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T-Lord

1Final Fantasy XIII - (PlayStation 3) Empty Final Fantasy XIII - (PlayStation 3) Ter 10 Jan 2012 - 18:34

T-Lord
Administrador
Capitulo 01 – The Hanging Edge.

Você já começa contra um inimigo grande, mas que não só tem tamanho,
aproveite para se familiarizar com os controles e aprender o que o jogo
te explica. No geral, FUJA de todas as batalhas, eles não dão
experiência e só servem para perder tempo, a única coisa que eles servem
é para completar bestiário e se pegar a “manha” do jogo. Na luta contra
o PSICOM Marauder, use Blitz para tirar HP de vários inimigos ao mesmo
tempo. Siga até controlar Snow. Com ele, você enfrentará um Beta
Behemoth, que é relativamente forte; mas não oferece perigo, pois
Lebreau sempre o cura. Espanque-o até entrar em Sttager e ferrar de vez
com ele.

Depois da cena que a vida de Hope muda da pior maneira
possível, você volta a controlar Light e Sazh, você só precisa dar umas
boas pancadas no inimigo Myrmidon e seguir em frente.



Capitulo 02 – Os vestígios de Pulse.

Neste capítulo, você alterna entre as duplas Vanille e Hope, Lightning e
Sazh e Snow sozinho. De obrigatório é só pegar os itens e com Snow usar
o comando Hand-Granade e Blitz com Lightning para acertar vários
inimigos. Aqui você aprende a usar o Preempetive Strike.

Jogando com Light, o jogo vai lhe mostrar os Shorouds. E
para deixar claro, o item Deceptisol deixa o grupo invisível por 30
segundos, sem dúvida um dos melhores itens do jogo.

Após a cena em que Snow ajuda Vanille e Hope faz seu
“showzinho”, você é apresentado aos tenebrosos Cie’ths, que agora são
inimigos normais. Evite todas as batalhas, mas nem pense em usar
Shorouds, principalmente os Deceptisol, só enfrente aqueles que
atrapalham a passagem. Depois da cena que Serah (irmã de Lightning e
noiva de Snow) aparece cristalizada, suba as escada entupidas de
inimigos e salve o jogo. Equipe o item Iron Bangle em Light e Sazh.
Depois é só seguir em frente. Na cena, Hope tenta fugir, mas uma coisa é
certa, chefe do capitulo, ou melhor, o Fal’Cie Anima (Summon de FFX) o
espera.

Chefe: Anima

HP:3.000.

CP: Nenhum.

Ponto de Stagger: 300%

Nível de dificuldade: Fácil

A primeira coisa que você deve fazer é destruir os
braços de Anima, pois eles protegem o rosto do chefe, depois disso,
ataque com tudo. Vez ou outra, eles vão se restaurar, mas até aí, você
já pegou as manhas do jogo. Diferente de FFXII, se o líder morrer, Game
Over. Use potions se precisar e em pouco tempo, o jogo vai começar de
verdade.



Capitulo 03 – O lago Bresha.

Devido à cristalização, o lago e tudo em volta foi
totalmente cristalizado (inclusive o fogo, que recebe comentários
sádicos de Sazh resultando neste cenário magnífico. Agora que todos
viraram L’Cies , o Crystarium foi destravado o os Roles foram
habilitados. A primeira batalha é um tutorial sobre o funcionamento dos
Roles e como usar o Paradigm Shift.

Por hora não dá para trocar os personagens e os Roles,
já que estão determinados pelo jogo, mas mesmo assim, não dá para se
ferrar aqui. Aproveite para entrar em lutas para ganhar CP e se
acostumar a trocar de paradigmas o mais rápido que conseguir, já que
mais pra frente vai ter que trocá-los na velocidade da luz. Tenha
certeza de pegar o item Silver Beagle aqui. Ande pelo Crystarium assim
que tiver cerca de 300CP para ir já adiantando o trabalho que terá que
fazer no decorrer da jornada. Deixe Lightning equipada com a Gladius. Na
cena, você vai ver o quão Lightning é “maria-macho” e ela vai encher a
boca de Snow de socos, o que vai ter que parar um pouco porque um velho
inimigo volta pra atormentar o grupo.

Chefe: Manasvin Warmech

HP: 32.400HP.

CP: 64

Ponto de Stagger:

Nível de dificuldade:Mediana.

Ele não ataca tão forte, apenas os ataques Wave Cannon,
que é bom estar com mais de 75% de HP e o mais forte, Crystal Rain que
causam frustração. Sempre que sua energia estiver crítica, troque de
Role e mude para Medic para recuperar HP. Se estiver difícil, volte e
evolua mais um pouco, mas, não é um inimigo tão forte assim.

Agora é só seguir em frente e quando passar uma ponte e
chegar num templo, os inimigos são fortes, mas valem à pena, pois dão
bons níveis de CP. É bom ter dois Ravanges e um Commando para poder
fazer um belo estrago com Stagger. Se decidir enfrentar os Behemoths,
fique avisado, se não matá-los rápido, eles voltam, mais fortes, mais
altos e com HP cheio. Então cuidado. É aqui que Sazh começa a soltar
suas piadinhas.

Contra o Sub-chefe Garuda Interceptor, repita a
estratégia de usar os Ravengers e acabar com ele usando o Stagger.
Depois disso, vai ter algumas cenas e você vai controlar Snow, que ficou
pra traz pra ajudar sua donzela indefesa. Desça e lute contra alguns
soldados e o primeiro Eidolon, a famosa Shiva, ou melhor, irmãs Shiva.

