Lune Item Weight
Compativel com: RMVXAceCompatibilidade :boa
Facilidade de uso: médio
Lag gerado: baixo
Condições de Uso
Pode ser modificado, e divulgado em outros lugares, mas peço que não retire os créditos.Para que serve o script
Oscript adiciona uma função de peso para itens e equipamentos,
restringindo movimentos caso o peso passe do limite, e até
impossibilitando de adquirir novos itens enquanto estiver acima do peso,
configurável dentro do script.
Instruções dentro do script.
Obs: Ele é compatível com o Lune Vault System.
Script.
Spoiler :
Spoiler :
- Código:
#=======================================================
# Lune Item Weight
# Autor : Raizen
# Função do script: O script adiciona um baú ou banco,
# dependendo da preferência, que permite guardar itens,
# depositar dinheiro, sacar itens e sacar o dinheiro guardado
#=======================================================
# Funções: Adiciona um sistema de pesos no jogo,
# limitando os itens no inventário.
module Lune_Weight
#=============================================================================#
#========================= Configurações gerais ==============================#
#=============================================================================#
# Para configurar um peso para o item, basta ir no database,
# Ir no bloco de notas e colocar o seguinte.
# <peso n>, aonde n é o valor do peso
# Se quero um certo item para pesar 60, basta eu colocar nas
# Notas dentro do database na parte de itens.
# <peso 60>
# Caso não tenha anotação na parte notas do Database,
# O script assumirá o valor padrão do peso que é de.
Default = 50
# Receber o item mesmo sobre o peso?
# Para evitar perdas como itens importantes ou outros itens,
# Você pode permitir que o personagem receba o item mesmo se ficar acima
# do peso, caso não permita é altamente recomendável que leia logo a seguir
# sobre como criar condições para o caso de estar acima do peso, para evitar
# que o personagem deixe de receber itens essenciais para o jogo.
# true = recebe, false = não recebe
Receive = true
# Caso marque true, você pode configurar para o personagem ficar travado
# quando estiver acima do peso.
Travar = true
# Se marcar false, é importante saber como configurar condições por eventos,
# para evitar que um item não seja recebido.
# Escolha uma variável para receber a quantidade de peso carregado.
Var_C = 5
# Escolha uma variável para receber a quantidade de peso máximo.
Var_M = 6
# A partir dessas 2 variáveis é possível criar condições para caso depois de
# receber o item fique acima do peso que descartaria o item, ou não.
LimiteB = 8000 # Configure apenas se estiver usando o Lune_Vault
# para tirar o limite do baú coloque LimiteB = ""
#=============================================================================#
#===================== Configurações do limite de peso =======================#
#=============================================================================#
# Quantidade máxima de peso carregado.
# Para configurar o peso máximo você pode,
# colocar um valor de uma variável, você pode colocar um número constante
# ou colocar a força dos persongens do grupo.
# Para indicar que o valor a ser carregado é apenas a força do ator principal
# coloque :for1
# Para indicar que o valor a ser carregado é a somatória das forças, coloque
# :all_for
# Para indicar que o valor a ser carregado é a apenas o level do ator principal
#, coloque :lvl1
# Para indicar que o valor a ser carregado é a somatória dos leveis, coloque
# :all_lvl
# Para indicar que é uma variável coloque :var
# Para indicar que é um número fixo coloque :fix
# Exemplo Carry_Limit = lvl1 fará ele considerar só o
# level do primeiro personagem
Carry_Limit = :for1
# Caso faça de acordo com a força ou o level acima indique aqui a
#fórmula de peso em relação a força ou level.
