um tipo diferente de condicionais:
1ª aba - Aqui pode fazer verificações com Switches, Variáveis, Switches Locais e Operações de tempo. Repare que, como as variáveis lhe oferecem várias outras opções de armazenamento (exemplificadas na parte 6 deste tutorial), você pode usá-las aqui para verificar condições com praticamente qualquer coisa do seu jogo.
2ª aba - Aqui estão os comandos para personagens. São eles: verificar se o personagem selecionado está presente no grupo atual de heróis; verificar se o nome atual do herói selecionado é um designado por você; verificar se o herói selecionado está com a habilidade selecionada aprendida; verificar se a arma selecionada está equipada no herói escolhido; verificar se a armadura selecionada está equipada no personagem selecionado e verificar se o personagem selecionado possui o status apontado.
3ª aba -
Aqui temos apenas dois tipos de verificação: um mais utilizado em
eventos de batalha, com condicionais para status de inimigo e outro para
verificar direção de qualquer personagem (seja um evento ou o personagem principal).
4ª aba - Nesta, digamos que temos comandos “variados”, sendo eles: verificar quantidade de dinheiro pertencente à equipe; verificar se certo item é possuído; verificar se uma arma selecionada é possuída; verificar se uma armadura é possuída; verificar se uma tecla está sendo pressionada e por último a verificação de scripts, para os quais você pode montar condicionais através de códigos em RGSS.
Mas e aí, “escolhi a opção, mas como faço para as coisas só acontecerem quando a condição for cumprida?”. É simples, quando se escolhe o comando “Condição”, dois novos “blocos”
serão criados na sua janela de eventos: tudo o que for colocado dentro
de um deles só irá ocorrer quando as condições impostas forem cumpridas.
Que blocos são estes? Bem, um bloco é o da condição escolhida, o outro,
chamado Exceção, este bloco abriga o que irá acontecer quando a condição designada não for cumprida.
Exemplo
Criemos um evento que irá mostrar uma mensagem dizendo “Olá, mundo!” apenas se o nome do herói for “MRM“. Como fazemos? Primeiro, vamos dar ao personagem a opção de mudar seu nome utilizando o comando “Inserir nome no herói”
(presente na terceira aba dos comandos de evento): basta selecionar o
personagem e dar um número máximo de dígitos para o nome que o jogador
poderá inserir. Neste exemplo, usaremos o personagem inicial principal, Ash, com limite de seis dígitos. Veja:
Depois, fazemos a verificação utilizando a opção “Herói > Ash > Nome” (presente na segunda aba dos comandos de condicionais). Colocaremos o nome “MRM” na verificação. Ao clicar em “OK”, vemos os dois novos espaços, dentro do primeiro colocaremos o que acontece caso a condição seja cumprida, no segundo colocamos o que acontece caso não seja. Veja um exemplo do evento depois de feito:
Teste o projeto. Percebeu como funciona o
comando? Perceba que podemos usar este esquema de nome para um daqueles
sistemas conhecidos como “Cheats” (códigos de trapaça). Saiba também que caso não vá usar a exceção, pode retirá-la com facilidade apenas desmarcando a caixa “Adicionar exceção se não cumpridas as condições“, presente na parte inferior da janela do comando.
Pronto, já sabe como utilizar as Condições,
agora estudando um pouco mais os outros comandos e utilizando-os em
conjunto com este, já pode fazer seus eventos de maneira mais avançada,
funcional e com novas opções!