Chefe: Shiva Sisters (Stiria & Nix)

Logo de inicio, troque para o Role Sentinel, e fique
chamando as duas pra briga, não se preocupe com o HP, porque Stiria vai
ficar recuperando pra você. Apenas fique assim, defendendo, pois o
necessário é encher a barra de Gestalt, e assim que encher aperte [] / X
para poder conquista o primeiro Summon do jogo, e assim ver a “motoca”
estilosa de Snow.

Depois da luta uma misteriosa personagem aparece e noucateia Snow.



Capitulo 04 – A vila Peaks.

Capitulo divido em dupla, Lightning / Hope e Sazh /
Vanille. O negocio aqui é evoluir ao máximo que puder os Roles dos
personagens, no caso o Synergist e Ravanger de Hope. Faça o mesmo com
Sazh, Commando de Light e com Vanille, o Role Saboteur, e tente pegar o
mais rápido possível o comando Deprotect.

Existem alguns inimigos aqui que só perdem HP com
Stagger, então coloques rápido com Ravanger e desça a panda pra assim
derrotá-los, o bom que eles dão bons níveis de CP.

Contra o Subchefe Dreadnought, deixe Vanille como
Saboteur e mande Deprotect e Deshell para maximizar o poder de ataques
físicos e magias; com Sazh use os Buffs com o Synergist. De resto, é só
bater e recuperar HP quando preciso.

Agora você vai controlar apenas Light e Hope até o
final do capitulo. Deixe os paradigmas em Commando+Ravenger e
Command+Medic. Evite fugir de lutas, pois enfrentar Odin é uma batalha
bem desafiante, então avance no Crystarium o máximo que puder. Quando
Hope pegar o Dreadnought saia batendo e chutando tudo que vê pela
frente, assim os itens dos baús no final serão cada vez melhores. Depois
de pegar os itens e perto de uma ponte, Hope vai deixar Lightning mais
irritada do que já é ela vai dizer que não é babá do guri, mas o que não
sabe é que essa babá vai precisar da ajuda do bebezinho de cabelos
prateados...

Chefe: Odin

Use um Aegisol antes da cena, e coloque algum acessório
que proteja contra eletricidade. E outro com o Silver Beagle. Odin,
senhor dos ataques de morte instantânea faz jus ao nome e bate muito
forte, então tenha um Medic e dois Ravanger e parta pra porrada. O
Eidolon ataca um inimigo por vez, então dá pra recuperar e continuar
atacando. De mais é uma batalha desafiante e divertida, mas com esforço e
habilidade não demora muito pra finalizar a luta.

Voltando a jogar com Sazh e Vanille, siga pelo caminho
destruindo os Bombs, que ficaram muito estranhos nesta versão, mas tente
acabá-los com eles o mais rápido possível, pois que é veterano sabe...
Self Destruction! Quando chegar a um reator, você terá que ativar quatro
painéis para prosseguir. Depois de passar pelo portão lá na frente,
veja como Vanille é solidária com Sazh.

Com Snow, apenas vá até o bar e converse com Lebreau e vá conversar com Serah, que está no cáis.



Capitulo 05 – A branca floresta de Gapra.

Capitulo de Light e Hope. Este capítulo possui inimigos
chatos, mas que dão bons níveis de CP. Tenha em mente uma coisa pra
habilitar para Lightning: Launch; tal habilidade, em trabalho em
conjunto com Stagger, faz com que o personagem lance o inimigo para o
alto e assim impossibilitado de atacar, e com o Stagger ativo, dá uma
boa dose de tranqüilidade. Com Hope, avance em Synergist e Medic. Alguns
inimigos bloqueiam o caminho, obrigando você a matá-los. Compre também
alguns Antidotes na loja, pois os monstros daqui costumam deixar o
Status Poison no grupo. Quando pegar Light e sentir aquele gostinho de
matança vá pegando os elevadores e seguir descendo. Na parte onde os
inimigos são de carne e osso, Lightning explica que o exército de
PSICOM, às vezes, vai até Pulse para pegar alguns animais para tentar
reproduzi-los em cativeiro e assim transformá-los em criaturas biônicas
para ajudar nos objetivos do governo santo. Estes inimigos são um pouco
mais fortes, até porque foram trazidos de Pulse então vai perceber o
qual vai ser difícil matá-los lá em baixo. Mais tarde vai dar o presente
que Serah a deu de aniversário (21 aninhos) para Hope, assim pensando
em ajudar o garoto a ficar mais forte e seguir com o plano de vingar sua
mãe, iniciando o plano NORA, nome de sua mãe, e mesmo nome da equipe de
Snow. Tenha certeza de pegar a GunBlade Edge Carbine e continue
seguindo até pegar o chefe do capitulo.

Chefe: Aster Protoflorian.

HP: 129.600HP.

CP: 1.000

Ponto de Stagger: 200%

Nível de dificuldade:Mediana / difícil.

Plantinha do inferno. Solte Libra duas vezes pois o
chefe muda sua fraqueza constantemente, pois sem isso, você vai jogar o
controle na parede ou em alguém que estiver passando na sua frente.
Solte antes também um Aegisol e um Fortisol, ou se preferir, use o
Paradigm Super Soldier (Commando+Synergist), tenha também Peace &
War (Commando+Medic) ou dois curandeiros para se manter vivo. Usando
dois Ravangers ou Commando+Ravanger coloque o chefe em Stagger e se
tiver pegado a habilidade passiva Launch, verá o quanto útil ela é.
Agora é só se manter vivo e não demora muito para terminar a batalha. Ao
terminar, Crystarium Expanded!