# aonde o at significa o atributo (level ou força) que será colocado
# na fórmula, por exemplo.
# Se eu quero que o peso seja 2 vezes o valor da força do personagem eu
# colocaria
# def self.weight_formula(at)
# at * 2
# end
# Caso seja uma variável coloque o ID da variavel, ou se for
# um número fixo, coloque o ID desse número.
# Exemplo:
# def self.weight_formula(at)
# 20
# end
# O caso acima representa que ele será a variável 20, ou o limite
# do peso será 20, dependendo do que foi escolhido dentro do
# Carry_Limit.
def self.weight_formula(at)
at * 2 + 1000
end
#===================== Configurações do vocabulário ==========================#
# Para o vocabulário coloque sempre a palavra em aspas "", ou ''
# Unidade de peso
PS = ' Oz'
# Vocabulário no menu e na loja.
Peso = 'Peso:'
Carregando = 'Carregando: '
Bau = 'No Baú: ' # Apenas caso use o script Lune_Vault
# Vocabulário na janela de itens.
Usar = 'Usar'
Descartar = 'Descartar'
#=============================================================================#
#========================== Aqui começa o script =============================#
#=============================================================================#
#--------------------------------------------------------------------------
# * Calculo do limite de peso
#--------------------------------------------------------------------------
def self.weight_limit
return unless $game_party.members[0]
case Carry_Limit
when :for1
weight = weight_formula($game_party.members[0].param(2))
when :all_for
weight = 0
for members in 0...$game_party.members.size - 1
weight += weight_formula($game_party.members[members].param(2))
end
when :lvl1
weight = weight_formula($game_party.members[0].level)
when :all_lvl
weight = 0
for members in 0...$game_party.members.size - 1
weight += weight_formula($game_party.members[members].level)
end
when :fix
weight = weight_formula(0)
when :var
weight = $game_variables[weight_formula(0)]
end
$game_variables[Var_M] = weight
weight
end
end
#==============================================================================
# ** Game_Party
#------------------------------------------------------------------------------
# Esta classe gerencia o grupo. Contém informações sobre dinheiro, itens.
# A instância desta classe é referenciada por $game_party.
#==============================================================================
class Game_Party < Game_Unit
alias :lune_weight_gain :gain_item
#--------------------------------------------------------------------------
# * Quantidade de itens carregados mais os itens equipados
#--------------------------------------------------------------------------
def carried_items
@all_carried_items = 0
all_items.each {|item| get_weight(item)}
for i in 0...4
members.each {|actor| @all_carried_items += calc_weight(actor.equips[i], 1)}
end
$game_variables[Lune_Weight::Var_C] = @all_carried_items
@all_carried_items
end
#--------------------------------------------------------------------------
# * Calculo do peso de um item no inventário
#--------------------------------------------------------------------------
def get_weight(item)
if item.note =~ /<peso (.*)>/i
@all_carried_items += $1.to_i * item_number(item)
else
@all_carried_items += Lune_Weight::Default * item_number(item)
end
end
#--------------------------------------------------------------------------
# * Calculo do peso de um item relativo a quantidade
#--------------------------------------------------------------------------
def calc_weight(item, amount)
return 0 unless item
if item.note =~ /<peso (.*)>/i
carried_itens = $1.to_i * amount
else
carried_itens = Lune_Weight::Default * amount
end
carried_itens
end
#--------------------------------------------------------------------------
# * Acrescentar item (redução)
# item : item
# amount : quantia alterada
# include_equip : incluir itens equipados
#--------------------------------------------------------------------------
def gain_item(item, amount, include_equip = false)
if Lune_Weight::Receive
lune_weight_gain(item, amount, include_equip = false)
return
end
return if item == nil
weight = calc_weight(item, amount) + carried_items
while weight > Lune_Weight.weight_limit
amount -= 1
weight = calc_weight(item, amount) + carried_items
return if amount == 0
end
lune_weight_gain(item, amount, include_equip = false)
