New Game: começa um jogo novo
Load Game: carrega um jogo salvo
More – Evil Mode: para jogar com Orcs, Trolls e até o Balrog
Options: para ajustar som, subtítulo, radar e níveis
Credits: créditos do jogo
Main Menu: volta para a Tela inicial
Comandos (em jogo)
- Alavanca analógica esquerda: comanda o personagem
- Alavanca analógica direita: comanda a câmera
- Cima: aproxima a câmera
- Baixo: afasta a câmera
- Start ou Triângulo: acessa o Menu do jogo
- Quadrado: aproxima ou afasta o mapa do radar
- X: abre caixas e inicia diálogos
- R1: muda de personagem
Comandos (em batalha)
Existem quatro maneiras de entrar em combate. Na primeira, conforme você
vai andando, no canto superior esquerdo, um Palantír vai tomando forma
gradativamente e, quando ele se completa, é treta na certa, não tem como
escapar. Por isso, garanta que seus personagens estejam bem. A segunda é
parecida com a primeira, só que no lugar do Palantír é o Olho de Sauron
que toma forma. Mas nesta outra, se você quiser, pode sair correndo e
fugir da briga. Entretanto, isso não é aconselhável, afinal quanto mais
se briga, melhor ficam os personagens. A terceira é chegando perto das
caixas, já que algumas são guardadas por inimigos. E a última é chegando
ao lado dos inimigos. Mas este modo de entrar em combate só aparece
mais para frente.
X: seleciona o golpe, item ou magia e o inimigo (os) a ser atingido
Círculo: cancela a escolha
Quadrado: visualiza o que cada personagem tem
Canto inferior esquerdo: golpes e magias que cada personagem tem
Canto inferior direito: Health Points (HP) e Action Points (AP) de cada personagem
Lado direito da tela: ordem dos turnos
Em cima da tela: aparece o nome do inimigo selecionado e sua HP
Elfstones
“Que raios de pedras élficas são essas?”, pergunta-me o vidrado jogador.
É simples. Durante o jogo, você acha algumas Elfstones. Essas pedrinhas
melhoram alguns atributos, protegem contra certos golpes espirituais e
criam itens. Para criar esses itens, você deve equipar algum personagem
com essa maravilhosa pedra. Na hora das lutas, a opção Craft Item surge
no menu de seleção, então, entre e crie o item desejado. Para o processo
ir mais rápido, use bastante o Craft Item.
Menu do Jogo
Para rolar entre as opções, use R2 ou L2. Para mudar de personagem, use R1 ou L1.
Stats: são os status de cada personagem. Nome, nível, armadura, HP, AP,
classe e atributos são algumas coisas encontradas aqui. É aqui também
que se gasta os pontos ganhos em combates.
Equip: são os equipamentos de cada personagem. Toda vez que um
personagem ganhar um equipamento novo, vai aparecer “New Equipement”.
Então, entre nele e selecione o equipamento. Apertando Quadrado, você
pode ver as vantagens e desvantagens do equipamento.
Use Item: itens de cura e de batalha. Aqui você pode recuperar as HPs e APs dos personagens.
Skills: os golpes que usam APs. Para completar mais rápido a Skill
selecionada, use bastante os golpes que gastam AP. Não só golpes como
magia também. Quanto mais usar em combate, mais rápido o personagem
aprende outra Skill.
Quests: objetivos do jogo.
Scenes: são 109 cenas dos três filmes, inclusive cenas das versões
estendidas. Nessas cenas, Gandalf narra os acontecimentos na Terra-Média
e explica o porquê de tudo isso estar acontecendo.
Options: mesma coisa do foi citado.
Menu: aqui você pode acessar todas as opções acima.
Evil Mode
Se você sempre teve vontade de chutar a barba branca de Gandalf com o
Balrog, esta é sua chance. A partir de um certo momento, dentro de Moria
mais precisamente, você vai liberar o
Evil Mode. A mensagem de que um novo nível de Evil Mode foi liberado
aparece quando você salva o jogo. Quando isso acontecer, saia do jogo e
jogue o Evil Mode. Terminando a fase jogada você ganha armas,
equipamentos e itens importantes para o jogo. Toda vez que surgir um
Evil Mode, vou colocar aqui os itens que ele irá trazer de recompensa.