Capitulo 06 – The Sunleth Waterscape.

Capítulo de Vanille e Sazh. Não tem muitas coisas a se
aprender aqui. Chegando no final, entrando numa espécie de caverna, Sazh
comenta com Vanille sobre seu filho, Dajh, sobre a paixão do guri pelos
Chocobos e como ele se tornou um L’Cie também, a garota escuta e fica
um pouco apreensiva. Depois daí, você verá uma espera luminosa que ao
tocá-la, muda o clima. O problema é o inimigo Wyvern, enfrente apenas
para colocá-lo no bestiário (não é necessário, ainda porque, não existem
troféus para isso, apenas para caráter de honra, vinda de quem jogou
Final Fantasy XII, se não quiser não precisa enfrentar tais monstros),
ele só aparece em clima ensolarado, então o certo é deixar chuvoso no
começo, ensolarado na bifurcação e seguir pela direita, e deixar chuvoso
de novo lá em baixo pra sumir o que o que fica bem na entrada da
caverna. Salve e chefe de capitulo.

Chefe: Enlil e Enki

HP: 75.600 (Enki) / 70.200 (Enlil)

CP: 1.000 (juntos)

Ponto de Stagger: 150% (ambos)

Nível de dificuldade: Difícil

Concentre-se em matar um de cada vez. Enlil geralmente
vem atacar primeiro e é melhor despachá-lo primeiro. Use o Paradigm Tide
Turner (Saboteur+Synergist) para aplicar Biffs nos dois lados – no seu
pra falar a verdade, e não perca tempo tentando “Debufar” Enki. Recupere
HP sempre que chegar a metade e depois use o esquema Ravanger+Ravager e
quando o Stagger chegar, Ravenger+Commando.



Capítulo 07 - Palumpolum

Iniciando, habilite Thundara pra Light e Hope.
Começando pelo comboio, siga até os canos e tente não entrar em
batalhas, principalmente contra as Falcon Velocycle. Quando entrar na
parte das plataformas com o FalCie Carbuncle, use Blitz nos Flanitor
para pega-los ao mesmo tempo. Nesta parte existem duas treasures Spheres
secretas, a primeira, depois de pegar a primeira plataforma futuante,
chegue perto do dispositivo flutuante do lado esquerdo e o ative, agora
volte à plataforma flutuante e vai chegar em uma plataforma com duas
Traseures Spheres. O segundo segreo é na segunda plataforma, de novo,
ative o dispositivo do lado esquerdo daí, você irá lutar contra um
Lucidon e um Flanitor, tente um Preempetive Strike se possível e os mate
mais rápido, agora é só pegar os tesouros. Depois da cena conta um
pouco de sua vida à Hope, use o elevador e irá aparecer uma CG
espetacular, com destaque para a piscadinha de Snow para Light. Com
Shiva, concentre os ataques apenas no inimigo Orion, os soldados vão
morrer de qualquer jeito. O robô não vai morrer então fica a seu
critério; matá-lo na raça, ou evocar Shiva de novo. Depois da luta, use
todos os CP acumulados de Snow em Sentinel, Commando e só depois
Ravanger. Nessa parte é bom entrar em batalhas pois os itens deixados
são muito bons, mas tome cuidado com a tal moto que avisei antes o
ataque Gatiling Gun é morte certa. Siga até encontrar o sub-chefe
Ushumgal Subjugactor,

Chefe: Ushumgal Subjugactor

HP: 126.000HP

CP: 960

Ponto de Stagger: 150%

Nível de dificuldade: Fácil

Contra ele use o Paradigm Super Soldier (Synergist+Commando) e depois
mude para Slash & Burn (Commando+Ravanger) para aumentar o nível de
Chain e provocar Stagger. Tenha certeza de já ter Lancch para Snow
também.

Depois da luta, Fang (a mulher que bate em Snow no
começo do jogo) entra no grupo, ela vem com o comando Slow no Role
Saboteur e é até mais forte que Lightning, mas á essa altura nem tanto,
pela garota de cabelos rosados ser mais equilibrada em magia e ataque
físico do que ela. Agora tem a conversinha que Hope tanto espera, mas
por culpa do chefe, Hope e Snow são jogados prédio abaixo, que no qual,
Snow se machuca muito. Depois de mostrar o quanto amigável Light é com
Fang, siga e use o Save Point que fica aí para fazer alguns Upgrades e
se quiser, lute contra os inimigos desta parte. Depois das cenas, hora
de acabar de vez com Ushumgal; com Snow machucado você vai lutar apenas
com Hope, apenas fique apenas perdendo HP, até que as duas moças entrem
no time e te ajude. Como já pegou as manhas do jogo, sabe o que fazer.

Chefe: Ushumgal Subjugactor

HP: 378.000HP

CP: 960

Ponto de Stagger: 250%

Nível de dificuldade: Fácil

Siga para a casa de Hope. na casa, nada modesta por
sinal, ligue a TV gigante do guri e depois das cenas, o chefe do
capitulo.

Chefe: Havoc Skytank

HP: 441.000HP

CP: 1.800

Ponto de Stagger:

Nível de dificuldade: Difícil.