end
end
#==============================================================================
# ** Scene_Shop
#------------------------------------------------------------------------------
# Esta classe executa o processamento da tela de loja.
#==============================================================================
class Scene_Shop < Scene_MenuBase
alias :lune_max_buy :max_buy
#--------------------------------------------------------------------------
# * Aquisição do número máximo disponível para compra
#--------------------------------------------------------------------------
def max_buy
max = lune_max_buy
weight = $game_party.calc_weight(@item, max) + $game_party.carried_items
while weight > Lune_Weight.weight_limit && max > 0
max -= 1
weight = $game_party.calc_weight(@item, max) + $game_party.carried_items
end
max
end
#--------------------------------------------------------------------------
# * Criação da janela de ajuda.
#--------------------------------------------------------------------------
def create_help_window
@help_window = Window_Weight_Help.new
@help_window.viewport = @viewport
@get_item_num = $game_party.carried_items
end
#--------------------------------------------------------------------------
# * Atualização da janela de peso
#--------------------------------------------------------------------------
def update
super
if @get_item_num != $game_party.carried_items
@help_window.refresh
@get_item_num = $game_party.carried_items
end
end
end
#==============================================================================
# ** Window_ShopBuy
#------------------------------------------------------------------------------
# Esta janela exibe bens compráveis na tela de loja.
#==============================================================================
class Window_ShopBuy < Window_Selectable
alias :lune_enable_item :enable?
#--------------------------------------------------------------------------
# * Definição de habilitação do item
# item : item
#--------------------------------------------------------------------------
def enable?(item)
return false if $game_party.calc_weight(item, 1) + $game_party.carried_items > Lune_Weight.weight_limit
lune_enable_item(item)
end
end
#==============================================================================
# ** Window_Help
#------------------------------------------------------------------------------
# Esta janela exibe explicação de habilidades e itens e outras informações.
#==============================================================================
class Window_Weight_Help < Window_Base
include Lune_Weight
#--------------------------------------------------------------------------
# * Inicialização do objeto
# line_number : número de linhas
#--------------------------------------------------------------------------
def initialize(line_number = 2, bau = false)
@bau = bau
super(0, 0, Graphics.width, fitting_height(line_number))
end
#--------------------------------------------------------------------------
# * Configuração de texto
# text : texto
#--------------------------------------------------------------------------
def set_text(text)
if text != @text
@text = text
refresh
end
end
def on_bau(bau = false)
@bau = bau
end
#--------------------------------------------------------------------------
# * Limpeza
#--------------------------------------------------------------------------
def clear
set_text("")
end
#--------------------------------------------------------------------------
# * Definição de item
# item : habilidades, itens, etc.
#--------------------------------------------------------------------------
def set_item(item)
@item = item
set_text(item ? item.description : "")
end
#--------------------------------------------------------------------------
# * Renovação
#--------------------------------------------------------------------------
def refresh
contents.clear
draw_text_ex(4, 0, @text)
if @item
text = Peso + $game_party.calc_weight(@item,1).to_s + PS
draw_text(4, line_height, 200, line_height, text, 0)
if @bau == true
LimiteB == "" ? text_lim = "????" : text_lim = LimiteB
text = Bau + $game_party.items_on_vault.to_s + "/" + text_lim.to_s + PS
else
text = Carregando + $game_party.carried_items.to_s + "/" + Lune_Weight.weight_limit.to_s + PS
end
draw_text(- 20, line_height, Graphics.width, line_height, text, 2)
end
end
end
#==============================================================================
# ** Game_Player
#------------------------------------------------------------------------------
# Esta classe gerencia o jogador.
# A instância desta classe é referenciada por $game_player.
#==============================================================================
class Game_Player < Game_Character
alias :lune_move_by :move_by_input
#--------------------------------------------------------------------------
# * Processamento de movimento através de pressionar tecla
#--------------------------------------------------------------------------
def move_by_input
return if Lune_Weight::Travar && $game_party.carried_items > Lune_Weight.weight_limit
lune_move_by
end
end
#==============================================================================
# ** Scene_Item
#------------------------------------------------------------------------------
# Esta classe executa o processamento da tela de item.
#==============================================================================
class Scene_Item < Scene_ItemBase
alias raizen_combine_start start
def start
raizen_combine_start
@combine_item = Window_Item_Combine.new
@combine_item.viewport = @viewport
@combine_item.set_handler(:new_game, method(:command_use))
@combine_item.set_handler(:continue, method(:command_combine))
end
def on_item_ok
if item == nil
@item_window.activate
return
end
if @combine_item.close?
@combine_item.open
@combine_item.activate
else
determine_item
end
end
def update
super
if @number_window and @number_window.nitens == true
@number_window.nitens = false
@combine_item.close
@item_window.refresh
@help_window.refresh
@item_window.activate
end
if Input.trigger?(:B) and !@combine_item.close?