Travel Mode
Assim como o Evil Mode, o Travel vai aparecer pela primeira vez em
Moria. Toda vez que você zera uma fase, ele surge. O Travel serve para
você voltar nas fases já zeradas. Serve também para você ganhar mais
experiência, mas não é preciso fazer isso, pois o jogo é fácil.
Estratégia
Eregion
O jogo começa com Gandalf narrando a história do Um Anel. Cenas dos três
filmes da série intercalam-se e mostram o destino que o Um tomou. É bem
legal poder curtir essas cenas novamente. Elas fazem você se sentir
parte da história. São bem envolventes. Após essa introdução feita pela
bela voz de Sir Ian Mckellen, você conhece Berethor, um cavaleiro de
Gondor que foi designado para encontrar Boromir, filho de Denethor. Aqui
não há tempo pra muita coisa, você já está cara a cara com alguns
Nazgûls. É isso mesmo, meu surpreso leitor! O jogo mal começa e você já
tem que enfrentar essas criaturas. É meio óbvio que você terá um destino
cruel. Mas não desanime, escolha o ataque e mande ver. Depois, a
criatura mete-lhe a faca. E não é qualquer faca não, é uma forjada em
Mordor. Então já sabe, né? Babau Berethor! Mas eis que surge Idrial, uma
elfa muito bonita e simpática, para salvar o nosso herói. Ela
“desconjura” as criaturas e usa seus poderes élficos para curar
Berethor. Agora você está no comando. Ah! Algumas dicas surgem para
ajudar os jogadores mais desatentos.
Com Berethor, vá pegando os itens dentro das caixas, matando os inimigos
e seguindo o caminho. O importante é vasculhar cada canto do mapa, não
só nessa, como em todas as fases. São nos cantos que os melhores itens
estão guardados, por isso, se ver uma brecha no mapa, vá ate lá. Apesar
dos inimigos nessa parte serem fáceis, use os golpes que gastam APs.
Como já foi explicado, quanto mais usar, mais rapidamente seus
personagens aprendem novas Skills. Depois de cada luta, uma barra surge
para mostrar quanto de experiência cada personagem tem. Quando ela se
completa, você ganha pontos para gastar nos atributos dos personagens.
Após alguma caminhada, vocês chegam num posto élfico. Pegue todos os
itens das caixas de dentro e de fora do posto, equipe Berethor e Idrial e
siga o caminho. Sempre uma luz vermelha vai estar piscando no mapa – é
esse o caminho a ser seguido. Depois de sair do posto, você se depara
com alguns Orcs. Mate o Captain primeiro – é o bichão que está segurando
o estandarte da Mão Branca de Saruman – e não terá problemas. Depois de
ganhar, equipe seus personagens e siga seu caminho.
Você vai precisar matar três Warbands. São bandos de homens selvagens.
Coisa simples. Para achá-los, procure por caixas que estejam em
clareiras. Nessas clareiras, um círculo feito de pedra indica um
Warband. Mate todos e siga em frente. Vá usando o Orc Bane de Berethor e
golpes que gastem PA.
Tá sentindo um friozinho, né? É porque acabamos de chegar em Caradhras.
Siga até uma cena mostrar um rapaz supostamente morto. Este é o Dunedain
Elegost. Salve-o do Warg. Para matá-lo, use o Creature Bane de Elegost e
outros golpes fortes. Depois, faça o caminho da direita. Na caverna,
derrote mais um Warg. Pegue os itens nas caixas e volte. Agora pegue o
caminho da esquerda e vá sempre subindo no mapa, depois desça. Passe por
cima do rio e enfrente mais dois Wargs. Depois, siga pelo caminho da
direita.
Pode se acalmar, você está no acampamento da Sociedade. Foi aqui que os
hobbits Merry e Pippin aprenderam a manejar espadas e foi aqui que
Legolas avistou o bando de Cebrain. Particularmente este é um dos meus
cenários favoritos. Reparem na semelhança das rochas. Ah, destaque para o
Troll de pedra. Bom, salve o jogo, pegue itens, mate inimigos,
lembrando de sempre usar os golpes com custo de AP e siga.
Depois de matar alguns Orcs, você encontra a primeira Elfstone. Pegue-a e
siga. Os três fazem uma pausa para descanso em volta da fogueira.