Solte libra e ataque os membros primeiro, cada um tem
cerca de 10 mil HP, e lembrando, só magias os alcançam. Comece na parte
dos mísseis e depois as das metralhadoras. Use preferencialmente magias
de eletricidade, como a Thundaga, que mencionei antes e siga em rumo ao
Stagger. Agora é descer a lenha e ter cuidado com o HP.



Capitulo 08 – Nautlilus

Capitulo sem muitas surpresas, apenas em questão de
história. Por causa dos capítulos em utilizar Sazh e Vanille, você vai
ter CP à vontade pra usar, destrave Haste para Sazh e Vanille, destrave
Dispel para Saboteur e Raise para Medic. Nesta primeira parte não haverá
lutas e tudo o que precisa fazer é só seguir ao ponto de destino.
Quando chegar a clássica fazenda de Chocobos, o filhote de Sazh vai
ficar agitado e acabar se perdendo. Sua tarefa é encontrá-lo:

1º:no grupo de ovelhas.

2º:na lojinha de pelúcias.

3º:na fonte.

4º:no grupo de Chocobos adultos.

Pegue o Star Pendent na Treasure Sphere daí e siga até
Sazh e Vanille ficarem encurralados. Agora as batalhas vão começar.
Entre nas batalhas e faça o uso de Haste para ver a diferença que ele
faz e siga até encontrar o sub-chefe.

Chefe: Midlight Reaper.

HP: 100.800HP

CP: 1.500

Ponto de Stagger:

Nível de dificuldade: Fácil

Use o Paradigm Tide Turner e imediatamente use Libra no chefe e
enquanto Vanille usa Debuffs, principalmente Imperil (reduzindo a
resistência contra ataques elementais), fique usando Buffs. Agora é
ficar alternado entre os Paradgms Dual Casting e Slash & Burn para
derrotar o chefe.

Depois da luta,Dajh aparece no parque provocando o desespero de Sazh,
que vê o filho se transformar em um cristal. Jihl (a tenente que leva o
garoto até lá) revela que a habilidade de Dajh era sentir “poderes” de
origem de Pulse, então ele saberia onde estaria seu pai; e ainda conta
que foi tudo culpa de Vanille pelo garoto ter se tornado um L’Cie.
Depois de Vanille sair correndo chorando, siga para a batalha final do
capitulo. Lá Vanille é atormentada com visões de Sazh, que quando chega,
mostra que pode não ser aquele cara tão amigável assim e acaba se
descontrolando e mostrando sua Summon.

Brynhildr

Batalha contra a Eidolon de Sazh. Equipe acessórios que
protejam contra fogo e use um Fortisol e um Aegisol. Use o Paradigm
Divide & Conqueror (Commando+Saboteur) ou Undermine
(Ravanger+Saboteur). Quando o Hp apertar, use War & Peace e depois
Dual Casting para aumentar o Chain. A luta deve demorar cerca de dois
minutos e ao terminar, Brynhildré suae ganha mais um espaço de ATB.

Obs: Quando chegar à torre do relógio existe um grupo de Zwerg
Metradoids perto de uma Treasure Sphere. Lutando com eles eles vão te
dar 640CP. Para fazê-los voltar volte ao Save Point no começo e volte
para repetir o processo.



Capitulo 09 – A Palamecia.

Nome nostálgico para os veteranos da série. Bem,
momento crucial do jogo: evolua o máximo que puder senão não agüentar o
chefe do capitulo. Siga até chegar na parte externa da AirShip e
prepare-se para ficar um bom tempo aí evoluindo e de quebra, fazendo um
bom dinheiro. Salve no começo e vá seguindo derrotando todos os
inimigos; suba até perto da porta, limpou tudo? volte, salve, saia do
jogo e volte e repita o processo até enjoar, ou até destravar todos (ou
quase) todos os nódulos dos Roles dos personagens. Em relação ao
Crystarium, aprenda as magias:


Lightning:Aero e Watera em Ravanger e depois Raise e Renew em Medic.

Hope: Veil e Boom (Synergist), Blizzara (Ravenger) e só então invista em Medic.

Fang:Destrave Steelguard (Sentinel) e Dispel (Saboteur); então destrave
as três habilidades disponíveis no Role Commando e depois invista em
Curse e Cursega (Saboteur).


Lá em cima as batalhas serão ferrenhas, e se tiver evoluído como
expliquei, vai poder deixá-las de lado. Com Sazh, destrave Boon
(Synergist), Scourge e Jeopardize (Commando) e aumente o nível do Role.
Com Vanille, pegue Renew e Raise. Siga com os dois grupos até encontrar
um Sub-chefe.

Chefe: Kalavinka Striker.

HP: 100.000HP / 122.400HP

CP: 1.280 (cada luta)

Ponto de Stagger: 300%

Nível de dificuldade: Fácil.

Use Hope para Buffar, Light para mandar magias e Fang
para Debuffs, depois mande Hope e Light mandando magias com Fang batendo
para colocar o Stagger em ação e mude para Agression
(Commando+Commando+Ravanger), use sempre esta estratégia, para todos os
inimigos fortes que encontrar, e lembre-se, se fortaleça para depois
lutar, falo por experiência própria. Use as estratégias na segunda luta
também e não é tão difícil assim. Agora o grupo esta completo, mas ainda
não dá para trocar de líder, infelizmente. Bem, troque Hope por Sazh se
preferir sempre ter Haste ao invés de Protect. Depois da CG, na sala
gigante, acione as escadas para ir descendo e pegando todos os itens,
recomendo entrar nas lutas também. Lá embaixo salve e use um Aegisol e
um Fortisol, pois hora de enfrentar o grande antagonista deste capitulo
de Final Fantasy.