Sound.play_cancel
if @number_window and !@number_window.close?
@number_window.close
@combine_item.activate
else
@combine_item.close
@item_window.activate
end
end
end
def command_use
determine_item
end
def command_combine
if @number_window and !@number_window.close?
@combine_item.activate
return
end
@number_window = Window_NumberInputInner.new(Window_Base.new(0,0,0,0), item, @item_window.index)
@number_window.viewport = @viewport
@number_window.start
end
def create_help_window
@help_window = Window_Weight_Help.new
@help_window.viewport = @viewport
end
end
#==============================================================================
# ** Window_MenuStatus
#------------------------------------------------------------------------------
# Esta janela exibe os parâmetros dos membros do grupo na tela de menu.
#==============================================================================
class Window_Item_Combine < Window_Command
include Lune_Weight
#--------------------------------------------------------------------------
# * Inicialização do objeto
#--------------------------------------------------------------------------
def initialize
super(0, 0)
self.z = 9999
self.x = (Graphics.width / 2) - (window_width / 2)
self.y = Graphics.height / 2
self.openness = 0
end
#--------------------------------------------------------------------------
# * Aquisição da largura da janela
#--------------------------------------------------------------------------
def window_width
return 160
end
#--------------------------------------------------------------------------
# * Criação da lista de comandos
#--------------------------------------------------------------------------
def make_command_list
add_main_commands
end
#--------------------------------------------------------------------------
# * Adição dos comandos principais
#--------------------------------------------------------------------------
def add_main_commands
add_command(Usar, :new_game, true)
add_command(Descartar, :continue, true)
end
end
#==============================================================================
# ** Scene_ItemBase
#------------------------------------------------------------------------------
# Esta é a superclasse das classes que executam as telas de itens e
# habilidades.
#==============================================================================
class Scene_ItemBase < Scene_MenuBase
def determine_item
@combine_item.close
if item.is_a?(RPG::Item) and item.for_friend?
show_sub_window(@actor_window)
@actor_window.select_for_item(item)
else
item.is_a?(RPG::Item) ? use_item : Sound.play_buzzer
activate_item_window
end
end
end
#==============================================================================
# ** Window_NumberInputInner
#------------------------------------------------------------------------------
# Esta janela é utilizada para o comando de eventos [Armazenar Número]
#==============================================================================
class Window_NumberInputInner < Window_NumberInput
attr_accessor :nitens
def initialize(message_window, item, index_2)
@index_2 = index_2
@item = item
@get_lost_itens = 0
super(message_window)
end
#--------------------------------------------------------------------------
# * Inicialização do processo
#--------------------------------------------------------------------------
def start
@digits_max = 2
@number = @get_lost_itens
@number = [[@number, 0].max, 10 ** @digits_max - 1].min
@index = 0
update_placement
create_contents
refresh
open
activate
end
#--------------------------------------------------------------------------
# * Atualização da posição da janela
#--------------------------------------------------------------------------
def update_placement
self.width = @digits_max * 20 + padding * 2
self.height = fitting_height(1)
self.x = (Graphics.width - width) / 2
self.y = Graphics.height/2 - height
self.z = 150
end
#--------------------------------------------------------------------------
# * Definição de resultado ao pressionar o botão de confirmação
#--------------------------------------------------------------------------
def process_ok
Sound.play_ok
number = $game_party.item_number(@item)
if @number <= number
make_icon
end
deactivate
@nitens = true
close
end
def make_icon
@nitens = true
$game_party.lose_item(@item, @number)
end
end
#==============================================================================
# ** Window_ItemList
#------------------------------------------------------------------------------
# Esta janela exibe a lista de itens possuidos na tela de itens.
#==============================================================================
class Window_ItemList < Window_Selectable
#--------------------------------------------------------------------------
# * Definição de habilitação do item
# item : item
#--------------------------------------------------------------------------
def enable?(item)
true
end
end
$lune_weight_script = true
Imagens
Spoiler :
Spoiler :
Download
Não necessárioCréditos e Avisos
Raizen pelo script