Capítulo VI
E aqui vamos nós, com talvez a pior
dupla do jogo: Sazh e Vanille. A única vantagem, se é que pode ser
considerada assim, é que Sazh agora tem a role Commando (que na verdade,
só vai ser útil quando ele usar Blitz, acertando vários inimigos ao
mesmo tempo). Lembre-se que todos recebem CP, independentemente de ter
lutado ou não, então verifique o Crystarium deles e gaste a vontade,
você provavelmente tenha quase 6000 pontos para gastar. Recomendo que
melhore o COM e RAV de imediato do Sazh, e da Vanille o RAV e MED (para
aprender a habilidade Cura, que é muito útil).
Sem andar muito,
você conseguirá 2 armas, as Procyons (do Sazh, que embora diminua os
atributos de força e mágica, tem uma habilidade passiva de fazer com que
os monstros em Stagger Mode não se recuperem tão rapidamente como de
costume) e a Beladonna Wand (da Vanille, que diminui um pouco os
atributos também, mas que é compensada por sua habilidade passiva que
aumenta as chance de dar um Debuff sucedido).
Aparecerá uma
mensagem sobre os monstros Scalebeast, dizendo para evitá-los. Siga esse
conselho, evite mesmo, porque o tempo que você vai gastar para matá-lo
com essa dupla é tempo perdido. Exceto uma luta, para pegar uma cápsula,
daí você pode usar libra e saber porque ele é tão chato de matar, além
dos 37125 HP. Mas se mesmo assim deseja lutar, tente já iniciar com
Preemptive Strike, e com o paradigma inicial Tide & Turner
(SAB/SYN), para aumentar seus ataques, e diminuir a resistência do
inimigo, que é seu ponto forte. Quando estiver em Stagger Mode,
aproveite o máximo para tirar HP dele, e quando ele regenerar sua
carapaça, tenha paciência para encher a chain gauge, que demorará e
muito.
Durante o percurso, chegará uma hora em que você poderá
mudar o tempo, que consequentemente muda os monstros do ambiente. Siga
mudando o tempo para avançar, porque monstros fortes podem aparecer em
determinada parte (por exemplo: tempo ensolarado você encontrará um
Wyvern, que é muito forte, e você não tem buffs de defesa para ajudar;
por outro lado, em tempo chuvoso você pode encontrar o Scalebeast, o
monstro citado anteriormente nesse capítulo). Durante esse percurso
provavelmente tenha 2 ou 3 cápsulas para pegar apenas.
E no
final, uma surpresinha: Entil (70200 HP) e Enki (75600). Antes de
iniciar essa luta, recomendo que tenha aprendido as habilidades do Sazh
de SYN, pois nessa luta elas são necessárias. Comece com SAB/SYN, você
estará controlando a Vanille, então use Deshell e Deprotect em um dos 2,
o qual você deseja matar primeiro, e Sazh usará uma de suas habilidades
de SYN para dar uma força extra. Entil é fraco contra Water e Enki
contra Thunder. Sazh usará Enthunder se você decidir matar Enki
primeiro, que nada mais é que em qualquer hit que você der, tanto de
COM, RAV ou SAB, os efeitos serão de Thunder. Os ataques deles são
poderosos, então sempre mude para um paradigma de cura quando possível. O
bom é que os 2 enquanto estiverem em Stagger Mode, demoram a voltar ao
normal, e levam danos altíssimos (se Sazh estiver equipado com as
Procyons, o tempo em stagger mode dos monstros vai ficar ainda maior).
Termina o capítulo com a derrota deles e com o Crystarium expandido.