Chefe: Barthandelus.

HP: 462.000

CP: 6.000

Ponto de Stagger: -.

Nível de dificuldade: Hardcore.

Barthandelus, Galenth Dysley, ou digo o Papa?! É um
inimigo digno de Final Fantasy, a luta é semelhante à aquela de Anima e
Havoc Skytank, voce tem que destruir os membros para poder atingilo com
mais eficiência. Cada “braço” possui uma fraqueza, então solte libra (ou
Librascope) e siga a estratégia que citei um pouco atrás, já que vai
usá-la muito daqui pra frente. O grande segredo é partir pra ofensiva e
se demorar muito ele vai mandar Doom no grupo e vai ser ferrar mesmo! É
bom ter alguém mandando Slow e Deprotect pra baixar a moral do chefe e
deixá-lo fraquinho e alguém pra ficar Buffando depois que os Shorouds
acabarem. Tenha muito cuidadeo com o ataque Destrudo, e emboré demore
uma eternidade pra carregar (pra quem te vê jogando, óbvio) é um pé no
saco, e vai deixar todo mundo com HP crítico. O negócio é esse, Buffar,
Debuffar, coloca-lo em Stagger partir pra porrada e se o HP apertar,
usar os Medic e as Potions.

Depois da luta você chegou ao meio do jogo.









Hora de escolher o grupo até o final do jogo. Na minha opinião os
melhores neste quesito são Ligthning, Hope e Fang por serem uma equipe
agressiva e com Hope como Synergist usando Protect, as chances de morrer
são quase nulas – a não ser que invente de lutar contra algum inimigo
bem mais forte. Entenda minha escolha por quê:


Lightning: não por ela ser a personagem principal, óbvio, mas sim por
ser a personagem mais equilibrada do grupo. Por ser uma das melhores em
ataque físico e a melhor no uso de magias negras, é praticamente
obrigatório usá-la no grupo. A este ponto, mesmo não sendo tão forte
quanto Fang, se tiver evoluído a Gladius, a diferença entre as duas é
muito pouca, e por exemplo, se ela estiver usando magias com o inimigo
em Stagger, e Fang estiver no grupo, vai suprir a força bruta de Light.

Fang:embora com este corpinho de modelo, Fang é a personagem com mais
força do grupo. A este ponto é um pouco mais fraca que Light, mas pelo
fato do Crystarium não estar tão evoluído, e por saber usar Debuffs,
ajuda muito e sem falar que pode servir de saco de pancadas para ajudar
que estiver buffando ou recuperando HP. Ela ao lado de Light faz Cloud e
Sephiroth pensarem muito bem antes de arranjarem briga com elas, sem
dúvida.

Hope: só por ser o melhor curandeiro e um excelente equilíbrio entre
Ravanger e Synergist já é motivo para colocá-lo no grupo. O problema é
por só poder usar Haste tardamente, mas que é suprido pelo Protect, mas
isso vai da sua decisão.


Outra coisa que se deve investir é nas armas. Embora neste momento
ainda não dê para fazer um truque excelente de maximização de
experiência, já dá pra colocar alguma arma em sua segunda versão, ou
quase, nessa parte do jogo. Os acessórios também ajudam muito,
principalmente aqueles que aumentam o valor de Magia e Força; que no
caso prefira equipar os de magia em Light e Hope e os de força em Fang.



Capitulo 10 – A quinta Arca

Converse com todos os membros do grupo e vá seguindo
até entrar na primeira luta. Agora todos podem usufruir de todos os seis
Roles, mas nem pense em fazer a loucura de ir destravando os novos,
continue nos nativos. Use os CP que tem para evoluir mais um pouco e
faça um pouco nos inimigos daí, principalmente nos Pulse Knight, os
Circutrons são fáceis de matar e dão como drop raro, Bomb Shel, que dão
250 de EXP.

Siga até lutar contra Cid Raines.

Chefe: Cid Raines

HP: 226.800

CP: 6.000

Ponto de Stagger: 300%

Nível de dificuldade: Mediana.

Depois de explicar o plano suicida de Dysley e contar
como o mundo foi construído, a origem dos humanos e do Fal Cie, Cid vai
se revelar também um L’Cie. Solte os Buffs (não há necessidade de
Shorouds) como sempre e tente aplicar Slow em Cid para fazê-lo para um
pouco e vá pra cima, mas pare um pouco quando ele mudar para a forma
defensiva, nesta hora aproveite para se curar ou talvez reaplicar Buffs,
ele começa a ficar mais apelão quando está com metade do HP e começa a
usar uma habilidade chamada Recovery Shift que tira todos os Debuffs
dele, os Buffs seus e ainda recupera sua energia. Cure, de preferência
com dois Medics e tente colocá-lo em Stagger e mandá-lo pro alto antes
que use o ataque de novo. É um pouco difícil, mas rapidamente vai
terminar a luta. Ao final você recebe o acessório Tetradic Crown ,
Crystarium expansion, e acesso à loja Moogleworks.

Agora siga até chegar onde tudo parece estar acabado e
Fang surtar do nada, fazendo seu Eidolon - nosso querido e fodão,
Bahamut aparecer.