Afinal, até mesmos os heróis da Terra-Média precisam de descanso. Nesta
cena, Elegost explica sobre Moria e alguma coisa sobre um anão. Depois
do blábláblá, siga o caminho. Mais à frente, vire para a esquerda e suba
uma escada em espiral que envolve uma árvore. Lá está a segunda
Elfstone. Mate os inimigos e pegue-a. Siga até chegar em outro posto
élfico. Pegue os itens e vá andando até chegar numa cachoeira. Lá está a
terceira Elfstone. Depois de matar alguns Orcs, você irá parar em um
tipo de pântano. Cuidado, você está nas proximidades de Moria.
Se seus personagens estiverem bastante feridos, salve o jogo. Se não
estiverem, pegue o caminho da direita. Entre nos barcos; caixas o
aguardam lá dentro. Tentou continuar subindo e não conseguiu, né? Você
precisa de um mapa. Volte e siga pelo caminho do Save Point. Pronto,
agora com o mapa em mãos, vá pelo caminho antes inacessível.
Lá você encontra Hadhod, o anão que mais parece o Gimli, que também
parece o Fili, e o Balin também. Não se assuste com o Troll. Ele é
fácil. Guarde o Perfect Mode para mais tarde. Ah, sim, uma barra no
canto inferior direito indica o Perfect Mode. Quando ela estiver cheia,
quer dizer que você pode usar. Mas não pense que o seu personagem vai
ficar todo fortão. É uma coisa bem mais legal. Bom, voltando ao Troll,
depois de matá-lo, Hadhod se junta ao grupo. Equipe os membros e
continue.
Tá reconhecendo o local? É o portão de Moria, meu amigo. Você está
chegando no Lago de Moria. Já sabe o que lhe espera aqui, né? Então,
salve o jogo e vá lutar contra o Watcher. Agora, o nome em português me
fugiu da mente. O trio para lutar com ele é Elegost, Idrial e Hadhod.
Como Berethor não tem golpes de longa distância, ele pode ajudar usando
as vantagens de Fellowship. Para começar, use um Perfect Mode. Depois,
mande ver nos golpes de longa distância. Apesar do tamanho, ele é fácil.
Já ganhou? Viu como é fácil? Depois dessa treta o bicho fica doidão e
espatifa a entrada de Moria. Só não sei por que raios os personagens
foram entrar ali. Bom, deixando essa brecha pra lá, você chega em Moria,
o antigo lar dos anões. E como diria Gandalf: “só existe um caminho,
dear Froudou. A longa escuridão de Moria”.
Western Moria
Quando salvar o jogo, você irá liberar as opções Travel e Evil Mode. Como prometido, eis o itens deste Evil Mode:
• Elfstone of Action
• Elfstone of Armor
• Elfstone of Health
Após passar pelo Evil Mode, equipe a turma com os itens. Siga até chegar
no lago interno. Achou que ele tinha morrido? Ledo engano. Você terá
que enfrentar mais uma vez o Watcher. É o mesmo esquema. Depois
atravesse o lago, subas as escadas e vá para a esquerda. Só tem um
caminho para seguir. Você precisa achar sete runas. É só seguir os
pontos em vermelho. Alguns inimigos como Goblins e Wargs aparecem no
meio do caminho.
No segundo Save Point, vá para a esquerda, depois volte e continue reto.
Siga pelo único caminho. Não tem como errar. Na grande escadaria, entre
em todos os lados dela. Lá você encontra bons itens, equipamentos e
inimigos.
Depois de passar pela escadaria, você terá três caminhos. Faça nesta ordem: esquerda, meio, direita.
Esquerda: mate os inimigos e pegue os itens. Você terá que voltar aqui mais tarde.
Meio: tem uma grande ponte de pedra, itens e inimigos. Existem três grandes salões.
Direita: a última runa está numa caixa à sua direita. Explore o local,
mate os infelizes dos Goblins e volte para o primeiro caminho. Chegando
lá, vá até a tumba.
Depois de equipar Hadhod, vá pelo caminho do meio. Encontre o livro.
Volte novamente para o salão da tumba e vá até a parede à esquerda da
tumba. Entrando pelo caminho, você está se aprofundando ainda mais em
Moria. Tá sentindo um cheiro de churrasco?
Talvez seja o Balrog.