Capítulo VII
Chegando
em Pampolum, casa do Hope, você controlará ele e Lightning. As lutas
contra os PSICOM soldiers não será problema, e você poderá melhorar os
personagens no Crystarium com as CP adquiridas com Sazh e Vanille no
outro capítulo. Tem 2 ou 3 cápsulas para se pegar antes de entrar numa
“caverna”. Entrando lá, os inimigos não serão muito fortes, o Flanitor
dá golpes físicos pesados, mas é caracterizado pelo poder Rescue, que
cura o aliado. Se você conseguir deixá-lo em stagger mode não será
problema, nem precisará curar a dupla. Já um outro é mais forte, o
Lucidon (10080 HP), possui golpes muito fortes, tanto físicos quando
mágicos, então o melhor a se fazer é buffar com Protect e Shell, para
diminui o dano. A jogada é fazê-lo entrar em Stagger Mode e acabar com
ele, é o único jeito, já que com a carapaça ele praticamente não recebe
dano. Pegará mais umas 3 cápsulas, dentro de uma delas terá o Warding
Talisman que talvez seja útil para você.
Quando se encontrar com
Snow, haverá uma luta junto a Shiva, que será muito fácil. Depois da
luta, serão formadas 2 duplas, a do momento é Snow e Hope. Se abrir o
Crystarium agora, verá que Snow tem ponto de sobra: upe ao máximo os
roles Commando e Sentinel, e o que sobrar joga no Ravager. As lutas que
enfrentará com essa luta são fáceis, o problema é que são numerosos os
inimigos em cada luta, então será necessário você começar a usar o role
Sentinel do Snow, para que ele chame a atenção dos inimigos para si,
enquanto Hope cura, buffa, ou ataca os inimigos. Fica explícito nesse
caso que o Sentinel é importante para proteger a party em momentos de
dificuldade (Hope – HP muito baixo por si só), então sugiro alguns
paradigmas possíveis nesse caso com o Sentinel: combine SEN/MED,
SEN/SYN, SEN/RAV COM/RAV, RAV/RAV e COM/MED. São os melhores nessa
parte do jogo.
O inimigo mais forte até aí será o PSICOM Warlord
(22680 HP), que possui ataques pesados e rápidos. Só que ele nunca
estará sozinho, então mate os outros primeiro e deixe-o por último, e de
preferência com buffs Protect e Shell, caso contrário estará pedindo
para morrer. Jogada de sempre: stagger mode, arrebenta o adversário!
Já
com a outra dupla, Fang e Light, você poderá melhorar no Crystarium um
pouco mais as habilidades (recomendo upar COM e SAB da Fang primeiro).
Ela possui 3 roles, COM/SEN/SAB, e sua força física é muito alta, já que
não tem roles mágicos como RAV e MED. Pode criar paradigmas com roles
COM/COM, COM/RAV, COM/MED, SEN/MED, SEN/COM ou SEN/RAV, você que
escolhe. Nenhum inimigo em especial, são todos fracos para essa dupla.
Dá para pegar o equip Shaman’s Mark em alguma cápsula.
Voltando à
primeira dupla, você poderá pegar mais itens, melhorar skills no
Crystarium (sugiro você aprender algumas novas habilidades do Hope de
SYN), e aparecerão mais 2 inimigos um pouco mais fortes: Falco
Velocycle, um tipo de moto, que tem 14700HP, um life baixo até, mas com
uma resistência muito alta. Seus golpes são fortes, em especial um que
pode te matar direto. Para lutar contra ele, buffs de defesa e,
principalmente, fazer Snow provocar a moto para chamar o golpe para ele,
porque se Hope receber o golpe ele cairá, e você ficará em apuros, ou
apelar pra Phoenix Down, mas tente evitar usar quando não for boss. Um
outro inimigo que vai aparecer sempre também é o PSICOM Aerial Sniper
(7350 HP), que é rápido apenas, mas é melhor buffar com Protect pelo
menos para garantir não perder tempo pra curar.
A essa altura,
você terá adquirido 2 armas, Paladin (Snow, que tem skill passiva de
Sentinel, mas diminui força) e Vidofnir (Hope, fica a seu critério
equipar ou não).
E agora enfrentará um outro boss, que é fácil, só precisa acertar a hora de mudar de paradigmas!