Bahamut

Fazendo jus ao título de rei dos dragões, Bahamut é bem
chato. Tenha Vanille curando o tempo todo e fique provocando o grandão
com Sentinel e fazendo Lightning o atacando. Só ataque com Fang quando
estiver certeza de que não vai morrer, pois um deslize e Bahamut te
mata. Tem uma maneira bem doida de vencer, antes de iniciar a luta, dê
Retry e faça o Paradigm Perseverance (Saboteur+Medic+Medic) e fique
mandando magias até a barra de Gestalt encher para apertar [] / X, para
conquistar o Summon.

Depois da luta o grupo vai pegar um AirShip e vai pra
melhor parte do jogo, a grande, vasta e selvagem Gran Pulse.



Capitulo 11 – Vallis Media.

Depois das cenas de corte, lute contra o grandalhão Alexander, Eidolon de Hope.

Alexander

Deixe Fang como Sentinel para agüentar as pancadas de
Alex, enquanto Hope e Light o espancam, e quando precisar, os mesmo
recuperarem HP.

Iniciando compre o item Collector’s Catallog, pois vai
ser muito útil por aqui, principalmente para pegar o raríssimo
Trapezohedron, na loja Moogleworks, mesmo pelo salgado preço de 100 MIL
GIL!! É caro, mas compensa. Siga até chegar ao lugar mais amplo e que
você mais vai ficar andando em Final Fantasy XIII, Archlyte Steppe.

Está vendo uma estátua azul flutuante perto do Save Point? É aí que se
pega as Marks, e o que vai transformar este lugar vai ser seu
“parquinho de diversões, antes, e depois de terminar o jogo. Há uma
infinidade de coisas a se fazer aqui, Marks, caça ao tesouro e muitas
outras coisas, principalmente ficar absurdamente forte, como manda a lei
de FF.

Como dica, evolua bastante e faça o máximo de Marks que puder fazer,
sempre tirando Rank 5 estrelas, afim de conseguir um troféu/conquista
futuramente. Recomendo fazer umas 15 por aqui (dê uma olha na sessão que
citei antes para ajudar).



Mahabara

Siga ao ponto mais a noroeste para chegar a Mahabara. Lugarzinho bem
parecido com Orgir Yensa Sandsea de Final Fantasy XII - em partes é
claro. Aqui não fuja dos inimigos, eles dão bons níveis de CP, e se
tiver coragem vá enfrentar o poderoso Juggernaut, enfrente se estiver um
pouco forte e por teimosia, é uma boa maneira de ver se é bom ou não
neste jogo. Depois de sair da caverna hora de enfrentar Hecatoncheir,
Eidolon de Vanille.

Hecatoncheir

Ele faz seqüências furiosas e depois sossegar o facho.
Acostume com o ritmo e coloque Fang como Sentinel enquanto Vanille ataca
com magias ou cura. Quando ele parar ataque sem dó. O truque estúpido é
fuçar mandando Debuffs com as duas, pois isso aumenta o Gestalt mais
rápido e então é só conquistar o guerreiro grego dos mil
braços.Vencendo, todos os personagens têm os seus respectivos Summons.

Siga até chegar nas quedas d água de Sulyya Springs, nessa parte, os
inimigos são bem fortes e não dão tanta CP assim mas vá ao Save point e
venda todos os Incentive Chips e Credit Chips, e se precisar, sacrifique
o Entite Ring por 60 mil Gil, seja como for, compre componentes que vão
aumentar o poder das armas. Compre também três Warrior’s Wristbands e
três Sorcerer’s Marks. Equipe duas Sorcerer’s Marks em Hope e dois
Warrior’s Wristbands em Fang, o restante dê para Lightning. Se não tiver
dinheiro para comprar estes itens, substitua por Brawler’s Wristbands e
Shaman’s Mark.



Torre de Taejin

Chegando à torre, suba pelo elevador e verifique a
estatua gigante. Voce vai precisar fazer algumas Marks aqui para lutar
contra o FalCie Dahaka no topo da torre. As missões daqui não são
difíceis, apenas confusas de encontrar (as últimas) mas não precisa de
detonado para se dar bem, pois são bem fáceis.

Derrotando os monstros, suba até o topo e enfrente o tal FalCie.

Chefe: Dahaka

HP: 2.314.800

CP: 33.000

Ponto de Stagger: 320%

Nível de dificuldade: Fácil.

Bem parecido com a Esper Adramalech, de FFXII. Não é
preciso usar Shoruds se estiver muito forte, apenas coloque Hope para
fazer isso pra você. Coloque dois Ravangers e um Commando para encher o
Stagger rápido e depois mude para dois Commandos e um Ravanger quando
ele estiver vulnerável. Se precisar, ou se quiser sacanear mesmo, mande
Slow, Deprotect e Deshell nele e vai ficar até com dó do grandalhão.
Finalizando, você pode ir para a terra natal de Fang e Vanille, a vila
de Oerba.

Obs. existe um elevador no topo da torre. Ative-o para poder fazer um
Mark futuramente. Existe um Collector Catalog no sétimo andar; tal item
aumenta a probabilidade de receber drops raros como disse antes.



A vila de Orba

Local infestado de Cie’ths. Existe algumas Marks aqui
pra fazer, que recomendo fazê-las agora. Quando chegar na praça central,
suba e você vai chegar na casinha de Vanille. Aí você vai conhecer o
brinquedinho favorito da menina, o robozinho Bhakti. O coitado está
estragado e Sazh resolve consertá-lo, mas é você que tem que encontra as
peças. O primeiro, Battery Pack, está na casa do lado. A segunda, Power
Cable, no carrinho perto da torre. O terceiro, Trochoid Gear, é deixado
com o Vampire, no lado de baixo, perto das raízes. O quatro, Aspheric
Lens, no depósito do lado direito, aí perto mesmo e o último, Metal
Plate, na ponte, depois do depósito. Agora volte para concertar o
robozinho e ele vai te dar 10 fracos de Decepsol, dois Ultracompact
Reator, uma Gold Nugget, cinco frascos de Perfume e três Platinum Ingot.
Venda os que têm a inscrição “Sold to a Premium” e você vai ter 462,500
gil! Só que não venda agora, mesmo com os dedos coçando!

Agora, siga e vá ao encontro do Bento XVI... Digo
Barthandelus. Na cena, Serah aparece, mas sendo uma ilusão de Dysley, o
que faz com que o primeiro palavrão da história de um FF sai da boca de
Snow. Lightning entra na discussão e acaba tendo o nome revelado...
Eclair.

Chefe: Barthandelus

HP: 3.307.500

CP: 100.000

Ponto de Stagger: 200%

Nível de dificuldade: Hardcore.

O HP dele é na casa dos milhões, ataca constantemente,
um deslize, Game Over, e o deixa com vontade de estraçalhar o controle
na parede, fique avisado; e como cereja no topo do bolo, Doom, se
demorar muito pra mata-lo. Bem, use um Fortisol e Aegisol antes da
batalha. Contra ele, deixe Fang usando os Debuffs e Light atacando
fisicamente e Hope nas magias, depois use o coloque ambos, Lightning e
Hope mandando magias e fang batendo com o Paradigm Relentless Assault,
quando Barthandelus estiver em Stagger, mude para Agression e desça a
lenha no FalCie. De geral, tenha algum Paradigm com Hope mandando Buffs e
Fang o contrário e quando a coisa ficar feia, mude para Combat Clinic
(Sentinel+Medic+Medic). É um batalha demorada com os nervos à flor da
pele! Se ele mandar Debuffs em você, não vai restar alternativa a não
ser usar a TP Dispelga, mesmo tendo que mandar os Buffs todos de novo.

No final da luta, fica a sua escolha, ir para Eden, ou voltar a
Archlyte Steppe para evoluir um pouco. Mas antes disso, pegue a Treasure
Sphere e siga para o penúltimo capitulo do jogo.



Capitulo 12 – Eden

Depois da espetacular cena de ação frenética que só a
Square sabe fazer, você já estará lutando contra um sub-chefe:

Anavatapta Warmech. Ele tem 280.500HP, mas com Odin, se fizer os
comandos certos vai mandar o chefe pro espaço e de quebra, 5 estrelas e
26.000CP. Siga pegando os itens, inclusive a GunBlade cujo nome é a do
saudoso Squall de Final Fantasy VIII. A cena dos primeiros trailers em
que Light luta contra um Behemoth é por aqui. Ande até encontrar Rosch
furioso e com um brinquedinho bem perigoso.

Chefe: The ProuClod

HP: 1.530.000HP

CP: 10.000

Ponto de Stagger: 150%

Nível de dificuldade: Mediana.

Gostando ou não, precisa de Sazh nessa luta, à não ser que Hope tenha
Haste. Repita a estratégia que mencionei nos capítulos anteriores e não
deixe o HP baixo. Você sabe o que fazer, mesmo porque, três Staggers
mandam Yaag correr.

Você evoluiu como falei não? Então pode fugir dos
monstros, se não, vá à luta peregrino. Se precisar, use alguns Decepsol
que Bhakti te deu. Os inimigos mais franguinhos aqui são aspirantes a
Behemoths, e mesmo os soldados dão dor de cabeça. No final do parque
Siren, existe um Tyrant (792.000) lutando contra um Vernal Harvester
(924.000) tampando um portão, o jeito é aproveitar da situação e acabar
com os dois e ao menos ganhar míseros 6890CP. Siga por Leviathan Plaza
até EdenHall para ter a derradeira luta contra Yaag e seu ProudCold.

Chefe: The ProudClod (2nd Encouter)

HP: 3.570.000HP

CP: 100.000

Ponto de Stagger: 150%

Nível de Dificuldade: Difícil.

Agora Yaag se torna chato. Solte um Fort e um Aegisol
antes da luta. No começo ataque até colocar PoudClod em Stagger, então
ele vai ficar voando, e agora vem o segredo da coisa.quando estiver no
chão evite atacar e fique mais é aplicando Buffs; não adianta atacar e
provocar Chain pois quando estiver no alto, a barra vai esvaziar, então o
Stagger vai pro brejo. De resto é ficar atacando, Buffs e recuperando
HP, mesmo porque, à esse momento, você já pegou as manhas do jogo.

Obs:


No Siren Park existe muitos inimigos que dão muito CP, então invista em lutas aqui.

Snow, Sazh e Vanille devem estar com 999,999CP por aqui, então evolua o
Crystarium dos três, pois senão vai acabar é perdendo CP para o trio. E
lembrando, invista nos Roles nativos, só evolua os outros quando os
demais estiverem quase no máximo.