Boss: Ushumgal Subjugator (126000 HP)
HP
alto como pode ver, ataque preferido é de magia (fire) mas pode dar
ataques físicos também. Para resolver isso, 3 coisas: as 2 que você já
viu, Protect e Shell, a 3ª depende de sua evolução com o Hope na role
SYN, se ele aprendeu BARFIRE, os danos mágicos de fogo
serão quase nulos, ou seja, 3 buffs, 2 personagens, então 6 buffs,
espere a dupla ter todos os status.
Enquanto o Hope buffa, use Snow
para provocar o inimigo na role Sentinel, e receber os danos
minimizados. Depois restabeleça os HPs da party, e parte para o ataque.
Não há segrego! Em dado momento da luta o boss usará Overdrive, que é
meio que tudo ou nada para ele: ele vai se beneficiar com Bravery, caso
ele ataque Hope com um ataque físico, ele vai ficar com um life em nível
crítico, mas ele faz auto-debuff, invocando Deprotect e Deshell nele
mesmo, o que aumentará os danos causados nele: é nesse momento que você
ganha de vez ou perde, depende de como você vai lutar.
Controlando
a Fang e Light, você pegará a Gae Bolg (arma da Fang) e Axis Blade
(arma da Light), e enfrentarão inimigos fáceis, a não ser um tal de
Lodestar Behemoth (37800 HP) que é bem chatinho de matar, e o CP que ele
dá não compensa a luta, se puder evitar. Caso queira a luta, a única
coisa que você poderá usar nele como SAB é Slow, mas seus ataques ainda
continuarão devastadores. Ele pode mudar de forma, ficando de pé, que
aumenta ainda mais seu ataque. Geralmente lutas contra Behemoths você
não chega a deixá-lo em Stagger Mode, ou ele te mata antes ou morre.
Voltando
à outra dupla, você enfrentará Ushumgal Subjugator de novo, agora com
378000 HP, só que agora apenas com o Hope. Vá usando Auto-Battle e
curando quando perder life até Fang e Light chegar. Quando os 3 tiverem
em campo, Protect e Shell, Slow no boss, e a Light curando enquanto os
outros 2 fazem isso, se já tiver um paradigma assim (acho que é Evened
Odds). O Boss será fácil contra esses 3, não terá problemas. Depois da
luta, utilize toda a CP nos membros da equipe.
Na casa de Hope
terá uns carinhas chatos de se matar, mas fáceis. Eu devo lhe informar
que essa é a primeira parte que dá pra gerar “Gil” no jogo. Cada monstro
desse dropa Credit Chip e Incentive Chip, não sempre, às vezes. Se você
tiver saco para ficar lutando, aproveite, cada item que falei dá
respectivamente 500 e 2500 Gil.
Agora virá um boss dá pesada,
literalmente. Ajuste seus paradigmas, eu aconselho deixar um Diversity
(com Light RAV e Hope MED), Relentless Assault, Evened Odds (pra começar
a partida), Agression, e outros 2 de sua vontade. Ele é “dividido” em 5
partes:
- Havoc Skytank (441000 HP, é a parte central do boss, deixe por último);
- Portside Turret e Startboard Turret (cada parte 10710 HP, comece atacando um deles, e depois destrua a outra parte);
- Portside Hull e Startside Hull (cada parte 12600 HP, escolha um deles, e depois ataque a outra).
A
jogada é você ter Protect e Shell do inicio ao fim, e ao invés de usar
Libra, que revela informações de um só inimigo, use o item Librascope
que revela informações dos inimigos ao redor também, com isso você terá
pelo menos informação de 3 das 5 partes, o que já ajuda.
Os Commandos
só usaram Ruin, então não é uma boa usar Agression para lutar, só no
final. O Paradigma que você mais utilizará será Diversity, porque
enquanto os 5 atacam, o Hope vai curando e as mulheres da party vão
atacando as partes. Quando derrotar 4 das 5 partes, você não precisará
utilizar muito o Diversity, só em casos extremos. O Havoc Skytank
provavelmente terá perdido mais da metade do life derrotando as outras
partes, então encher sua chain gauge não será problema, e quando ele
estiver em Stagger Mode, use Agression, que Ruin acaba tirando mais do
que magias elementares. Seu Crystarium será expandido!