Quando chegar à lugar com duas Treasure Spheres num Hall de vidro, você
pode pegar apenas uma esfera, pois o Adamachelid vai entrar aí e
quebrar o vidro. A da esquerda tem seis Particule Acelerators enquanto o
da direita possui uma Plush Chocobo, que vale 35.000 gil. Recomendo o
acelerador de partículas.




Capitulo 13 – Orphan’s Cradle

Embora você deva passar muito tempo aqui, vamos nos
concentrar apenas nos chefes. Os inimigos daqui dão relativos pontos de
CP, mas que realmente não valem a pena por serem fortes de mais. Se
precisar use os Deceptisol para fugir das lutas. Existe dois caminhos
aqui, para Pulse e de volta à Eden. Bem vamos aos chefes.

>> Chefe: Jabberwocky & Bandersnatch:

HP: 678.00HP (Jabberwocky) / 254.250HP (Bandersnatch)

CP: 16.000 (Cada)

Ponto de Stagger: 200% (B) / 150% (J)

Nível de dificuldade: Fácil.

Bandersnacth é imune a ataques físicos e Jabberwocky a magias. Ataque primeiro o Bander e depois Jabber.

>> Chefe: Wladislaus

HP: 734.500HP

CP: 33.000

Ponto de Stagger:- -

Nível de Dificuldade: Mediana.

Tome cuidado, pois dois ou três ataques podem matar
algum personagem. Solte Deprotect e mande Hope Buffar Bravery e Faith
para ajudar. De resto, é não deixar ninguém morrer.

>> Chefe: Tiamat Eliminator

HP: 3.875.000HP

CP: 48.000CP

Ponto de Stagger: 200%

Nível de Dificuldade: Mediana.

Batalha de Status. Ele vai tentar tirar seus Buffs,
então recoloque e dê o troco nele, tacando porcarias. Sua defesa não é
alta, porém bate muito forte. Com alguns Staggers você o mata.

Depois de tantas batalhas, voce pode finalmente ir para
a batalha final, mas tem uma dica aqui. Jabberwocky, Bandersnatch e
Wladislaus voltam para o cenário como inimigos normais e dão 32.000CP
por confronto. Se quiser evouir pra luta final, agora é à hora. Siga
pelo cenário mais bonito do jogo (o dos Wallpapers em que Light aparece
sentada) e ao final, o chefe, digo, chefes finais do jogo.

Chefe: Barthandelus

HP: 5.227.500HP

CP: 0

Ponto de Stagger: 250%

Nível de dificuldade: Mediana.

É basicamente a mesma em Oerba, só que tem um um ataque
que tira 80% do seu HP. Duas prioridades: Deprotect e Deshel, e se
possível Imperil. Cause Stagger antes do tal ataque e tire o máximo de
HP que conseguir. Tenha o Paradigm Tri Disaster (Três Ravangers) para
causar Stagger rápido depois. De todo o jeito, se tiver se dado bem na
batalha de Oerba não achar essa luta tão puxada assim. Depois de acabar a
luta, voce vai lutar contra a bateria de Cocoon.

Chefe: Orphan

HP: 6.780.000HP

CP: 0

Ponto de Stagger: 400%%

Nível de dificuldade: Hardcore.

Enfim a batalha mais ferrenha do jogo. Só pra começar,
tenha três Cherub’s Crow (ou alguma evolução dele) em todos os membros
do grupo, ou então vai ter aquela amarga lembrança de Yunalesca em Final
Fantasy X - quem jogou vai saber. Bem, o principal é ter o Paradigm
Combat Clinic (Sentinel+Medic+Medic) para quando a situação ficar
critica, puder se recuperar. Tenha Hope mandando Buffs. O maior problema
é que mesmo com Hope mandando os Buffs, eles são praticamente anulados e
ainda de quebra ainda ganha alguns Debuffs, e oito de uma vez só,
solução? Ou você usa Renew e vai tirando os status com algum Medic ou
manda a TP Dispel, mas vai ter que mandar os Buffs em todo mundo de
novo. Mas antes de qualquer coisa, use os Antidote para tirar o Status
Poison, que realmente é um dos mais chatos. Se o chefe soltar um ataque
que tira 90% do HP com o personagem com Poison, é morte certa. E o mais
chato e o motivo de eu citar a Yunalesca, é o ataque que MATA
instantaneamente qualquer personagem, se pegar na Light é morte certa!
Por isso use o Cherub’s Crow. Tenha sempre alguém curando, ou Light ou
Hope, e quando ver alguma brecha, ataque sem dó, se passar da parte de
morte instantânea, significa que daqui a pouco tempo vai terminar a
luta. Terminando enfim, o último chefe.

Depois de cenas de tornura contra Fang e Vanille, hora de dar o troco!

Chefe: Orphan

HP: 3.390.000HP

CP: 0.

Ponto de Stagger: 500%

Nível de Dificuldades:Fácil.

Enfim, o chefe final é facílimo, mesmo com o HP de três milhões.
Reparou no tamanho da barra de Stagger? Lembra do ditado de quanto maior
o tombo, maior a queda e tal... então, mesmo ele mandando Doom no
líder, mande Hope mandar os Buffs no grupo e vá ao abraço do Stagger.
Como é de 500%, então vai demorar para acabar, então troque o Paradigm
para Agrssion e mandando ele pro alto é só ficar batendo, repita o
Stagger mais duas vezes e se terminar a luta rápido, com 5 estrelas
ainda ganha um troféu. Agora é só curtir o curto final do jogo.

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